Condensação de ar na indústria, como resolver?

Sumário
condensação na industria, como resolver

Como resolver a condensação na indústria? Existe um equipamento para ajudar nessa situação? Fique até o final do artigo e descubra!

Como vimos no outro artigo, a condensação é um problema que é resultado da alta umidade em ambientes internos, e tem maior incidência, cantos de paredes, tetos e outros lugares que possuem duas características em comum: baixa ventilação e alta umidade.

Vamos relembrar como acontece a condensação?

Como ocorre a condensação de ar?

Para entender como ocorre a condensação, vamos pensar em um líquido gelado em uma garrafa e as paredes exteriores da garrafa começam a transpirar.

Outro exemplo é quando o vidro do carro fica suado ao ligar o ar condicionado em um dia frio. A presença de condensação é possível ser notada nos vidros regularmente embaçados, nas gotas formadas no teto ou até mesmo chegando a escorrer água pelas paredes e azulejos.

Condensação de ar ao longo do tempo
Condensação de ar ao longo do tempo

Essa condensação acontece em locais com muita umidade e diferentes temperaturas. Quando o ar úmido e quente se choca com uma superfície fria, a água contida no vapor presente no ar se transforma de volta para o seu estado líquido.

Alguns problemas causados pela condensação são o surgimento de mofo, estufamento, deterioração, bactérias e fungos.

Como solucionar a condensação de ar na indústria?

Para resolver esse problema, é necessário tomar algumas atitudes, como aumentar a ventilação dentro do ambiente.

A solução para acabar com a condensação é mais simples do que parece. O uso de equipamentos que controlam a umidade do ar dentro dos níveis especificados já é uma realidade.

Os ventiladores industriais foram desenvolvidos para aumentar a ventilação dentro do ambiente e acabar com a alta umidificação e a condensação dentro do ambiente.

Como funciona a ventilação industrial? É isso que vamos ver agora.

Como funciona a ventilação industrial?

A ventilação industrial é um sistema mecânico que renova o ar por meio da movimentação do mesmo dentro de ambientes usando ventiladores.

É uma solução amplamente usada no meio industrial, principalmente para a remoção de contaminantes.

Esse sistema é composto por ventiladores centrífugos e axiais, dutos de exaustão e insuflamento, coletores de impurezas, filtros, dampers e abafadores de ruído.

Adotar esse sistema é fundamental para garantir a saúde dos colaboradores e se adequar às normas, entre os benefícios estão os seguintes:

  • Aumenta a produtividade, já que o ambiente de trabalho fica mais agradável;
  • Como o ambiente é mais salubre, há menos abstenções;
  • Evita que os trabalhadores tenham doenças respiratórios;
  • As equipes têm melhores rendimentos;
  • Controla a concentração de agentes nocivos.

Vamos analisar agora como funciona cada parte do sistema de ventilação industrial. Assim você terá um quadro completo de como a ventilação industrial pode ajudar a acabar com a condensação.

Captores

Eles são responsáveis por captar os poluentes. Ficam estrategicamente posicionados para alguma fonte poluente, confinando parte dela e jogando-a para o sistema de exaustão com o mínimo de energia.

Sistema de dutos

Os dutos devem ser instalados de acordo com a arquitetura do local e precisa interligar todos os captores. A linha de dutos deve ter o menor comprimento possível para mitigar a perda de carga e assim consumir menos energia.

Coletores

Estes são os equipamentos de controle de poluição e tem como objetivo reter os agentes nocivos junto da fonte geradora. Seu uso é explicado por vários motivos, entre eles:

  • Evita a poluição da atmosfera próxima à fábrica;
  • Evita o risco de fogo se o poluente for inflamável;
  • Permite resgatar gases e vapores, caso tenham valor.

Conclusão

Para saber mais sobre o sistema de ventilação industrial, converse com um especialista TECVENT®.

Quer saber como a ventilação industrial pode ajudar a tornar o seu sistema de climatização ainda mais eficiente? Fale com nossa equipe e descubra como a Para saber mais sobre o sistema de ventilação industrial, converse com um especialista TECVENT® pode te ajudar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp