Em suma, o exaustor axial remove o ar quente de dentro da indústria, criando assim uma renovação de ar no ambiente de forma mecânica. Para que a renovação de ar aconteça de forma correta é necessário um planejamento e dimensionamento do exaustor axial a ser utilizado no local de forma estratégica.
Assim, o ambiente se torna mais agradável, mais limpo e menos quente, com condições térmicas adequadas para os funcionários, não causando danos respiratórios, influenciando positivamente na saúde, e na força de trabalho dos colaboradores que diariamente estão no ambiente.
Quais os tipos de exaustores axiais?
Os exaustores são classificados em três tipos: axiais, centrífugos e eólicos e cada um com suas próprias características.
Axial: O exaustor axial recebe essa nomenclatura pela direção do fluxo de ar que criam. As suas lâminas giram em torno de um eixo, puxando o ar em paralelo para o próprio eixo e forçando o ar para fora.
Centrífugo: Sua principal característica é o rotor dentro do equipamento, que quando acionado, gira em alta velocidade realizando a sucção do ar. É recomendado para
Eólico: O exaustor eólico realiza a exaustão através da força do vento exercida em cima do telhado, possui baixa vazão e pressão e é totalmente dependente de regiões com altos volumes de ventos naturais como regiões praianas e montanhosas.
Os exaustores possuem variações para paredes, telhados e portáteis. Podem contar também com peças adicionais como dutos / tubulações, dampers e telas de proteção contra acidentes de trabalho.
Podem ser fabricados em chapas de aço carbono com pintura padrão ou especial, em polipropileno, PVC ou fibra de vidro, com hélices em alumínio, PP, nylon, materiais metálicos ou plásticos.
Possuí fácil instalação e para garantir a durabilidade do equipamento é recomendado que a limpeza e manutenção sejam realizadas periodicamente, garantindo total desempenho e o perfeito funcionamento do sistema de exaustão axial.
O que compõe um exaustor axial industrial?
O exaustor axial é composto por:
Motor elétrico: os motores são trifásicos (220/380/480v) que variam entre 0,5 a 3 CV (cavalos ou potência) de acordo com o tamanho do equipamento, além de possuírem proteção IP 55.
Hélice: A hélice é fabricada exclusivamente para os exaustores, com pás em nylon e o seu cubo de alumínio, proporcionando maior eficiência e exaustão do ar.
Corpo do equipamento: São produzidos em medidas de 400mm a 1000mm, contando com motores monofásicos e trifásicos.
Grade de proteção: A grade de proteção desenvolvida para exaustores axiais é potencialmente resistente e possui longa durabilidade, evitando acidentes de trabalho.
Afinal, quais os benefícios da renovação de ar no setor industrial?
Os exaustores axiais auxiliam no processo de renovação do ar de um ambiente fechado por meios mecânicos, visando ajudar no controle da temperatura, umidade, distribuição, movimentação e odor do ar ou é um processo de ventilação mecânica que introduz o ar de renovação do ambiente.
A renovação do ar retira o ar contaminado e realiza a inserção de um ar limpo e novo, assegurando em:
- eliminação de vapores, umidades, gases, odores desagradáveis;
- redução de riscos de infecções e alergias causados por vírus e bactérias, poluentes e etc.;
- promove um ambiente desfavorável para fungos e ácaros;
- aumento da vida útil de maquinários presentes no ambiente.
Quais os segmentos que precisam de exaustores industriais?
Indústrias e fábricas utilizam para proporcionar conforto térmico, nas mais diversas indústrias, a qualidade do ar e a temperatura precisam ter níveis saudáveis para garantir o bem-estar dos colaboradores.
Assim, projetos de ventilação são aplicados e realizados para cumprir com todas as normas. Eles ajudam a manter um espaço agradável distribuindo correntes de ar.
Indústrias alimentícias: A Ventilação Industrial na indústria de alimentos garante que o setor de processamento trabalhe sempre com pressão positiva no ambiente. A pressão positiva previne que o ambiente interno sofra possíveis contaminações.
Empresas alimentícias precisam de um ambiente com sistema de ventilação que garanta o conforto térmico, a renovação do ar e a manutenção do ambiente livre de fungos, gases, fumaças, gordura e condensação de vapores.
Indústrias automotivas: Utilizado em vários processos como nas cabines de pintura ou em resfriamento de fornos e pneus, o ventilador industrial para indústria automotiva ou automobilística, pode ser utilizada para diversas funcionalidades, como a ventilação de ambientes, a exaustão de gases e vapores, a secagem de peças e componentes, entre outras aplicações.
O ideal é escolher um ventilador industrial com capacidade e potência adequadas para a indústria automotiva, considerando fatores como a área a ser ventilada, a temperatura e a umidade do ambiente, e a natureza dos materiais e produtos envolvidos.
Fábrica de ração: É utilizado para remover odores do ambiente. É utilizado os exaustores com dampers para evitar a contaminação do ambiente.
Fale com os especialistas TECVENT e confira os melhores equipamentos do mercado industrial!
A TECVET trabalha com excelência no mercado dos exaustores axiais, proporcionando ao cliente, entre em contato com um de nossos especialistas e conheça nossos produtos.