00 0000 0000
0
  • X
  • X
  • X
  • X
  • X

A importância dos filtros nas cabines de pintura

Sumário
a importância dos filtros na cabines de pintura

Olhando o cenário do mundo hoje, nos faz refletir sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e com a nossa saúde dentro e fora das fábricas.

Durante o processo de pintura de automóveis, são liberadas partículas contaminantes no ar. Por esse motivo, etapas de filtragem são essenciais para garantir mais segurança e, ainda, respeitar a legislação e normas de qualidade.

Nesse artigo vamos compartilhar algumas informações sobre a importância dos filtros na cabine de pintura. E quais filtros são utilizados no processo.

Qual a finalidade do uso do filtro em cabines de pintura?

Uma das coisas importantes dentro da cabine de pintura automotiva é a qualidade do ar. Isso interfere na vida útil e no desempenho da cabine e na agilidade e acabamento no processo.

Os filtros de entrada de ar ajudam a manter a boa qualidade da pintura porque evitam que partículas externas ou partículas originadas no próprio processo entrem em contato com a superfície do veículo, o que também ajuda a evitar retrabalhos.

Os filtros são importantes para proteger também o ecossistema das partículas geradas no processo. Assim, o ar que sai da cabine de pintura automotiva é limpo e a indústria evita a emissão de tintas, resíduos e ar poluído ao meio ambiente.

A filtragem garante ainda mais proteção contra gases nocivos e produtos tóxicos aos profissionais que trabalham em cabines de pintura.

Como funciona uma cabine de pintura automotiva?

É um ambiente fechado no qual pinturas profissionais de veículos são realizadas. Além do sistema de filtragem, o espaço pode ser equipado com soluções de secagem, iluminação e isolamento térmico acústico.

O objetivo da cabine é reter os particulados de tinta e impedir a entrada de poeira. A cabine de pintura automotiva tem um sistema de pressão e fluxo de ar que envolve a exaustão por um lado, onde encontram-se filtros de entrada, e sua aspiração pelo outro, com filtros de saída.

Tudo isso garante mais segurança, conforto e qualidade aos processos de pintura.

Quais os filtros utilizados?

A filtragem acontece em diferentes estágios e, por essa necessidade no seu processo industrial, você precisará de diferentes filtros de ar, que podem variar de acordo com o modelo e o porte da cabine.

Dentro da cabine, na entrada de ar, entre o pré-filtro e a última camada de filtragem, podem haver três tipos de filtro, a fim de reter, progressivamente, partículas menores que passam por cada etapa e, assim, garantir um ambiente limpo.

Esses filtros utilizados na saída no ar, absorvem e retém a névoa da tinta e outros poluentes e assim evitam a emissão ao meio ambiente.

Vamos conversar agora sobre os diferentes tipos de filtros.

Manta filtrante

São utilizadas para reter partículas sólidas em suspensão no ar, além de manter o conforto térmico do ambiente. O produto pode ser confeccionado em diferentes materiais, de acordo com sua aplicação.

As mantas de fibra de vidro, retém partículas gradativamente e possuem alta capacidade de acúmulo de tinta.

Possuem uma grande resistência química, não absorvem água do meio ambiente e, portanto, filtram o ar da cabine de pintura sem prejudicar a umidade desejada, e possuem durabilidade.

Filtros de ar paralisados

Fornecem ar de qualidade superior e podem reter contaminantes menores. São muito eficientes e são a melhor opção para processos industriais que geram pó e outros materiais.

Filtros de ar multibolsas

Ajudam a reter partículas menores que passaram na etapa anterior. Eles apresentam maior capacidade de acúmulo de pó e são muito utilizados em ambientes onde há grande vazão de ar e grandes quantidades de partículas.

Filtros de ar tipo manga

Combate interferências na qualidade do ar e do ambiente e a garantir a segurança. Controla e reduz a emissão de poluentes com eficácia considerável.

Filtros de manga fazem a limpeza do ar por meio de um duto, que controla a velocidade e redireciona o ar, já purificado, para a atmosfera.

Fale com a gente

Depois de analisar tudo isso, qual a sua opinião sobre a cabine de pintura automotiva? Deixe aqui nos comentários!

Se precisar tirar dúvidas, entre em contato com a gente.