A ventilação industrial é de suma importância na indústria têxtil na remoção e deslocamento de partículas que ficam suspensas no ar.
Emissão de particulados na Indústria Têxtil
Assim como a maioria dos processos produtivos na indústria, a indústria têxtil deve seguir procedimentos de segurança para manter a qualidade do ar interno. O maquinário na indústria têxtil, em sua maioria, é equipado com sistemas individuais exaustão, secagem do produto e aspiradores de pó que coletam resíduos para reaproveitamento ou queima em caldeiras.
Mesmo com a atuação dos equipamentos de coleta de particulados nas maquinas, parte desse material fica suspenso no ar e deve ser removido por um sistema de ventilação industrial.
Segundo o site da Revista norte americana Health, a indústria têxtil está entre as 10 profissões mais perigosas para o sistema respiratório humano.
Quando o tecido é rasgado, cortado ou até mesmo processado de alguma forma por maquinas e equipamentos, este solta no ambiente uma quantidade grande de particulados que ficam suspensos no ar.
Uma das doenças mais comuns que acometem os trabalhadores da indústria têxtil é a bissinose que é causada pela aspiração de partículas de algodão ou linho. Fabricas de tapeçaria, toalhas, meias e roupas de cama são locais onde potencialmente os trabalhadores estão expostos a doença se não usarem os equipamentos de proteção individual.
A conscientização dos trabalhadores para o uso constante de máscaras de proteção aliado ao sistema de ventilação industrial torna muito baixa incidência de doenças respiratórias na indústria têxtil.
A atuação dos sistemas de ventilação Industrial na indústria têxtil
Os sistemas de ventilação industrial para a indústria têxtil promovem o deslocamento do ar levando para fora do ambiente os particulados suspensos no ar. O sistema de ventilação industrial é capaz de deslocar até mesmo partículas que são invisíveis as olhos, mas que são capazes de causar danos a saúde humana.
A combinação de insufladores axiais com exaustores industriais garantem que o fluxo de ar dentro do ambiente da indústria têxtil seja contante contribuindo também para o conforto térmico caso no ambiente haja equipamentos que produzam calor.
Para a implantação do sistema de ventilação industrial é necessário um estudo sobre o ambiente e a medição em metros cúbicos da quantidade de ar a ser deslocada do ambiente.
Alguns fatores a serem considerados no projeto de ventilação industrial para a indústria têxtil:
- Área total do ambiente;
- Quantidade de pessoas que circulam no ambiente;
- Quantidade de maquinas no setor;
- Quais os tipos de maquinas e a sua atuação no setor;
- Quantas maquinas produzem calor e sua localização.