A instalação incorreta de ventilação industrial pode provocar uma série de consequências negativas, comprometendo o desempenho e a eficiência dos sistemas, sejam eles operacionais ou problemas de saúde.
Neste artigo TECVENT®, exploraremos problemas comuns na instalação de equipamentos de ventilação, sinais de instalação incorreta, como identificar os problemas de ventilação e muito mais!
Identificando o problema na instalação dos equipamentos de ventilação industrial
Sinais de que a instalação da ventilação industrial está incorreta
Caso a sua empresa ou indústria apresente problemas na ventilação, existem alguns sinais reveladores que podem indicar uma instalação incorreta dos equipamentos de ventilação, e entre eles estão:
- ruídos excessivos provenientes do sistema de ventilação;
- fluxo de ar insuficiente ou desequilibrado nos ambientes;
- temperaturas irregulares, com áreas quentes ou frias;
- mau cheiro persistente.
Problemas comuns na instalação de equipamentos de ventilação
Os problemas mais comuns na instalação de equipamentos de ventilação industrial são: conexões incorretas ou mal encaixadas com os dutos; posicionamento inadequado dos componentes, obstruindo o fluxo de ar; falta de isolamento térmico adequado, resultando na perda de eficiência do equipamento e o dimensionamento incorreto dos equipamentos em relação às necessidades de ventilação do ambiente.
Qual a necessidade de identificar o problema na ventilação industrial antes de corrigi-lo?
Antes de realizar qualquer correção na instalação é necessário haver a identificação precisa do problema do equipamento, entre eles, um dos benefícios são o direcionamento eficiente, solução adequada, junto a prevenção de danos e recorrências
Como corrigir a instalação incorreta dos equipamentos de ventilação?
Revisão das especificações do equipamento
Antes de iniciar qualquer demanda no momento em que for corrigir o seu equipamento industrial, efetue uma revisão adequada no seu equipamento, revisando todos as especificações do equipamento, dimensão, potência, se está no espaço adequado e principalmente a última data de manutenção.
Avaliação das condições do local de instalação
Após a revisão do seu equipamento, faça uma avaliação precisa sobre o espaço que o equipamento está instalado, confira as possíveis obstruções, restrições que comprometam o desempenho do sistema de ventilação ou até mesmo o fluxo de ar.
Verificação da instalação elétrica e do sistema de controle
Após uma análise precisa sobre as questões de espaço e equipamento, recomendamos que analise o funcionamento da parte elétrica dos equipamentos de ventilação industrial e verifique se ele está devidamente configurado e funcionando conforme o esperado, assim como o sistema de controle.
Caso os problemas de ventilação industrial persistam após a avaliação e revisão das etapas listadas acima, é necessário a substituição do equipamento e para isso, recomendamos que escolha um profissional qualificado em ventilação industrial
5 benefícios da manutenção preventiva nos equipamentos industriais
1 – Aumento da vida útil dos equipamentos
A manutenção preventiva regular contribui para prolongar a vida útil dos equipamentos industriais, contudo, ao realizar inspeções, limpezas e ajustes periódicos, é possível identificar e corrigir pequenos problemas antes que se tornem danos mais graves, evitando o desgaste prematuro e a necessidade de substituição precoce dos equipamentos.
2 – Redução de custos com reparos e substituições
É possível evitar a ocorrência de falhas e danos graves nos equipamentos industriais, onde significa menos tempo de parada para reparos emergenciais e menos gastos com peças de reposição e substituição de equipamentos, sendo assim, a manutenção preventiva é um investimento que pode gerar economia a longo prazo.
3 – Aumento da segurança no ambiente de trabalho
A manutenção preventiva contribui para garantir a segurança dos trabalhadores no ambiente industrial, com inspeções regulares, é possível identificar e corrigir falhas que possam representar riscos, como vazamentos, problemas elétricos ou mau funcionamento de dispositivos de segurança, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e reduz o risco de acidentes para todos.
4 – Maior eficiência operacional
Com a realização de ajustes, limpezas e lubrificações regulares, é possível manter os equipamentos em pleno funcionamento, evitando perdas de desempenho e redução da produtividade, os equipamentos bem mantidos operam de forma mais eficiente, contribuindo para a qualidade e a produtividade das operações industriais.
5 – Planejamento e organização das atividades
Com base em um cronograma pré-estabelecido, é possível agendar as inspeções e os serviços de manutenção, evitando interrupções não programadas nas operações industriais, proporcionando uma gestão mais organizada dos recursos e das equipes de manutenção, resultando em um fluxo de trabalho mais fluido e menos impacto na produção.
Conheça os especialistas TECVENT® e evolua o seu sistema de ventilação industrial!
Continua com problemas na instalação do seu equipamento de ventilação industrial ou acredita que a sua indústria esteja passando pela instalação incorreta de ventilação?
Entre em contato com os especialistas TECVENT® e confira as condições especiais para o seu problema com ventilação industrial!