Como funciona um sistema de exaustão?

Entenda como funciona um sistema de exaustão industrial, quais equipamentos compõe o sistema e como é aplicado na indústria.
Sumário

Sistema de exaustão é muito utilizado por indústrias e locais fechados que precisam de constante renovação e purificação do ar, a fim de manter um clima agradável nestes ambientes. Eles combatem o excesso de temperatura, vapor, umidade, mofo, fumaça e odores. São equipamentos práticos e oferecem excelente custo-benefício, e além disso são muito seguros e silenciosos.

Muitas pessoas gostam de saber como os equipamentos funcionam antes de optarem por uma solução. Por isso, preparamos este post para explicar o funcionamento dos sistemas de exaustão. Confira!

O que é um exaustor industrial e o seus modelos

Para entendermos melhor como funciona um sistema de exaustão na indústria ou galpão, precisamos entender o que é um exaustor industrial e quais os tipos e suas finalidades.

Exaustor é definido como “aparelho elétrico para retirar o ar viciado ou malcheiroso de qualquer compartimento”, logo, um exaustor industrial é um equipamento de alta vazão para retirada constante de ar quente, particulados, poeiras, contaminantes entre outros de dentro de um ambiente de produção. 

Outra finalidade que os exaustores indústrias proporcionam é o conforto térmico.

Os exaustores são divididos em três tipos, axiais, centrífugos e eólicos, cada qual com suas particularidades.

Exaustores Axiais

Funcionamento de um exaustor industrial de telhado com domus
Funcionamento de um exaustor industrial de telhado com domus

Os exaustores axiais são caracterizados por sua hélice que possuem por padrão 09 pás e uma leve inclinação de 15 graus, é essa inclinação que faz com que o giro da hélice puxe o ar do ambiente.

São bastante utilizados pelas industrias em geral e o seu posicionamento é feito nos telhados ou nas laterais do galpão.

Exaustores axiais com Damper

Exaustor industrial de telhado com damper
Exaustor industrial de telhado com damper

O exaustor axial com damper possuí as mesmas características dos exaustores axiais, a sua diferença é o seu Damper sob pressão instalado na saída de ar do equipamento.

O damper é um sistema de proteção contra entrada de poeiras, particulados, insetos e da chuva. O seu acionamento é automático funciona da seguinte forma:

Funcionamento de um exaustor industrial com damper
Funcionamento de um exaustor com Damper

A – Enquanto o exaustor estiver desligado, o damper se mantem fechado protegendo o ambiente da entrada de poluentes.

B – Quando o equipamento é ligado, a tampa do damper é aberta devido a sua pressão de ar, permitindo a passagem do ar quente.

Os exaustores com damper são altamente recomendados para indústrias alimentícias ou setores que precisem de área classificada.

Exaustores Centrífugos

Funcionamento de um exaustor centrífugo
Funcionamento de um exaustor centrífugo

Os exaustores centrífugos possuí a mesma função que os axiais, realizar a retirada de ar quente do ambiente, porém ele se diferencia dos axiais devido a sua forma construtiva.

Os centrífugos possuí sua forma semelhante a um caracol, onde dentro de seu interior contém um rotor, é esse componente que ao ser acionado realiza a captação de ar.

Esse tipo de equipamento é bastante utilizado para exaustão localizada, realizando a captação do ar quente ou particulados direto da fonte.

Exaustores Eólicos

Os exaustores eólicos não possuem motores elétricos e funcionam 100% a base do vento e o seu funcionamento se dá pela corrente de ar que passa por dentro do seu interior, que devido a sua forma construtiva, realiza o giro no seu próprio eixo (Y) fazendo a exaustão do ar quente do ambiente.

Uma grande desvantagem desse equipamento é a sua baixa pressão e sua dependência de correntes de ar para o seu funcionamento, sendo que a incidência de vento no pais é acima de 90% principalmente no verão.

Sua instalação é feita nos telhados industriais.

Como funciona um sistema de exaustão?

Os equipamentos que compõe um sistema de exaustão tem como objetivo remover  o ar quente contaminado e represado no local. Como o ar quente é mais leve, ele fica concentrado na região superior do ambiente. O exaustor transfere o esse ar para fora do local,  através de dutos ou janelas – caso existam.

O sistema de exaustão promove o conforto térmico de áreas na indústria ao redor de fornos, estufas, caldeiras ou qualquer local onde exista equipamentos que irradiam calor.

Além de ajudarem no controle da temperatura, realizam a retirada de resíduos como pó e fumaça em geral, impedindo que estes resíduos se espalhem-se pela fábrica.

Quando são instalados em indústrias ou galpões, estes equipamentos podem se tornar uma solução decisiva para o bem-estar, conforto térmico e a segurança dos colaboradores. Afinal, tanto o calor quanto o frio em excesso podem ser agentes provocadores de indisposição e diminuição da capacidade de concentração e portanto da produtividade.

Aplicando um sistema de exaustão

Sistema de exaustão e insuflamento em uma indústria alimentícia

A aplicação de um bom sistema de ventilação envolve vários pontos a serem analisados e estudados, por isso, se preparar e estudar todo o ambiente é essencial para se obter os resultados desejados.

Um ponto importante antes de se aplicar um sistema de exaustão é saber qual o objetivo e problema principal que será solucionado com a ventilação.

Confira alguns modelos de sistemas de exaustão:

Sistema de exaustão com insufladores industriais para conforto térmico

A ventilação destinada ao conforto térmico é uma das mais importantes no meio industrial tendo como objetivo a renovação do ar.

Uma tarefa difícil em função de vários fatores que podem alterar os resultados do sistema, como: a temperatura do ar, a umidade relativa, fontes com emissão de calor, velocidade do ar e até mesmo os próprios colaboradores.

O conforto térmico é a sensação de bem-estar no ambiente e que varia de pessoa para pessoa.

Sistema de exaustão com captação localizada

A ventilação local exaustora tem como objetivo a proteção da saúde dos colaboradores do ambiente de fabril. Ela realiza a captação dos poluentes contaminantes direto da fonte antes que se dispersem dentro do ambiente e atinjam a via respiratória dos colaboradores.

checklist-ventilacao-industrial-tecvent

Agora você já sabe como funciona um sistema de exaustão. Ficou interessado e deseja saber mais sobre essa solução em ventilação industrial? Converse com um especialista da TECVENT e descubra todos os tipos de exaustores industriais e qual é o mais adequado para sua empresa!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp