A sua temperatura externa pode variar de acordo com o que você faz no seu dia a dia. Mas qual é a temperatura ideal?
Nesse artigo vamos analisar qual a temperatura externa ideal para o corpo humano, como medir a temperatura e a diferença entre hipertermia e hipotermia.
Primeiro vamos ver a temperatura externa ideal para os humanos.
Temperatura ideal
Alguns fatores podem interferir na variação da temperatura do corpo humano, como por exemplo alguns alimentos, horário do dia, atividade física e até mesmo o ciclo menstrual.
Mas mesmo com essas pequenas variações o corpo humano consegue manter a sua temperatura, independente da temperatura do ambiente, isso acontece graças ao centro nervoso regulador no hipotálamo.
Mas se essa variação for extrema isso pode desregular a temperatura do corpo e causar a elevação ou diminuição da temperatura.
A Associação Médica Americana fez uma pesquisa e percebeu que a temperatura do corpo humano pode variar entre 36,5°C a 37,2°C.
Quando a temperatura é acima de 37,8° C já é considerado febre ou hipertermia. Você pode sentir sintomas como: calafrios, transpiração e mal-estar. Se a temperatura chegar a 39°, pode causar confusão mental e delírio.
E se a temperatura chegar a 40°, pode provocar convulsões e nesses casos é necessário procurar um médico.
Como medir a temperatura?
Podemos medir a temperatura do corpo humano nas axilas, na boca, no reto. E usamos o termômetro.
Diferenças entre hipertermia e hipotermia
O corpo humano pode chegar a dois extremos, hipertermia e hipotermia. No caso da hipertermia, a temperatura aumenta, os vasos sanguíneos se dilatam fazendo o fluxo sanguíneo aumentar.
O calor é levado à superfície da pele, provocando suor, porque o corpo fica tentando equilibrar a temperatura.
Agora no caso da hipotermia, os vasos sanguíneos se contraem fazendo o fluxo de sangue da pele ficar bem reduzido, na tentativa de conservar o calor.
Quando a pessoa está com hipotermia, as funções do organismo ficam bem prejudicadas. Você pode sentir pés e mãos frios, dormência nos membros e pouca energia.
E o corpo naturalmente para gerar mais calor tem reação como arrepios e tremores, elevando assim a temperatura do corpo.
O nosso corpo não suporta uma grande variação de temperatura. Se o nosso corpo internamente atinge uma temperatura de 42°, as proteínas presentes no organismo começam a ferver, e o nosso corpo entra em choque total.
Mas, se a temperatura interna chegar a 20°, há risco de acontecer uma parada cardíaca. Em qualquer um desses casos, se começar a sentir um desses sintomas, é importante ir ao médico, senão pode levar à morte.
Mudanças na temperatura
As mudanças de temperatura podem se dar por alguma doença infecciosa, gripe, resfriado ou uso de antitérmico.
O uso de alguns medicamentos podem causar mudança na temperatura. Antibióticos, narcóticos e barbitúricos, antihistamínicos.
Outras coisas como ataque cardíaco, AVC, insolação ou queimaduras podem alterar a temperatura do nosso corpo.
O ideal, como podemos observar, é manter a temperatura do corpo entre 36° e 37° graus. E tomar todos os cuidados caso diminua ou aumente a temperatura.
E se você estiver com muito frio e tiver condições de ingerir bebidas ou comidas que podem aquecer o corpo, faria bem em fazer.
Dentro das indústrias, a preocupação com os colaboradores é dobrada. Contar com sistema de ventilação industrial que proporcione conforto térmico é fundamental e exigida por lei, por isso, procure sempre especialistas no assunto para tratar da qualidade do ar do ambiente.
O que achou do conteúdo? Algo te surpreendeu? Conte pra gente nos comentários.