4 sinais de que você precisa de ajuda com soluções em ventilação industrial

Sumário

Dificilmente paramos para pensar na importância que o ar tem em nossas vidas, seja para nossa respiração, processos da natureza ou tecnológicos, a movimentação do ar é importantíssima em todos esses processos, inclusive para a boa funcionalidade de maquinários em fábricas e na saúde dos funcionários. 

Ter um sistema de ventilação industrial adequado às necessidades de sua indústria ou galpão é essencial para que o ambiente além de se tornar saudável e agradável, tenha uma temperatura apropriada para as máquinas instaladas.

Veja no artigo quais são os sinais que você deve observar para procurar o quanto antes uma solução em ventilação industrial.

Funcionários com baixa produtividade

Um dos sinais que se deve ficar atento é a produtividade de seus funcionários, já que trabalhar em um local com pouca ou nenhuma ventilação pode gerar bastante desconforto. Sem falar no calor que o maquinário produz enquanto estão em funcionamento. 

Com o equipamento de ventilação industrial correto, você pode evitar que seus funcionários sejam pouco produtivos, e colaborar para um ambiente de trabalho agradável. 

Confira nesse artigo quais são os tipos de sistema de ventilação e qual pode ser o melhor para o seu caso.

Maquinário superaquecendo

Outro ponto que deve ser lembrado é que como indústrias costumam funcionar em ambientes fechados e com pouca ventilação, não somente os funcionários sofrem, mas também o maquinário. Manter máquinas em um ambiente quente e abafado colabora muito para o superaquecimento, podendo causar sérios danos nos circuitos internos, ou até mesmo o risco de um acidente maior. Esse tipo de contratempo pode significa gastos com manutenção, ou até mesmo com um novo equipamento.

Isso pode ser evitado com a instalação de um bom sistema de ventilação industrial, que além de diminuir o risco de superaquecimento de seu maquinário, prolonga a vida útil do mesmo.

Funcionários doentes com frequência

Ambientes com pouca ou nenhuma circulação de ar cooperam para a proliferação de bactérias e concentração de pó. Além disso, algumas indústrias geram certas concentrações de gases tóxicos, venenosos e vapores em seus processos, tornando frequente o adoecimento de funcionários dessas indústrias.

A ventilação industrial é a principal solução para esse tipo de problema, pois evita a dispersão de contaminantes e dilui concentração de gases e vapores, contribuindo dessa maneira com a saúde de seus funcionários.

Atual sistema de ventilação ineficiente

Pode ser que sua indústria já tenha um sistema de ventilação industrial instalado, porém não esteja sendo o suficiente ou já esteja antiquado para o maquinário ou sistemas que estão instalados no local. Porém, antes de instalar um novo sistema, é preciso que a empresa verifique as condições das máquinas, equipamentos e o processo existente no local, para que a melhor solução em ventilação industrial seja aplicada.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp