Exaustor Industrial, tudo sobre!

Sumário

Já sabe como funciona um exaustor industrial? Quer entender como esse equipamento pode te ajudar? Acompanhe o artigo até o final e já define o modelo ideal para você.

Tenho certeza que uma das suas maiores dificuldades é encontrar um sistema de ventilação que se adeque a sua necessidade.

Por isso nós preparamos esse artigo para te mostrar como funciona um exaustor industrial.

Vamos primeiro entender como funciona esse equipamento.

Exaustor industrial, como funciona?

Em grandes galpões e indústrias podemos observar a quantidade de ar poluído, gases tóxicos e assim por diante.

exaustor industrial axial de telhado
Exaustor industrial axial de telhado

Como acabar com esse ar prejudicial? É pra isso que serve um exaustor industrial. Retirar massas de ar quente e gases que são prejudiciais ao ambiente e as pessoas.

Em qualquer ambiente industrial existe a necessidade de que o ambiente seja ventilado, evitando que os maquinários fiquem excessivamente quentes.

Além disso, a concentração de substâncias tóxicas e o mau cheiro dentro do ambiente prejudica a saúde dos trabalhadores e diminui o trabalho consideravelmente.

Por isso, o exaustor industrial é de grande ajuda nesses locais. Além de equilibrar a temperatura do local.

Agora vamos ver a diferença entre um ventilador e um exaustor.

Qual a diferença entre um ventilador e um exaustor?

Podem ser muito parecidos mas são muito diferentes.

O ventilador faz a circulação do ar no ambiente para proporcionar conforto térmico. Já o exaustor ele retira o ar quente e contaminado para fora do ambiente.

O ventilador é muito usado em residências e empresas de tamanho pequeno e médio. Já o exaustor é utilizado por grandes galpões e indústrias.

Porque é importante utilizar um exaustor?

Ajudam a reduzir os níveis de humidade, os fumos e a regular os gases nos equipamentos da indústria química ou automóvel. Mas eliminar os contaminantes e poluentes do ar não é tarefa fácil!

Dentro desses contaminantes podemos incluir: névoas poluentes, fumos, gases tóxicos, solventes voláteis e poeira. 

Ao expor um ser humano a esse ambiente é de se esperar que ele tenha alguma alergia ou até mesmo um grave problema de saúde.

Quando uma pessoa tem um contato direto com esses gases, eles vão direto para o pulmão, e durante a respiração esse contaminante entra em contato com a corrente sanguínea que percorre os nossos órgãos.

Por esse motivo é ideal a instalação de um exaustor industrial. Manter a saúde dos funcionários é indispensável.

Agora vamos analisar os tipos de exaustores industriais e qual pode ser o modelo que você tanto procura.

Tipos de exaustores industriais

Existem diferentes exaustores para cada tipo de lugar. Por isso é importante saber como funciona cada um deles para achar o ideal para a sua empresa. Vamos lá!

Exaustor axial

exaustor axial móvel mancooler

Um dos mais vendidos e comercializados é o exaustor axial. Ele tem como objetivo retirar grandes volumes de ar quente. 

Ele é ideal para fábricas, centros de distribuição, cozinhas industriais, galpões e outros. Esse equipamento pode ser adaptável a parede e telhado.

Exaustor industrial de telhado

exaustor industrial de telhado com damper

O exaustor de telhado tem como objetivo a renovação do ar interno e estimular a saída do ar quente, gases e odores do ambiente. Ele possui fácil instalação e uma alta durabilidade sem grandes manutenções durante o ano.

Exaustor para gases corrosivos

Exaustor centrífugo

O próprio motor do exaustor é preparado para que não tenha contato com o gás tóxico e corrosivo.

Esse equipamento é próprio para locais com muita umidade e grandes gases corrosivos no ar. Ele garante muito mais segurança para esses locais que foram mencionados.

Exaustor industrial de parede

exaustor de parede com saída reta

Esse é muito parecido com o exaustor de telhado. Também tem como objetivo a circulação do ar, e a retirada do ar contaminante de dentro do ambiente. A diferença é que esse é projetado diretamente na parede e não no telhado.

Vamos escolher um?

Diante de todos esses exaustores que citamos aqui, você ainda pode estar em dúvida de qual é o mais indicado para a sua necessidade.

Pode ficar tranquilo, nós da TECVENT® estamos preparados para te ajudar. Por isso temos especialistas que podem tirar todas as suas dúvidas.

O que acha de entrar em contato conosco agora mesmo? Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem também irá gostar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp