A importância de um ambiente sustentável

Acompanhe este artigo e fique por dentro da importância que um ambiente sustentável tem para sua empresa e seus colaboradores.
Sumário

Renovação do ar, saúde, sustentabilidade, essas e várias outras qualidades deixaram de ser preocupações de segundo plano para se tornarem fatores determinantes para a manutenção da competitividade do seu negócio no mercado.

Atualmente os empresários entenderam que iniciar seu negócio em ambientes que já possuem essas qualidades, principalmente a parte de sustentabilidade, traz um grande diferencial, e com isso a busca por locais construídos com essa mentalidade vem mobilizando as empresas do ramo da construção civil e indústrias dos mais variados segmentos.

Acompanhe este artigo e fique por dentro da importância que um ambiente sustentável tem para sua empresa e seus colaboradores.

O que é sustentabilidade?

Basicamente, sustentabilidade é o equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a utilização deles.

A preocupação e os cuidados com o meio ambiente na hora de construir tem mobilizado cada vez mais as empresas do ramo da construção civil e indústrias dos mais variados segmentos.

A sustentabilidade passou a ser vista pelas empresas e indústrias como um fato que vai muito além de agregar valor à sua marca, se tornando um fator determinante para a manutenção de sua competitividade no mercado.

Na construção civil, a sustentabilidade se refere a edificações que priorizam o aproveitamento dos recursos naturais, dando origem a prédios e galpões que sejam capazes de gerar energia própria e tenham foco na eficiência energética.

eficiência energética

As principais metas de uma construção industrial sustentável são preservar o meio ambiente, promover o conforto térmico com menos consumo de energia e melhorar a qualidade de vida de quem irá trabalhar em seu interior.

Como garantir um ambiente sustentável?

A construção de um ambiente sustentável tem início no seu planejamento, é justamente nesta fase que se alinha onde irão ser implementadas as saídas de ar naturais, locais para se obter o máximo de aproveitamento da luz natural e várias outras práticas sustentáveis.

A opção por materiais duráveis, menos agressivos que cuja obtenção tenha menor impacto ambiental, também é uma prática de sustentabilidade adotada pelas construtoras.

Edificações ambientalmente corretas procuram fazer uso de técnicas e materiais que garantam melhor aproveitamento dos recursos da natureza e promovam maior eficiência energética.

Aproveitando os recursos naturais

Fazer uso dos recursos disponíveis gratuitamente na natureza é uma forma inteligente e sustentável de promover a economia em uma obra de construção civil.

Planejar essa obra de forma que a futura edificação siga aproveitando da melhor forma esses recursos naturais é o que impulsiona sua sustentabilidade ao longo de toda sua vida útil.

O aproveitamento da ventilação e iluminação natural tem papel de destaque em construções sustentáveis, pois promove o conforto térmico dos ambientes a baixo custo, sem a necessidade de investimentos em sistemas de ar-condicionado e seus respectivos gastos com energia.

Iluminação e ventilação natural

O aproveitamento da luz solar e o uso da ventilação natural são soluções sustentáveis e eficazes para alavancar a eficiência energética de uma construção.

A iluminação natural é propícia para impulsionar a eficiência energética industrial em edificações de qualquer dimensão, promovendo economia e sustentabilidade.

Já a ventilação natural gera economia ao diminuir a necessidade do uso de sistemas de ar-condicionado e ainda promove a renovação do ar ambiente.

São várias as opções no mercado quando o assunto é iluminação e ventilação natural, as mais populares são os domus, lanternins e venezianas.

O que essas soluções têm em comum é que cada uma tem sua função única, por exemplo, o domus é utilizado somente para se obter ganho da iluminação natural, já as venezianas são utilizadas para se obter ventilação natural.

Pensando em como utilizar a ventilação e iluminação natural da melhor maneira, a TECVENT® inovou e criou o Air Lux, a evolução do lanternim.

O Air Lux, a evolução do lanternim.

Projetado e criado pela TECVENT®, O Air Lux tem como base o funcionamento do lanternim, trabalhando diretamente com a ventilação e a iluminação natural do ambiente, mudando o conceito de sustentabilidade e eficiência energética, pois permite a saída de grandes massas de ar quente e poluentes, alivia a temperatura interna e auxilia na iluminação do ambiente, resultando na diminuição do consumo de energia e garantindo o máximo de conforto aos colaboradores.

A estrutura do Air Lux é fabricada em PRFV (Polímero Reforçado com Fibra de Vidro), que é reciclável, seu domo é translucido, possuí proteção UV e é tratado para que passe somente a luz natural branca, auxiliando no conforto térmico e na iluminação.

air Lux

Acabamos de entender que um ambiente sustentável não é apenas uma ação que visa o ganho em economia energética e afins, sustentabilidade é uma ação essencial que visa a preservação do meio ambiente.

Consulte a TECVENT®!

Transforme seu ambiente em um local sustentável com uma de nossas soluções!

Possuímos várias soluções sustentáveis que trazem benefícios para o bem-estar físico e a saúde das pessoas.

Entre em contato e tire suas dúvidas!

TECVENT®, soluções em sistemas de ventilação e exaustão.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp