Como uma empresa de latas utilizou nossa consultoria para melhorar o sistema de ventilação já instalado

Sumário

Fomos procurados para realizar uma análise geral no sistema de ventilação de uma fábrica de latas que contava com problemas de altas temperaturas dentro do setor produtivos e a ineficiência dos equipamentos já instalados na empresa.

Levantamento da situação geral do sistema de ventilação instalado

Ao acessamos os aparelhos que compõem o sistema de ventilação, identificamos diversas situações que estavam prejudicando a eficiência geral dos equipamentos na fábrica, como por exemplo equipamentos quebrados e danificados, instalados em locais errados e a falta de manutenção no sistema.

Outro ponto que analisamos foi a localização geográfica da fábrica, uma região tipicamente quente na maior parte do ano e com índices elevados de altas temperaturas, onde a média anual varia de 27ºC a 31ºC.

O uso do 3D como auxilio para demonstração da solução proposta

O cliente já estava desacreditado de que uma solução que iria resolver seu problema, afinal, já tivera tentado outras vezes e todas foram ineficientes.

Para demonstrarmos a eficiência de nossa solução e ganhar a confiança do cliente, desenvolvemos uma simulação 3D de como ficaria o sistema de ventilação industrial instalado na fábrica atualizado para o que há de melhor e eficiente no mercado.

Assim que realizamos a simulação de antes e depois, era possível ver a diferença do sistema instalado para como seria com a versão ideal que propomos após a implementação dos equipamentos na fábrica.

Além dos resultados esperados

Logo com a implementação das correções e a substituição dos equipamentos antigos por novos já era possível sentir a grande diferença de um sistema ineficiente para um totalmente feito por especialistas em ventilação.

O sistema de ventilação industrial reduziu a alta temperatura que era constante na linha de produção em X%, sem contar com a eficiência energética ganha após a substituição dos motores elétricos com rendimento IR3, o melhor do mercado em quesito ao baixo consumo de energia.

Outro ponto de destaque foi o conforto térmico proporcionado aos colaboradores, que ficaram mais satisfeitos, diminuindo a taxa de reclamações de calor e aumentando a produtividade na linha de produção.

Realizar o estudo e a implementação da solução deste caso, me ajudou a aprender e a entender mais a fundo todo os pontos que um sistema de ventilação correto pode proporcionar em uma indústria de latas, afinal, me fez pensar em como melhorar. ” – Alan Vrtovsek.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp