Já sabe como funciona um exaustor industrial? Quer entender como esse equipamento pode te ajudar? Acompanhe o artigo até o final e já define o modelo ideal para você.
Tenho certeza que uma das suas maiores dificuldades é encontrar um sistema de ventilação que se adeque a sua necessidade.
Por isso nós preparamos esse artigo para te mostrar como funciona um exaustor industrial.
Vamos primeiro entender como funciona esse equipamento.
Exaustor industrial, como funciona?
Em grandes galpões e indústrias podemos observar a quantidade de ar poluído, gases tóxicos e assim por diante.
Como acabar com esse ar prejudicial? É pra isso que serve um exaustor industrial. Retirar massas de ar quente e gases que são prejudiciais ao ambiente e as pessoas.
Em qualquer ambiente industrial existe a necessidade de que o ambiente seja ventilado, evitando que os maquinários fiquem excessivamente quentes.
Além disso, a concentração de substâncias tóxicas e o mau cheiro dentro do ambiente prejudica a saúde dos trabalhadores e diminui o trabalho consideravelmente.
Por isso, o exaustor industrial é de grande ajuda nesses locais. Além de equilibrar a temperatura do local.
Agora vamos ver a diferença entre um ventilador e um exaustor.
Qual a diferença entre um ventilador e um exaustor?
Podem ser muito parecidos mas são muito diferentes.
O ventilador faz a circulação do ar no ambiente para proporcionar conforto térmico. Já o exaustor ele retira o ar quente e contaminado para fora do ambiente.
O ventilador é muito usado em residências e empresas de tamanho pequeno e médio. Já o exaustor é utilizado por grandes galpões e indústrias.
Porque é importante utilizar um exaustor?
Ajudam a reduzir os níveis de humidade, os fumos e a regular os gases nos equipamentos da indústria química ou automóvel. Mas eliminar os contaminantes e poluentes do ar não é tarefa fácil!
Dentro desses contaminantes podemos incluir: névoas poluentes, fumos, gases tóxicos, solventes voláteis e poeira.
Ao expor um ser humano a esse ambiente é de se esperar que ele tenha alguma alergia ou até mesmo um grave problema de saúde.
Quando uma pessoa tem um contato direto com esses gases, eles vão direto para o pulmão, e durante a respiração esse contaminante entra em contato com a corrente sanguínea que percorre os nossos órgãos.
Por esse motivo é ideal a instalação de um exaustor industrial. Manter a saúde dos funcionários é indispensável.
Agora vamos analisar os tipos de exaustores industriais e qual pode ser o modelo que você tanto procura.
Tipos de exaustores industriais
Existem diferentes exaustores para cada tipo de lugar. Por isso é importante saber como funciona cada um deles para achar o ideal para a sua empresa. Vamos lá!
Exaustor axial
Um dos mais vendidos e comercializados é o exaustor axial. Ele tem como objetivo retirar grandes volumes de ar quente.
Ele é ideal para fábricas, centros de distribuição, cozinhas industriais, galpões e outros. Esse equipamento pode ser adaptável a parede e telhado.
Exaustor industrial de telhado
O exaustor de telhado tem como objetivo a renovação do ar interno e estimular a saída do ar quente, gases e odores do ambiente. Ele possui fácil instalação e uma alta durabilidade sem grandes manutenções durante o ano.
Exaustor para gases corrosivos
O próprio motor do exaustor é preparado para que não tenha contato com o gás tóxico e corrosivo.
Esse equipamento é próprio para locais com muita umidade e grandes gases corrosivos no ar. Ele garante muito mais segurança para esses locais que foram mencionados.
Exaustor industrial de parede
Esse é muito parecido com o exaustor de telhado. Também tem como objetivo a circulação do ar, e a retirada do ar contaminante de dentro do ambiente. A diferença é que esse é projetado diretamente na parede e não no telhado.
Vamos escolher um?
Diante de todos esses exaustores que citamos aqui, você ainda pode estar em dúvida de qual é o mais indicado para a sua necessidade.
Pode ficar tranquilo, nós da TECVENT® estamos preparados para te ajudar. Por isso temos especialistas que podem tirar todas as suas dúvidas.
O que acha de entrar em contato conosco agora mesmo? Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem também irá gostar.