Exaustor industrial: entenda a diferença entre os modelos

Sumário

Indicado para a exaustão de áreas de grandes e médios portes, o exaustor industrial renova o ar de forma rápida e constante. Além disso, com o exaustor é possível retirar resíduos como pó e fumaça da fábrica, o que é de grande utilidade em áreas da indústria com fornos, estufas, caldeiras e demais equipamentos que irradiam calor.

Para cada necessidade há um equipamento certo para promover o conforto térmico, renovação de ar no ambiente de forma eficaz. 

Conheça as diferenças entre os modelos de exaustor industrial e veja qual é o equipamento mais adequado para sua empresa.

O que é um sistema de exaustão industrial?

Sistema de exaustão é a junção de um ou mais exaustores de ar que possuem um objetivo em comum, proteção da saúde do homem, definido por um projeto de engenharia para um setor industrial, ou seja, busca solucionar problemas através da exaustão. 

exaustor damper axial tecvent
Funcionamento de um exaustor axial com damper

Outros objetivos comuns de um sistema de exaustão é a retirada de massas de ar quente, diluição de contaminantes, conforto térmico, captação localizada, retirada de fumaças industrial e de gases corrosivos,

Componentes de um sistema de exaustão

Sistemas de exaustão são compostos por um por um ou mais dos seguintes componentes:  

  • Dutos: direcionam o ar exaurido.
  • Damper: protege o ambiente da entrada de água da chuva, particulados, pequenos animais, insetos entre outros.
  • Domus: protege o ambiente da entrada de água da chuva. 
  • Coifa de ar: destinado para captação localizada de pós direto do ponto de emissão. 
  • Conjunto de acionamento: é o coração do equipamento, onde fica o motor e a hélice que realizam a exaustão da massa de ar quente e do calor excessivo.

O que é um exaustor de ar industrial?

O exaustor de ar industrial é um equipamento mecânico responsável pela movimentação do ar, com o objetivo de realizar a retirada constante de massas de ar quente, odores, particulados e poluentes de dentro do ambiente.

O exaustor auxilia na redução do calor excessivo e na circulação interna do ar. 

Os exaustores de ar industrial podem ser instalados em telhados e paredes e o seu tamanho pode variar de Ø500 cm a Ø1000 cm.

Qual a diferença entre ventilador e exaustor

Os exaustores e ventiladores podem ser muito parecidos, contudo são muito diferentes entre si.

O ventilador é um aparelho que possui como objetivo a circulação do ar do ambiente para proporcionar conforto no ambiente. Sua aplicação é bastante utilizada nas residências e em algumas indústrias. 

Já o exaustor é um equipamento destinado para a exaustão de ar, retirar o ar quente e contaminado para fora do ambiente. Sua aplicação é destinada a indústrias que precisam de potência e velocidade constante.

Tipos de Exaustores de Ar Industrial

Exaustor industrial de telhado

O exaustor de telhado, assim como o de parede, é indicado para empresas que precisam renovar o ar interno e, ao mesmo tempo, estimular a saída do ar quente, odores e gases do ambiente. Além da fácil instalação, o equipamento pode ser reposicionado em telhas com mesmo perfil e ângulo, caso seja necessário por algum motivo.

exaustor industrial de telhado

Exaustor industrial de parede

Assim como o exaustor de telhado, o exaustor industrial de parede ajuda a promover a ventilação e o conforto térmico na fábrica por meio da troca do ar e da eliminação do ar quente, dos odores e dos gases. A diferença entre os dois modelos está no fato de que este é instalado diretamente na parede das indústrias.

exaustor industrial de parede tecvent

Exaustor industrial centrífugo

Utilizado em ambientes que precisam realizar a troca de ar em grandes quantidades para não prejudicar os funcionários (o que gera, inclusive, problemas de segurança do trabalho pela ausência do conforto térmico).

exaustor centrifugo tecvent

Exaustor axial transportável mancooler

Desenvolvido especialmente para baixa pressão e vazão entre 720 e 10 mil m3/h, o exaustor axial transportável mancooler permite que a empresa direcione o fluxo de ar ao local desejado. A versatilidade do equipamento é útil tanto para retirar poluentes do processo industrial, quanto para insuflar ar em locais enclausurados.

ventilador industrial mancooler

Esse tipo de ventilador é instalado apenas após estudo in loco, já que o material do produto (Fiberglass, Aço, PVC, Polipropileno) é escolhido a partir dessa análise. O exaustor axial transportável é indicado para exaustão, arraste de gases agressivos ou particulados grossos, em áreas que precisam de resfriamento ou insuflamento, inserção de ar limpo para o ambiente ou área. Podem ser colocados no chão ou no teto.

Exaustor industrial especiais

O modelo com motor encapsulado, é ideal para utilização em ambientes com gases corrosivos. Esse tipo de exaustor pode ser instalado, por exemplo, em indústrias químicas, como fábricas de produtos de limpeza e de cosméticos.

Precisa de ajuda para encontrar a solução em exaustão ideal para seu negócio? Fale com os especialistas da Tecvent.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp