Muito calor em áreas de trabalho? Saiba como resolver!

Recomendamos a leitura desse conteúdo para que você descubra as melhores maneiras de resolver o problema de calor nas áreas da sua empresa
Sumário

A cena é bastante conhecida por quem precisa trabalhar em fábricas e galpões industriais: o excesso de calor em áreas de trabalho gera desconfortos, diminui a atenção dos funcionários e, claro, reduz a capacidade produtiva da indústria.

Não é difícil de se ver as temperaturas acima dos 30ºC, até mesmo no inverno. 

Em cidades mais quentes, esse problema é ainda mais cruel e pode ser o motivo para a sua empresa não estar produzindo o tanto que gostaria.

Está se vendo nessa cena e não sabe como modificar a sua realidade? 

Não precisa se desesperar, continue a leitura desse conteúdo e descubra as melhores maneiras de resolver o problema.

Por que devo investir em soluções para combater o calor?

Apesar de essa ser uma situação extremamente desagradável para os funcionários, nem sempre os gestores se atentam para essa necessidade. O calor excessivo e a baixa umidade do ar contribuem para problemas significativos tanto para os seus colaboradores, como para a saúde financeira do seu negócio, como:

Esgotamento físico

Quanto mais transpiramos, mais líquido acabamos perdendo, facilitando a desidratação. Além de ter de trabalhar em locais abafados, muitos funcionários ainda precisam usar roupas e uniformes mais pesados, o que favorece a desidratação.

Quando isso acontece, é normal que o colaborador sinta um mal estar grande, com sintomas como: fraqueza, desânimo, náuseas, dor de cabeça, pele fria, pálida, úmida e pegajosa e até desmaios.

desconforto térmico devido a calor em áreas de trabalho

Problemas respiratórios

Além de quente, muitos ambientes de fábrica ainda sofrem com a falta de umidade e a concentração de poeira. A inalação frequente desses resíduos pode colocar em risco a saúde dos seus funcionários, favorecendo o surgimento de quadros como crises asmáticas, pneumonia, dores de garganta e outros mais sérios.

Conjuntivite

O que o calor tem de relação com os olhos? 

Tudo! 

A alta temperatura e a falta de umidade faz com que o filme lacrimal passe a evaporar muito rápido, provocando coceiras e retirando a proteção natural dos nossos olhos, favorecendo o surgimento de infecções como a conjuntivite.

Baixa produtividade

É claro que, em um ambiente como esse, seus profissionais não se sentirão dispostos para produzir, e como consequência a sua linha de produção ficará cada vez mais lenta. A baixa produtividade poderá afetar a sua empresa de duas formas: obrigando você a ter de pagar horas extras aos seus funcionários, ou ainda afetando a sua distribuição de produtos para clientes e revendedores, comprometendo a imagem do seu negócio.

Aumento dos afastamentos médicos

Em condições insalubres de trabalho, a quantidade de afastamentos poderá aumentar absurdamente, fazendo com que as suas equipes passem mais tempo tratando da sua saúde, do que efetivamente trabalhando. Isso impacta diretamente no seu financeiro, reduzindo sua produção, aumentando os custos com a mão de obra parada e, muitas vezes, forçando você a fazer contratações de temporários e remanejamentos de equipes para turnos extras.

Alto turn-over

Turn-over é o nome dado para a rotatividade dos funcionários. 

Se a sua empresa não oferece condições boas de trabalho, seus colaboradores sentem-se constantemente fatigados e precisam de auxílio médico frequente, é muito provável que eles não queiram trabalhar ali por muito tempo.

Isso causa uma grande dificuldade para reter a sua mão-de-obra e talentos que são importantes para o seu negócio. O turn-over ainda aumenta os gastos com encargos trabalhistas como processos seletivos, contratações e demissões e torna difícil gerenciar o dia a dia das equipes.

Problemas trabalhistas

Não é nem preciso dizer que, em determinados setores, a preocupação com o calor nas áreas de trabalho é algo que deve estar dentro das diretrizes de segurança. Mas, muitas empresas acabam desconsiderando o conforto dos seus funcionários, o que pode gerar reclamações nos sindicatos e até processos trabalhistas quando a situação é recorrente.

Como resolver essa situação e reduzir o calor nas áreas de trabalho?

Já está convencido de que reduzir o calor nas áreas de trabalho deve ser uma prioridade para a sua empresa, mas não sabe como fazer isso? 

Hoje, existem muitas soluções interessantes que vão muito além do ar condicionado e que podem ser instaladas em qualquer tamanho, porte e atuação de empresa. Veja algumas dicas importantes e que podem lhe ajudar:

Diferenças entre exautores eólicos e saídas de ar natural

Analise a sua necessidade

Você sabe estimar qual é a sua necessidade atualmente em termos de exaustão e ventilação? 

Quais os pontos que merecem maior atenção na sua empresa e as áreas críticas que estão interferindo na sua produção? 

Será que um sistema evaporativo seria melhor do que um sistema de ventilação?

Nem sempre é fácil responder a todas essas questões e, por isso, vale a pena contar com uma assessoria especializada. Esses profissionais analisarão toda a sua empresa buscando entender a sua realidade e encontrar as melhores soluções para o seu caso, com o melhor custo-benefício.

Se você não possui profissionais técnicos para fazer estimativa, não hesite e busque ajuda especializada, garantindo que o investimento que você fará, realmente trará benefícios para a sua empresa.

Sistemas de ventiladores e exaustores

exaustores-parede-teto-tecvent

São amplamente usados em fábricas e empresas que buscam reduzir a sensação térmica e melhorar o conforto em determinadas áreas. Existem muitos modelos e tipos de ventiladores que podem ser mais ou menos indicados para o seu caso. O ideal, no entanto, é optar por aqueles que realizem, no mínimo, 20 trocas por hora.

Esses sistemas apresentam algumas vantagens importantes, como: baixo custo, baixa necessidade de manutenção, baixo consumo de energia e capacidade para retirar odores, poeira, fumaça e outros itens dos ambientes. Contudo, é preciso analisar a quantidade de ruídos e a sua necessidade de diminuição da temperatura do ambiente.

Sistemas de insuflamento

equipamentos de ventilação industrial sob medida

São aqueles sistemas de ventilação que utilizam dutos, fazendo a ventilação diretamente no local desejado. Geralmente, o processo é feito por pressão positiva por meio de um conjunto de insufladores axiais de parede que captam ar fresco e limpo e os insufla por meio de sistemas motorizados com dutos e difusores de ar, promovendo a renovação constante e trazendo uma sensação mais confortável para o ambiente.

As vantagens desse sistema são: melhora das condições de um ambiente específico, renovação do ar e sensação mais confortável para os trabalhadores.

Climatizador evaporativo

cliamatizador-tecvent

Esse é um sistema novo e moderno que permite oferecer um ótimo conforto térmico, com custo reduzido e manutenção mínima. O módulo funciona acoplado ao insuflador axial e usa a evaporação da água por meio da passagem de fluxo de ar, provocando, assim, a redução de temperatura do ambiente.

O método é muito vantajoso e capaz de substituir o ar condicionado em vários tipos de empresas, melhorando a qualidade do ar, oferecendo baixo custo de manutenção, consumindo menos energia que outros sistemas e diminuindo a temperatura do ambiente.

Saída de ar natural

Nesse método, são usadas aberturas no teto dos ambientes que devem ser estrategicamente analisadas, de modo a conseguir uma circulação de ar perfeita, melhorando a condição térmica do espaço. Para que essa solução funcione, é preciso analisar corretamente a estrutura do ambiente, as condições de geração de calor, ar aquecido, fumaça e gases.

E, então, ficou mais fácil resolver o problema do calor intenso nas áreas de trabalho da sua empresa?

Ainda tem alguma dúvida sobre esse tema? 

Entre em contato conosco!

checklist-ventilacao-industrial-tecvent


Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp