3 cuidados que sua empresa deve ter ao escolher uma solução para aumentar o conforto térmico industrial

Sumário

Proporcionar conforto térmico em galpões industriais é fundamental para manter a saúde da equipe e, consequentemente, a produtividade da empresa. Contudo, antes de escolher a solução que trará esse benefício para a organização, é preciso ter atenção em alguns pontos.

Veja neste artigo quais são os principais cuidados necessários e saiba como aumentar o conforto térmico na indústria de uma vez por todas.

cuidados para escolher a melhor solução em ventilação industrial e conforto térmico

O que é o conforto térmico industrial?

A sensação de bem-estar em relação à temperatura do ambiente em que a pessoa está é conhecida como conforto térmico. Além da temperatura do ar, fazem parte do conforto térmico o metabolismo de cada indivíduo, a temperatura da pele, a roupa utilizada pela pessoa, a umidade e a velocidade do ar, e a temperatura dos elementos do local.

Em outras palavras, as características de construção e de produção de cada empresa são variáveis e fundamentais na composição do nível de conforto térmico industrial. Dentre elas, o espaço do galpão, o tipo de cobertura, índice de absorção da radiação solar e a posição das paredes. Já quanto aos elementos da produção estão as máquinas que liberam calor, a presença de poeira e outras partículas no galpão, a baixa umidade do ar por conta dos processos da fábrica, etc.

Embora as variáveis relacionadas à cada pessoa não possam ser controladas pela indústria que busca otimizar o conforto térmico, as variáveis ambientais podem – e devem – ser melhor gerenciadas. A otimização do nível de conforto nesses locais começa com um bom projeto de ventilação.

Solicite um projeto de ventilação industrial adequado

Cada indústria tem uma necessidade específica de ventilação, de acordo com o segmento em que atua, sua localização, seus processos produtivos, entre outras características. Assim, antes de comprar os equipamentos por conta própria, como ventiladores e exaustores industriais, é preciso identificar a real demanda da fábrica.

Para isso, é preciso ter em mãos um projeto de ventilação customizado para a sua empresa, elaborado por especialistas com experiência no mercado. No projeto,  devem constar estudos do ambiente onde se visa otimizar o conforto térmico industrial, como o plano será colocado em prática e quais são os equipamentos ideais para a necessidade da indústria.

Atente-se à credibilidade da empresa de ventilação

Além de um bom projeto, é preciso contratar especialistas confiáveis para implantá-lo em sua indústria. Por isso, faça uma extensa pesquisa com fábricas do segmento em que você atua, ou mesmo da sua região, procurando indicações e opiniões de clientes e ex-clientes das empresas de ventilação listadas em sua busca.

O objetivo é encontrar uma empresa que tenha credibilidade e experiência em sistemas de ventilação industrial.

Instale equipamentos de qualidade para chegar ao conforto térmico industrial

Para que o projeto seja bem executado é preciso ter excelentes equipamentos de ventilação. Muitas vezes, é possível comprar os produtos e elaborar o projeto com a mesma empresa, o que garante maior eficiência para otimizar o conforto térmico na indústria.

Independentemente se sua empresa precisará de insufladores axiais, exaustores industriais, climatizadores evaporativos ou lanternim – saídas de ar natural, o importante é ter equipamentos de qualidade para garantir que o objetivo inicial da organização seja atingido.

Precisa melhorar o conforto térmico industrial em sua empresa? Solicite um orçamento com um especialista da Tecvent.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp