Conheça a NR15 a norma que torna o uso do sistema de ventilação fundamental!

Veja quais as normas regulamentadoras pedem e exigem o uso de ventilação industrial!
Sumário
Conheça a NR15 a norma que torna o uso do sistema de ventilação fundamental
Foto de Kateryna Babaieva no Pexels

Com as novas metodologias e modelos do novo sistema da segurança do trabalho, algumas normas regulamentadoras, a NR exigem de mais aspectos e recursos trabalhistas para funcionários que trabalhem diretamente com poluentes ou inalem produtos químicos no manuseio de ferramentas, alturas ou qualquer outro sistema que venha causar risco na saúde e segurança do funcionário.

O que são normas regulamentadoras? 

As normas regulamentadoras, são conhecidas como NR, essa norma é definida como um conjunto de normas que viabilizam regulamentar quais normas devem ser respeitadas profissionalmente, afim de garantir a saúde e segurança do trabalhador. 

Como surgiram as normas regulamentadoras? 

As normas regulamentadoras, a NR surgiu a fim de regulamentar os novos sistemas de segurança dos trabalhadores e entre outros, garantindo um bom ambiente de trabalho seguramente.

O que as leis trabalhistas dizem sobre as normas regulamentadoras?

As leis trabalhistas afirmam que todos os procedimentos obrigatórios relacionados á segurança do trabalho previstas na CLT sejam obrigatórias por todas as corporações brasileiras que utilizem o sistema de CLT. 

Quais empresas devem se adaptar às leis das normas regulamentadoras? 

Todas empresas possuem algum sistema de proteção ou viabilidade de segurança, porém as empresas que trabalhem diretamente com objetos cortantes, eletricidade, ventilação, altura, e até  mesmo contaminantes prejudicais a saúde devem se ajustar aos requisitos das normas.

Geralmente, as empresas já possuem um bom artifício e bons métodos para a garantir a segurança e a saúde dos seus funcionários, as normas regulamentadoras serem diretamente para a garantia de um ambiente seguro. 

Quais normas regulamentadoras pedem o uso de ventilação industrial?

As normas regulamentadoras que requerem a utilização dos sistemas de ventilação industrial, são a NR 15 e a NR 12, essas regulamentações requerem um bom sistema de ventilação para que a garantia do funcionário seja solucionada. 

O que é a norma regulamentadora NR 15 e onde requer ventilação industrial? 

A norma regulamentadora 15, conhecida como NR 15 em seus dois anexos, ambos retratam de atividades e operações insalubres. O anexo 3 da NR 15, relata os limites de tolerância ao calor, consequentemente melhorando a qualidade de ar interno do ambiente. 

Já o anexo 11, é relatada diretamente a concentrações de produtos químicos e as substâncias fortes no ambiente de trabalho, auxiliando no melhor na redução de taxa de abstenção e na renovação de ar quente e contaminado no ambiente de trabalho. 

Quais as garantias que o funcionário pode exigir ao trabalhar com produtos químicos? 

É dever e obrigação de cada corporação manter um bom ambiente de trabalho e livre de contaminações que possam interferir na saúde, segurança ou até mesmo dignidade do trabalhador. 

A exposição do funcionário seja ela diretamente ou indireta, os componentes químicos podem afetar diretamente as vias aéreas e até mesmo convulsões, afetando até mesmo no desenvolvimento de doenças graves e até mesmo terminal. 

O funcionário tem o direito e a garantia de adicional de periculosidade no seu salário como bonificação e um ambiente de trabalho digno e seguro.  

Conclusão 

Ao tratarmos de saúde do funcionário precisamos fornecer os melhores benefícios e garantias seguras para a sua saúde, principalmente ao tratarmos de poluentes químicos ou outras substâncias que prejudiquem a saúde. 

Apostar em melhores sistemas de ventilação e entre outras técnicas que beneficiem a circulação do ar e melhorem a respiração da indústria. 

Para um bom sistema de ventilação, aposte em bons recursos e equipamentos que transbordem segurança e garantia na sua indústria, confira o sistema de ventilação industrial da TecVent.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp