Você tem notado que os níveis de produtividade dos seus funcionários estão caindo? Pois saiba que um dos motivos que pode estar influenciando nessa situação é o calor excessivo.
Mudanças climáticas aumentam o calor excessivo das fábricas
De acordo com um alerta feito pela ONU, o calor excessivo e as mudanças climáticas pelas quais temos passado podem significar perdas de mais de 180 milhões de euros para a economia global até 2030.
E isso está diretamente relacionado ao que chamamos de conforto térmico – que é o equilíbrio do próprio corpo diante de determinadas temperaturas e de condições climáticas, como a umidade do ar e a possibilidade de renovação de ar frequente.
As temperaturas elevadas podem provocar mais stress no corpo humano, obrigando os seus funcionários a reduzirem a intensidade e a velocidade do trabalho e as indústrias a incluírem mais tempos de parada e descanso, além de outras medidas que evitem o cansaço e até mesmo levam a doenças mais graves.
Equipamentos de ventilação que reduzem o calor excessivo
Se você está passando por essa situação na sua companhia, veja alguns sistemas de ventilação industrial que podem lhe ajudar a modificar essa realidade – aumentando a produtividade do seu negócio e oferecendo um ambiente mais agradável aos seus funcionários.
Climatizador de Ar Evaporativo Industrial
O climatizador evaporativo funciona como uma espécie de banho frio após um dia quente, ajudando a reduzir a temperatura do ambiente e ainda a oferecer mais conforto térmico aos funcionários.
Nesse tipo de sistema, o ar externo é capturado e, então, ele passa por uma série de sistemas internos do climatizador, permitindo que o mesmo seja umidificado e que a sua temperatura seja reduzida em até 10ºC. Em seguida o ventilador capta esse ar resfriado e umidificado e o lança para o ambiente interno, forçando uma troca de ar constante.
O excesso de água não evaporada é enviada a um reservatório e, através de uma bomba de água, ela retorna ao distribuidor.
Esse sistema de ventilação industrial possui muitas vantagens, como:
- possibilidade de umidificação, ventilação e renovação do ar;
- não utiliza de gases tóxicos ou poluentes;
- possibilidade de reduzir a temperatura interna de uma indústria em até 12ºC;
- baixo consumo de energia elétrica;
- facilidade de instalação;
- baixo nível de ruído;
- baixa necessidade de manutenção (e quando for necessário, essa é bem simples);
- melhora na sensação de bem estar dos funcionários;
- facilidade de instalação;
- não necessita fechar o ambiente, como é o caso dos ar condicionados.
Esse é um sistema de ventilação industrial que trabalha 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, sem agredir visualmente os funcionários e proporcionando resultados muito benéficos em longo prazo para a saúde e a produtividade dos seus colaboradores.
Insufladores de Ar axiais industriais
Esse tipo de sistema de ventilação industrial é instalado nos telhados das indústrias e capta ar fresco e limpo a, cerca de, um metro e meio acima do telhado.
Os insufladores são dotados de motor e hélice que direcionam o fluxo de ar para um duto interior, que o distribui para o difusor e de lá para dentro do ambiente.
Através da pressão positiva, o ar fresco e novo é insuflado para dentro do ambiente, trazendo muitas vantagens como:
- conforto térmico trazido com a ventilação sensitiva, ou seja, com a distribuição de um ar fresco, limpo e renovado;
- renovação constante do ar, retirando do ambiente o ar quente e contaminado;
- diluição do calor e de possíveis contaminantes presentes no ar;
- possibilidade de adaptação em qualquer tipo de telhado, independente da inclinação;
- facilidade de implantação, exigindo apenas a troca de uma telha e permitindo correções mesmo após a inserção dos conjuntos, devido a mudanças no layout ou até mesmo a transferência para outras construções.
O insuflador é composto por:
- Domus: uma espécie de chapéu protetor contra a chuva. Geralmente, ele pode ser pintado de branco com uma tinta especial capaz de refletir os raios solares, melhorando a qualidade do ar captado;
- Duto superior: é o responsável por deixar a captação de ar distante do ar quente acumulado perto do telhado, o comprimento pode variar de acordo com o projeto, o ambiente e as condições climáticas da área;
- Motor elétrico: dotado de hélices, é o responsável por direcionar o fluxo de ar, permitindo que esse ar novo seja insuflado para dentro da indústria;
- Telha base: garante a proteção contra vazamentos e é projetada com o mesmo perfil do telhado onde será instalado o sistema;
- Duto inferior: rebaixam o fluxo de ventilação para uma altura mais funcional e adequada as características da fábrica;
- Difusor de ar: é desenvolvido de acordo com as necessidades do projeto e geralmente são providos de aletas reguláveis.
Saída de Ar natural
Na maioria das vezes, o problema do calor excessivo nos ambientes industriais acontece justamente porque não existem saídas de ar suficientes, deixando o ar quente preso, aumentando a sensação térmica do ambiente e ainda dificultando a troca de ar, o que pode levar ao acúmulo de poeira e outros materiais contaminantes.
Esse sistema de ventilação industrial é projetado de acordo com as necessidades e com o layout do ambiente fabril, sendo que as aberturas devem ser planejadas e analisadas de maneira criteriosa.
É importante, ao analisar as condições de geração de calor, considerar que o ar aquecido, os gases menos densos e a fumaça tendem a se elevar até o telhado.
Se não existe nenhuma saída de ar, o calor acaba sendo repassado ao ambiente fabril, com um aumento prolongado durante todo o dia de trabalho.
Para evitar essa situação é importante analisar toda a estrutura do prédio e o tipo de produção no ambiente, pensando em aberturas estratégicas que ajudem a melhorar a circulação do ar na indústria.
Algumas vantagens desse sistema de ventilação industrial:
- retira do ambiente o ar quente, os odores e a fumaça, melhorando as condições de ventilação;
- indicado para todos os tipos de ambientes que necessitam de ventilação natural, substituindo equipamentos eólicos, oferecendo mais economia e eficiência;
- possui vida útil superior a 30 anos, além de grande resistência a corrosão, sem necessidade de manutenção;
- saídas são fabricadas de acordo com as necessidades do ambiente e do ângulo do telhado, impedindo a passagem de chuva, por exemplo, para dentro do galpão;
- oferece, ainda, iluminação natural com filtragem dos raios ultravioleta, reduzindo o consumo de energia elétrica.
Porém, assim como os insufladores, esse método não consegue reduzir a temperatura do ambiente, apenas melhorar a sensação térmica.
Como você pode notar, existem muitos sistemas de ventilação industrial que podem lhe ajudar a reduzir o calor no ambiente da sua fábrica e melhorar os seus níveis de produtividade.