Climatizador Evaporativo, Saiba Como Não Usar.

Sumário

O Climatizador evaporativo é um sistema que difere em vários aspectos do sistema de ar condicionado, é preciso entender as funções e atuação de cada um.

O uso correto dos sistemas de refrigeração leva a resultados satisfatórios em economia de recursos por parte da empresa. Os sistemas de ar condicionado e o climatizador evaporativo são equipamentos diferentes, portanto, é importante identificar através de suas características o melhor uso para ambos os sistemas.

Já publicamos aqui um artigo intitulado “Climatizador Evaporativo ou Ar Condicionado” apontando as principais diferenças entre os sistemas.

Climatizador evaporativo industrial tecvent
Climatizador Evaporativo Industrial

Climatizador Evaporativo dentro da indústria

A Tecvent atende empresas de todos os setores industriais, em praticamente todos os estados do Brasil; e tem se deparado com situações onde as empresas colocam expectativas em sistemas que não vão atender as necessidades.

Em um dos projetos atendidos, foi encontrado um climatizador evaporativo funcionando dentro da área de produção, sem contato com a área externa. O equipamento estava usando o próprio ar interno, consequentemente aumentando a umidade e a temperatura do local.

O climatizador evaporativo foi imediatamente removido e feita a instalação de insuflador industrial na potência e vazão adequados para o local aumentando o conforto térmico dos trabalhadores.

Foi detectado nesse caso também que a atuação do climatizador evaporativo estava colocando em risco a qualidade do produto devido a alta umidade do local e o risco de proliferação de fungos e bactérias.

Casos assim são reflexo do mal atendimento por parte de empresas que não se envolvem com o problema a ser resolvido, a intenção é apenas a venda, não importando quais serão as consequências futuras.

A ventilação industrial é um fator importante e não pode ser usado para resolver de forma paliativa problemas recorrentes. Um bom projeto de ventilação industrial influencia positivamente na qualidade de vida dos trabalhadores, processo produtivo, volume de produção e faturamento da empresa.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp