Exaustor Axial ou centrífugo? Qual a diferença entre eles?

Sumário

Qual a diferença entre um exaustor centrífugo e um axial? Qual a melhor escolha que você pode fazer?

Não podemos negar que esses exaustores são amplamente usados no meio industrial. Na verdade, a indústria necessita de um exaustor. É claro que tanto o exaustor axial quanto o centrífugo possuem seus pontos fracos e seus pontos fortes.

Para começar pode citar que o exaustor axial apresenta mais fluxo de ar e menos capacidade de pressão, já o centrífugo tem maior pressão e menor capacidade de fluxo de ar.

Sendo assim, para aplicações não canalizadas, o exaustor axial pode ser uma boa, já que movimenta muito o ar sem muita pressão. Mas em aplicações canalizadas, em que a resistência ao ar é maior, e a pressão também, o ideal é optar por um exaustor centrífugo.

Para poder fazer a melhor escolha para a sua indústria é importante analisar como cada um funciona. Como cada um oferece tanto na climatização quanto na segurança do trabalho.

Exaustor axial

fluxo de ar exaustor axial de parede com saída reta

O exaustor axial é utilizado para ventilação e pode ser fabricado em aço de carbono. Mas, também pode ser produzido com outros materiais como o zincado e inox.

Você deve estar se perguntando? Aonde eu posso e em quais locais colocar esse exaustor? Depende do tamanho e da finalidade da aplicação, mas é ideal que você coloque em locais fechados como restaurantes, bares, lojas e pequenas, médias e grandes indústrias.

Como foi dito, esse exaustor tem como função ventilar o ambiente, retirando a fumaça e controlando a umidade e o calor.

Além disso, esse aparelho pode ser colocado em telhado e paredes possuindo ou não tubulações.

Mas antes de comprar este exaustor é necessário que você faça uma medição. Multiplique altura x largura x comprimento x troca de ar por hora para descobrir o volume do ar e assim poder escolher entre tantos modelos qual o mais adequado pra você.

Uma das coisas que levam as pessoas a escolherem este exaustor é o seu valor. Diferente dos outros exaustores, o exaustor axial sai bem mais em conta e pode te atender muito bem.

E se você escolher esse exaustor tome cuidado na hora de sua instalação. Peça ajuda a profissionais qualificados. Nós da Tecvent estamos à disposição para te ajudar.

Exaustor Centrífugo

funcionamento-de-um-exaustor-centrifugo-tecvent

Diferente do exaustor axial, o exaustor centrífugo é indicado para locais maiores como empresas de metalúrgica ou industriais maiores.

Uma outra característica é que esse exaustor pode estar em espaços submetidos a materiais corrosivos e inflamáveis, como a solda e alguns gases.

Além disso, eles podem atuar nesses ambientes como um importante insuflador de ar, em caso de ocorrência de baixa pressão e grande volume de ar.

Dependendo da pressão, os exaustores centrífugos também trabalham como aspiradores de pó e fumos de solda e corte térmico, sendo indicados, assim, para empresas que operam com esse tipo de material.

Assim como os exaustores axiais, e centrífugos podem renovar o oxigênio do ambiente aliado com o insuflamento de ar, bem como, podem exaurir-lo de dentro do espaço para a atmosfera.

Por isso, também recebem a indicação para atuação em situações em que o objetivo é climatizar o ar.

Uma de suas principais características é a alta pressão e, por causa disso, devem ser instalados nas aplicações em que possuam uma perda de carga superior a 40 mmCa.

Outro fator importante que deve ser levado em conta é que os exaustores centrífugos possuem um sistema diretor de caixa em forma espiral, possuindo um rotor radial com pás que são curvadas para trás.

Essa característica lhe permite trabalhar com altas vazões e pressões, além de baixo consumo energético.

E agora, qual escolher?

A melhor maneira de decidir isso é analisando todos os aspectos abordados neste artigo. Pense muito bem no ambiente em que você deseja instalá-lo.

E se desejar converse com um especialista nesse assunto. Fale com a gente e teremos o maior prazer em te atender.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp