Checklist: como melhorar a ventilação de um ambiente

Sumário
Como melhorar a ventilação de um ambiente

Buscando em como melhorar a ventilação do ambiente? Saiba os motivos e como resolver esse problema.

O excesso de calor, de poeira e de outros contaminantes pode se transformar em um verdadeiro vilão na sua indústria, roubando a produtividade e a eficiência dos seus funcionários, reduzindo a disposição para o trabalho e a atenção para as atividades diárias.

Afinal, quem consegue se manter ativo e atento por horas em um ambiente com alta temperatura e sem renovação de ar? 

Preocupar-se com as condições térmicas da sua indústria é, além de uma exigência legal, também uma forma de melhorar os seus resultados, diminuir a rotatividade de funcionários e tornar o seu negócio mais lucrativo. 

Em todos esses sentidos a ventilação industrial pode lhe ajudar.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira as informações importantes que separamos!

O conforto térmico e a eficiência na indústria: entenda essa relação

Diversos estudos têm sido realizados ao redor do mundo buscando provar a relação entre elevação da temperatura e diminuição da produtividade nas indústrias, e todos eles estão ligados ao conforto térmico, que é a temperatura ideal para que consigamos nos sentir bem e manter a atenção e o nível de atividade.

A literatura específica da área, após muitos anos de estudo, conseguiu chegar a algumas conclusões importantes que merecem a sua atenção:

  • Quando a temperatura atinge 32ºC o nível de produtividade pode ser reduzido em até 35%;
  • Em estudos mais conservadores, quando a temperatura atinge 35ºC, constatou-se que a produtividade foi reduzida pela metade;
  • Em outros estudos, quando a temperatura atingiu 27ºC, a produtividade já começou a entrar em declínio.

Outro estudo conduzido pela NASA concluiu que, quando a temperatura do ambiente de trabalho atinge 30ºC, a produtividade é reduzida em cerca de 20% e se constata um aumento na frequência de erros em 75%.

Isso significa, que além de adquirir diversos problemas para os seus funcionários, também se obtém perdas significativas de dinheiro à sua indústria. 

Quer um exemplo? 

Vamos supor que uma indústria empregue 100 funcionários com um salário médio de R$ 980,00. 

Se a temperatura interna média da empresa se mantiver acima de 27ºC durante 180 dias por ano, já haverá uma queda de 20% da produtividade. Em valores, isso significaria um custo anual de R$ 147 mil.

Uma perda significativa não é mesmo? 

Mas isso apenas considerando a perda de produtividade. Porém, como você viu, em temperaturas elevadas, as chances de erros também aumentam significativamente, o que pode lhe trazer ainda mais prejuízos, elevando as taxas de retrabalho, reduzindo a qualidade final do que você produz e até mesmo aumentando as chances de acidentes de trabalho.

Como a ventilação industrial pode ajudar a reverter esse quadro?

Depois de ler todas essas informações, você já está convencido de que o calor excessivo e a falta de renovação de ar são problemas importantes e que precisam ser combatidos na sua indústria? 

Então saiba que a ventilação industrial pode ser a solução mais adequada para essas situações.

A ventilação industrial nada mais é do que o uso de sistemas mecânicos para promover a renovação do ar interno tanto em galpões industriais, como em prédios e em outras construções. Com esse sistema, é possível remover e expelir o ar contaminado e trazer para o ambiente interno um ar novo, fresco, limpo e filtrado – que auxilia a melhorar as condições de trabalho.

Nos galpões industriais, a ventilação industrial ajuda, ainda, a controlar os contaminantes e as partículas nocivas presentes no ar, que são resultado dos processos industriais realizados no ambiente. Os mais comuns são: vapor, poeira, fumaça e qualquer outro tipo de partículas que possam acumular no sistema respiratório dos seus funcionários, causando doenças e danos permanentes a curto ou longo prazo.

Assim, além de melhorar o conforto térmico, reduzindo a temperatura e melhorando a sensação de bem estar, a ventilação industrial ainda garante um ambiente mais seguro para seus funcionários, evitando que os seus processos industriais coloquem em risco à saúde dessas pessoas.

Algumas das vantagens de investir em sistemas de ventilação industrial são:

  • Maior conforto térmico;
  • Aumento da produtividade e da eficiência;
  • Diminuição dos custos;
  • Aumento da motivação das suas equipes;
  • Redução da necessidade de pausas dentro de um mesmo turno;
  • Redução nas taxas de abstenção e de rotatividade dos seus trabalhadores.

Quais os sistemas de ventilação industrial existem e qual o melhor para mim? 

Definir qual é o melhor sistema de ventilação industrial dependerá de uma análise criteriosa de vários pontos, como:

  • Tamanho do galpão industrial em m²;
  • Altura do teto;
  • Tipo de telha e da estrutura do telhado;
  • Processo produtivo da indústria analisada;
  • Tipos de contaminantes presentes no ar;
  • Quantidade de pessoas que trabalham no local.

Analisando as variáveis acima é possível determinar a quantidade de ar (m³) a ser removida e os tipos de equipamentos mais adequados. 

Veja em detalhes um pouco sobre as soluções mais empregadas.

Insufladores Axiais

Insuflador de ar industrial

Esse sistema de ventilação industrial busca captar o ar fresco e limpo a cerca de um metro e meio acima do telhado por meio de um motor e hélice que direcionam o fluxo de ar para o duto inferior, distribuindo esse ar novo e fresco através do difusor e, em seguida, para dentro do ambiente fabril.

Os insufladores axiais promovem maior conforto térmico graças à ventilação sensitiva, garantindo ar fresco, limpo e renovado, proporcionam a renovação do ar quente e contaminado retirando-o de dentro do ambiente, diluem o calor e os contaminantes presentes no ar, através da pressurização, e ainda são adaptáveis a qualquer perfil de telhado.

Exaustor Industrial

Exaustor de ar - retira o ar quente através da ventilação

O exaustor industrial é um sistema motorizado utilizado em grandes áreas para a renovação constante do ar de maneira rápida, aumentando o conforto térmico principalmente ao redor de estufas, fornos, caldeiras e outros locais com equipamentos que são fontes de calor.

Esse sistema de ventilação industrial é usado, principalmente, para a retirada de fumaça e poeira em geral, impedindo que estes se espalhem pela indústria e afetem a produção e a saúde dos seus funcionários. 

Este equipamento também pode ser aplicado em qualquer telhado e parede.

Saída de ar natural

ventilação saída de ar natural

Para garantir o conforto térmico e a qualidade do trabalho na sua indústria é essencial que o ambiente tenha um bom fluxo de ar, permitindo a renovação constante. Porém, nem sempre as arquiteturas dos galpões são planejadas nesse sentido e a saída de ar natural pode ser uma solução interessante.

Neste sistema, as aberturas são feitas diretamente no telhado, após um estudo detalhado, buscando manter a melhor condição de ventilação, considerando as fontes geradoras de calor e também a presença de fumaças e gases.

Climatizador Evaporativo Industrial

climatizador evaporativo funcionamento

Este sistema de ventilação industrial funciona acoplado ao insuflador axial e usa a evaporação da água para reduzir a temperatura do ambiente, com economia de energia importante, sendo muito indicado para o resfriamento de grandes áreas industriais.

O climatizador evaporativo promove a renovação do ar e a dispersão de poluentes, regula a temperatura promovendo maior conforto térmico e ainda mantém a umidade do ar constante, evitando o surgimento de problemas respiratórios e a sensação de fadiga que o ar seco pode trazer.

Como você pode notar, existem muitos sistemas de ventilação industrial que podem contribuir significativamente para melhorar as condições de trabalho na sua fábrica, reduzindo as perdas de produtividade e de eficiência e todos os problemas trazidos por elas. 

checklist ventilacao industrial tecvent
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp