Conforto Térmico Na Indústria

Sumário

São muitos aspectos envolvendo o conforto térmico na indústria, o principal deles é fator humano e qualidade de vida dos colaboradores. O conforto térmico é requisito primordial para a indústria e impacta diretamente na produtividade, absenteísmo e rotatividade de funcionários da empresa.

O projeto de Ventilação Industrial

Antes do projeto de ventilação industrial propriamente dito, vem o Projeto Arquitetônico Industrial, este irá determinar o posicionamento dos blocos no perímetro fabril, a circulação de pedestres e o projeto urbano da fábrica.

Através do estudo arquitetônico dos blocos da fábrica determina-se onde serão localizadas as áreas de produção, armazenagem e logística, escritórios e área comum.

De acordo com o uso do bloco é necessária a integração do projeto de ventilação industrial, este integrado ao projeto arquitetônico irá garantir conforto térmico na indústria adequado ao ramo de atuação e processos de fabricação.

Nos seguimentos industriais onde gases ou partículas são liberados no ar proveniente do processo produtivo, torna-se obrigatório o uso de ventilação industrial para a troca do ar mantendo a qualidade e os poluentes dentro dos níveis permitidos pelas normas de segurança e saúde.

Por esse motivo é que cada projeto de ventilação industrial é único, os aparelhos usados para a ventilação industrial devem ser dimensionados de acordo com a arquitetura do local e preparados para cumprir funções específicas na planta fabril atuando de forma eficiente e sustentável.

A evolução dos processos industriais

Com a evolução dos processos industriais de produção e fabricação de bens ou no processamento de matéria prima, o fator humano tem sido levado em consideração cada vez mais.

Frederick-Taylor
Frederick Winslow Taylor

Engenheiro mecânico norte-americano. Técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. Escreveu o livro “The Principles of Scientific Management”, publicado em 1911.

De acordo com Frederic Taylor (1856-1915) autor do livro “The Principles of Scientific Management” o trabalhador deve ser como a peça de uma grande maquina, que deve se encaixar perfeitamente dentro do sistema e desempenhar funções específicas no processo produtivo.

Henry_ford_1919
“O consumidor pode escolher qualquer cor de carro, desde que seja preto.” Henry Ford

Henry Ford baseado nos estudos de Frederich Taylor desenvolveu a linha de produção e revolucionou a indústria com a produção do seu “Modelo T”. O “fordismo” também inspirou a evolução industrial a partir da primeira metade do século passado até o que conhecemos hoje.

Hoje as grandes corporações entendem que o trabalhador da indústria é uma pessoa, um ser com história, biografia, sentimentos, medos, limitações e potenciais. Não são mais as pessoas que devem se adaptar ao trabalho nas indústrias, e sim as indústrias procuram evoluir cada vez mais e se transformam para oferecer um ambiente propício ao convívio saudável e seguro. O objetivo continua o mesmo: aumentar a produção.

Definição do que é Conforto Térmico

Ilustração de conforto térmico
Comfort/ Discomfort in extreme temperatures (Image courtesy: Saint Gobain/ illustration by Elisa Gehin)

Conforto térmico é uma condição mental expressada pela sensação de bem-estar de acordo com a temperatura do ambiente e também do calor produzido pelo corpo.

As altas temperaturas causam desconforto térmico e as baixas temperaturas também causam desconforto térmico.

A sensação térmica pode ser defendida como: o bem-estar no ambiente.

Dentro do conforto térmico, a ventilação industrial entra para auxiliar na:

  • Renovação do ar;
  • Na sensação térmica dentro do ambiente;
  • E gerar conforto térmico para os colaboradores.
  • Entre outros

Guia do Conforto Térmico Industrial

Absolutamente indispensável para os colaboradores que trabalham em plantas industriais, o conforto térmico precisa e deve ser tratado como item prioritário. E esse item é fundamental porque evita o trabalho em condições insalubres, além de promover aumento de produtividade e reduzir problemas de saúde ocasionados pela exposição prolongada em um ambiente hostil. 

Baixe o material e saiba como promover conforto térmico dentro da indústria.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp