Engenharia de segurança e a ventilação industrial

Sumário

A ventilação Industrial desempenha papel importante nas questões relacionadas a Engenharia de Segurança.

A ventilação industrial é a medida mais efetiva na promoção da qualidade de vida em ambientes prejudiciais ao ser humano. A ventilação Industrial tem a função de evitar a dispersão de contaminantes no ambiente industrial e diluir gases e vapores evitando sua concentração.

A aplicação de sistemas de ventilação industrial previne doenças profissionais causadas pela concentração de pó suspenso no ar, gases venenosos ou tóxicos ou partículas nocivas.

Assim sendo, a ventilação é um método para se evitarem doenças profissionais oriundas da concentração de pó em suspensão no ar, gases tóxicos ou venenosos e vapores.

O conceito da ventilação industrial está baseado na movimentação do ar de forma planejada para que se possa atingir objetivos específicos no ambiente de trabalho industrial. A movimentação do ar pode ocorrer através de meios mecânicos ou natural tendo em vista que deve-se observar a dinâmica entre pressão positiva e pressão negativa no ambiente.

Métodos de ventilação que podem ser aplicados:

  • insuflação mecânica e exaustão natural;
  • insuflação natural e exaustão mecânica;
  • insuflação e exaustão mecânica.

A Engenharia de Segurança

engenharia de segurança

A Engenharia de Segurança atua na prevenção de acidentes e na fiscalização do ambiente de trabalho para garantir que as condições estão adequadas para o trabalho.

“O engenheiro de segurança do trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra risco de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos, sejam danos psicológicos. Esse profissional administra e fiscaliza a segurança no meio industrial, organiza programas de prevenção de acidentes, elabora planos de prevenção de riscos ambientais, faz inspeções e emite laudos técnicos. Assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações e os materiais e processos de fabricação utilizados pelo trabalhador. Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das companhias e dá instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual. Pode, ainda, ministrar palestras e treinamentos e implementar programas de meio ambiente e ecologia”  fonte: Guia do Estudante Abril

Conforme citado acima a prevenção dos riscos ambientais faz parte das funções do Engenheiro de Segurança do Trabalho e a Ventilação Industrial atua de forma efetiva na qualidade do ar e no conforto térmico.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp