Como melhorar a ventilação em galpões?

Sumário
como melhorar a ventilação em galpões

Em qualquer época do ano, os galpões são extremamente quentes. E isso dificulta e muito o trabalho que é realizado dentro deles.

Como mudar isso? Como deixar o galpão mais agradável? Fique até o final do artigo e descubra quais meios existem para você mudar esse cenário.

Isso acontece em todos os galpões?

Praticamente em todos. Isso acontece porque muitos deles não foram projetados para trazer conforto térmico.

Além disso, eles geralmente são construídos com materiais que são condutores de calor, como os metais.

Por isso você sente um abafamento no local. E esse calor pode trazer sérios prejuízos. Impactando a saúde da equipe e a sua produtividade.

Apesar de tudo isso, garantir um ambiente industrial ventilador é mais fácil do que você imagina.

Você pode tanto investir em equipamentos de ventilação como elaborar o projeto de um galpão onde funciona uma linha de produção de modo a otimizar o fluxo de ar e a sua renovação.

Vamos abordar agora alguns equipamentos que podem salvar o seu galpão.

Como definir o sistema de ventilação?

Muitos fatores você terá que levar em conta. Por exemplo: Qual o tamanho do galpão industrial? Isso inclui a altura do teto.

Outro ponto a se levar em conta é o tipo de telha e o estilo da estrutura que foram colocados ou que irão colocar. Além disso, analisar os contaminantes presentes no ar e a quantidade de pessoas que trabalham no local.

Esses são alguns pontos a se levarem em conta antes de determinar o estilo de ventilação que você irá escolher para o seu galpão.

Agora vamos ver os equipamentos que você pode escolher.

Insufladores Axiais

Você já ouviu falar em insuflador de ar? Sabe como ele funciona? O insuflador é um equipamento mecânico que é bastante utilizado em atividades como nos espaços confinados.

O modelo axial realiza a insuflação, que é a inserção de ar para o interior do local fechado.

Em outras palavras, ele busca captar o ar fresco e limpo a cerca de um metro e meio acima do telhado por meio de um motor e hélice que direcionam o fluxo de ar para o duto inferior, distribuindo esse ar novo e fresco através do difusor e para dentro do ambiente.

Esse equipamento garante um conforto térmico, ar limpo e renovado proporcionando a renovação do ar quente.

Agora vamos analisar agora o exaustor axial.

Exaustor Industrial

Esse sistema é utilizado principalmente para retirar a fumaça, poeira e gases. Ele é um sistema motorizado utilizado em grandes galpões porque promove a remoção constante do ar.

O exaustor axial pode ser usado em qualquer tipo de ambiente, exatamente da mesma forma que o ventilador. Pode ser usado em indústrias, comércios, igrejas, restaurantes, escolas e etc.

Agora vamos entender como funciona a saída de ar natural.

Saída de ar natural

Neste sistema, as aberturas são feitas diretamente no telhado buscando manter a melhor ventilação sem que haja um equipamento mecânico.

Esse sistema garante uma qualidade de trabalho muito boa, porque permite um fluxo de ar, e sua renovação constante.

Climatizador evaporativo

Esse sistema funciona acoplado ao insuflador axial e usa a evaporação da água para reduzir a temperatura do ambiente.

Ele é muito escolhido porque é econômico e resfria grandes áreas. Além disso, promove a renovação do ar e a dispersão de poeiras, gases e outros poluentes.

Esse equipamento pode contribuir significativamente para melhorar as condições de trabalho e reduzir as perdas de produtividade e eficiência.

Seu uso é bastante comum em comércios gerais, como restaurantes, farmácias, galpões e muito mais.

Como escolher o melhor equipamento?

O mais indicado é você conversar com um especialista para que ele te ajude a saber qual a melhor forma de você ventilar o seu galpão.

Nós da TECVENT® estamos à sua disposição para ajudar na escolha do seu equipamento. No nosso blog existem outros artigos que explicam com mais detalhes como funciona um exaustor axial, insuflador de ar e a saída de ar natural.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp