Como se antecipar ao desgaste do seu sistema de ventilação?

Sumário

Seja em um ambiente comercial ou industrial, os sistemas de ventilação são uma necessidade muitas vezes obrigatória para praticamente todos os tipos de edifícios e balcões.

Eles são responsáveis por manter o ar salubre e contribuir com a saúde, produtividade e até mesmo com a conservação de mercadorias e equipamentos.

Nenhum sistema pode durar para sempre e pensando nisso, a TECVENT® resolveu criar este artigo para deixar você mais ciente do que fazer para se precaver dos problemas trazidos por desgaste e envelhecimento do seu sistema de ventilação.

Qual é a função do sistema dos sistemas de ventilação?

A principal função dos sistemas de ventilação é promover a circulação do ar e evitar a disseminação de doenças, mantendo a qualidade de vida e o bem-estar de todos os colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

Saiba mais sobre a importância dos sistemas de ventilação aqui: https://tecvent.com.br/a-importancia-do-sistema-de-ventilacao-e-exaustao-industrial

O que acontece à medida que os equipamentos do sistema de ventilação vão envelhecendo?

Como já foi dito acima, não existem sistemas ou equipamentos que podem durar para sempre.

Por estarem diretamente ligados a saúde das pessoas e a economia da sua empresa, os equipamentos do sistema de ventilação necessitam da realização de revisões e manutenções periódicas, elas são o caminho mais fácil para evitar desgastes e melhorar o desempenho do seu sistema de ventilação.

Entenda que equipamentos desgastados e com mal funcionamento podem aumentar e muito o seu consumo energético, além de não executarem a função de realizar a troca do ar, acarretando no desconforto térmico e em problemas de saúde.

Tipos de manutenção para equipamentos do sistema de ventilação

Manutenção preventiva: Com o intuito de corrigir defeitos e falhas antes que eles se manifestem, a manutenção preventiva é um procedimento eficaz que garante que danos maiores aconteçam com os seus equipamentos.

A grande vantagem da manutenção preventiva está no fato de que ela pode ser programada, evitando assim que você não seja pego de surpresa. Os procedimentos que ela aplica podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos, reduzindo ao máximo as manutenções corretivas.

A manutenção preventiva de equipamentos do sistema de ventilação está principalmente ligada à sua limpeza periódica. Com ela, garante-se que o aparelho permaneça funcionando, mantendo sempre o mesmo nível de qualidade.

Manutenção corretiva: A manutenção corretiva é indicada, quando o equipamento apresenta falhas ou desgastes deixando de funcionar como o esperado. Esse procedimento é composto por um conjunto de métodos que visam restaurar, corrigir e recuperar a capacidade do ar-condicionado.

O grande problema desse tipo de manutenção é que você estará à mercê da sorte, podendo ter um equipamento quebrado durante os períodos em que o sistema é mais utilizado.

É por isso que o ideal é que a manutenção corretiva só aconteça em raras ocasiões.

Mas como conseguir isso? Investindo nas manutenções preventivas ou em soluções criadas por empresas especializadas em sistema de ventilação.

Deixe suas manutenções com quem é especialista no assunto!

Agora que você está por dentro dos diferentes tipos de manutenção de equipamentos de sistema de ventilação, busque por quem é referência no assunto.

Garanta um sistema de ventilação eficiente, que traga o conforto térmico e saúde ideal para seu ambiente!

Conte com a TECVENT® que possui uma solução voltada diretamente para esta questão, o TEC+.

O TEC+ foi especialmente para eliminar as preocupações com manutenções e limpezas dos seus equipamentos do sistema de ventilação com total segurança e comodidade.

Acesse e confira: http://tecvent.rds.land/lp-tecmais-manutencao-nas-maos-de-quem-sabe-o-que-faz

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp