O que é a taxa de troca de ar?

Entenda o que é a taxa de troca de ar, qual a sua importância e como calcula-la!
Sumário

A taxa de troca de ar diz respeito à quantidade de vezes que certo volume de ar é totalmente substituído em um determinado intervalo de tempo e em um mesmo espaço.

Quando falamos de ambientes abertos, essa taxa é atualizada constantemente pois a força natural dos ventos se encarrega de realizar essa “troca”.

Já dentro de ambientes fechados, que é o caso da maioria das indústrias, está troca deve ser realizada por forças artificiais, como ventiladores, exaustores e etc.

Quer entender melhor o que é a taxa de troca de ar e no que ela pode impactar dentro dos seus ambientes?

Acompanhe este artigo e tire todas as suas dúvidas!

A importância da troca de ar

exemplo de troca de ar em uma linha de produção

Ter um sistema de ventilação que execute da maneira correta a troca de ar no seu ambiente é fundamental, pois assegura que este mesmo local alcance o conforto térmico ideal para todos que o frequentam, impactando diretamente na saúde, conforto e produtividade.

Em ambientes fabris, a troca de ar se encarrega também de manter o ar livre de gases e poluentes que são gerados devido aos processos industriais.

Qual o tempo necessário para a troca do ar?

Este ponto depende da metragem do ambiente, número de pessoas no recinto e tipo de sistema em questão.

Se estivermos falando de ambientes residenciais, após abrir portas e janelas, a média de troca de ar é de meia hora aproximadamente. Já no caso de ambientes corporativos, as instruções devem vir de profissionais responsáveis pelo sistema de climatização. Alguns procedimentos são feitos naturalmente ou por meio de exaustores e insufladores, dependendo do caso.

Como calcular a taxa de troca de ar?

Existe uma fórmula matemática que permite o cálculo da troca de ar: T = Q/V.

Devemos considerar:

Q é a vazão em metros cúbicos /segundo;

V é o volume em metros cúbicos;

T é a taxa de troca de ar.

A taxa de troca de ar indica objetivamente o número de trocas de volumes de ar que ocorrem a cada hora. Aliás, é importante ressaltar que para medirmos o conforto térmico de um ambiente e a própria qualidade do ar, tal medição deve considerar 60 minutos de intervalo.

Esta fórmula pode parecer simples, mas não se deixe enganar, conte com especialistas, só eles terão os equipamentos e a expertise necessária para executar de maneira correta o calculo exato para seu ambiente.

A importância de aprimorar a taxa de renovação de ar

Melhorar a taxa de troca de ar é mais do que uma necessidade para elevar a produtividade nos parques fabris. É também uma maneira de tornar as instalações mais sustentáveis e valorizar a imagem da empresa no mercado. Como as indústrias estão sujeitas a uma série de poluentes e substâncias, contar com um bom sistema para renovação do ar é fundamental para manter os níveis de salubridade, além de assegurar a qualidade do ar no local, a renovação constante proporciona também conforto térmico e impacta no rendimento dos colaboradores.

Por que se preocupar com a renovação de ar nos ambientes industriais?

Como vimos acima, a taxa de renovação é um valor que está diretamente relacionado ao conforto e bem-estar no ambiente de trabalho. Por isso, o assunto é tema de diversas pesquisas que avaliam os impactos da qualidade do ar na produtividade dos colaboradores.

Também existem normas de aberturas para construções residenciais, comerciais e industriais, a fim de assegurar a ventilação mínima necessária para manter os níveis de salubridade nos ambientes.

Entenda que monitorar a taxa de troca de ar industrial não é apenas mais um parâmetro de conforto. Esse indicativo é, sim, um componente imprescindível nas novas obras arquitetônicas e em retrofits de projetos antigos, sejam eles residenciais, industriais ou comerciais em geral.

É possível realizar a troca de ar com um sistema de ventilação natural?

Mas é claro que sim!

Na grande maioria das indústrias, os sistemas de ventilação natural são um pré-requisito para garantir um projeto eficiente de troca de ar.

Mas calma lá, para que seu sistema de ventilação natural contribua positivamente no processo de troca de ar do seu ambiente, procure por especialistas no assunto.

A TECVENT® fornece soluções em sistemas de ventilação para todo o território nacional, sempre visando o melhor para as pessoas, processos e produtos.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp