Em outros artigos do nosso blog já vimos alguns dos objetivos da ventilação industrial, agora veremos como funciona essa ventilação.
Indústrias e galpões em geral são locais que tendem a apresentar partículas de poeira, gases e outros contaminantes.
Essas partículas estão presentes no ar e podem oferecer um risco para a saúde dos colaboradores que trabalham nesse ambiente.
Essa poluição deve ser tratada com muita seriedade, é por isso que são usadas a ventilação industrial.
Um outro motivo para usarem a ventilação industrial é para estarem sempre em conformidade com as normas e regras exigentes, com o objetivo de minimizar todas as ameaças para os colaboradores, danos no meio ambiente e também evitar a contaminação do maquinário.
Mesmo diante desses fatos, ainda surgem dúvidas de como é o funcionamento desse equipamento. Por isso vamos ver o que é o sistema de ventilação industrial.
O que é o sistema de ventilação industrial?
É um sistema mecânico que promove a renovação do ar e que realiza a movimentação dele, dentro de um determinado ambiente, por meio dos ventiladores.
Isso é necessário em indústrias e contribui com a remoção de contaminantes presentes no local, realizando a troca por um ar limpo e seguro para todos.
Qual o meio de ventilação industrial mais eficiente?
Existem muitos tipos de sistemas de ventilação industrial, mas nem todos podem atender às suas necessidades. Sendo a principal a filtragem do ar, além de manter a temperatura agradável.
Uma coisa que é importante frisar é que esse equipamento contribui para a melhoria da qualidade do ar e do conforto térmico dos funcionários presentes no local.
Na verdade, existem normas específicas que tratam da qualidade do ar interno para as indústrias.
São regras que têm por objetivo garantir a segurança e a boa qualidade do sistema como um todo. Essas regulamentações tornam obrigatória a utilização desses sistemas de ventilação dentro das indústrias. Algumas delas são:
- Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Anexo 3: Atividades e Operações Insalubres – tem como principal finalidade abordar os limites de tolerância para a exposição ao calor;
- Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Anexo 11: Atividades e Operações Insalubres – principal objetivo da norma é tratar das concentrações máximas permitidas para as substâncias contaminantes químicas no ambiente de trabalho.
Quais os tipos de modelos?
Como já vimos, os modelos podem proporcionar mais proteção para os trabalhadores no local e garantir a integridade dos produtos que são manipulados.
Abaixo alguns desses modelos:
- Sistema de Ventilação Forçada – Sistema que renova o ar de espaços fechados por meio de ventiladores ou insufladores;
- Sistema de Exaustão – Nesse modelo, o sistema trabalha para recolher e eliminar vapores, poeiras e gases do interior de um determinado ambiente;
- Sistema de Ventilação Natural – Sistema não mecânico de ventilação baseado em diferenças de pressão do ar.
Nós da TECVENT® estamos sempre dispostos a melhorar e trazer cada vez mais qualidade para os nossos produtos.
Ficou com alguma dúvida? Quer conversar com um dos nossos especialistas? Estamos à disposição para te ajudar.