Exaustão mecânica como funciona? 

Sumário

Você já ouviu falar em exaustão mecânica? Sabe como funciona e para que serve? Acompanhe o artigo até o final e fique por dentro de tudo o que está envolvido na exaustão mecânica. 

Além disso, vamos ver algumas vantagens de se usar a exaustão mecânica e em quais situações você deve usar esse equipamento. 

Primeiro vamos ver como funciona a exaustão mecânica e analisar suas características. 

como funciona um exaustor industrial

Exaustão mecânica, como funciona? 

A exaustão mecânica consiste em fazer a retirada do ar do ambiente através de um equipamento mecânico, retirando os elementos que poluem o ar. 

Esse sistema se dá através do exaustor que promove a remoção do ar e garante a qualidade do ar no ambiente.  

Esse equipamento é utilizado desde cozinhas e banheiros até em grandes galpões industriais, porque esses ambientes são fechados ou precisam da circulação do ar e a manutenção da temperatura do local. 

Umas das suas funções é controlar o excesso de umidade, retir odores e contaminantes do ambiente fechado substituir por um ar limpo. 

O exaustor aspira o ar de um determinado ambiente e o joga em outro local promovendo assim a circulação e renovação do ar. 

Vamos analisar agora uma das vantagens de se obter um sistema de exaustão mecânica. 

Exaustão mecânica em incêndios 

De acordo com uma pesquisa feita pelo fantástico e publicada pelo G1, mais de 90% das vítimas morreram por intoxicação respiratória quando há um incêndio. 

Os médicos explicam o que a inalação de uma grande quantidade de fumaça provoca no corpo. 

O ar entra pela boca ou nariz, passa pela traqueia, vai para os brônquios e chega aos alvéolos, que ficam no pulmão. É através dessas células que ocorrem as trocas gasosas: o oxigênio entra no sangue e o gás carbônico é retirado. Esse processo é bem rápido. 

Quando inalamos fumaça, ela faz o mesmo caminho do oxigênio e demora o mesmo tempo para chegar aos pulmões. A reação do nosso corpo é combater essas substâncias.  

As células começam a liberar enzimas, só que eles atacam as próprias células do pulmão, onde estão as substâncias tóxicas. 

A parede do alvéolo se rompe e onde deveria haver ar, passa a haver sangue. Não entra mais oxigênio e a pessoa morre. 

Tudo isso nos mostra como um incêndio pode em poucos minutos tirar a vida de muitas pessoas, o ponto aqui é: O sistema de exaustão mecânica evita que a fumaça e seus gases tóxicos tomem conta do local, fazendo a extração assim que o fogo começar. 

Exaustão mecânica em indústrias químicas 

Em algumas indústrias de seguimento químico, podemos observar que nesses locais existe um acúmulo de gases nocivos que são liberados pelos processo produtivo que podem causar desmaios e outros problemas de saúde. 

Para que não ocorra uma grande concentração de gases que fazem mal à saúde é possível instalar um sistema de exaustão mecânica que faz a troca do ar nocivo por um ar agradável. 

Uma outra desvantagem que os gases liberados pelos produtos químicos podem trazer está relacionada ao próprio edifício. Por serem corrosivos eles podem prejudicar a estrutura do prédio. 

Está aí uma grande vantagem do sistema de exaustão mecânica. Com esse sistema o ambiente não corre o risco de ser prejudicado pelos gases que saem dos da fabricação dos produtos.

Ficou com mais dúvidas? 

Como você pode observar, a exaustão mecânica pode trazer grandes vantagens para a sua empresa, seja ela uma indústria, fábrica ou comércio. 

Abaixo você pode observar todas as vantagens citadas nesse artigo: 

  • Retirada de gases poluentes 
  • Ar agradável e limpo 
  • Salva mais vidas na hora do incêndio 
  • Galpões sem gases tóxicos 

E se você quiser ver ainda mais vantagens desse sistema de exaustão você pode navegar pelo nosso blog e ler mais alguns dos nossos artigos. 

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou. 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp