O que é condensação de ar?

Sumário
o que é condensação de ar

Sabe o que é a condensação? Quais os perigos que ela pode causar? Fique até o final do artigo e descubra!

Ter a umidade dentro de indústrias e galpões podem provocar diversos danos, tanto para a produção, quanto para as máquinas.

Aqui no Brasil, o excesso de umidade, que é a principal causa da condensação, é um problema muito comum.

Como acontece a condensação? Quais os problemas causados? Primeiro vamos ver como a acontece.

Como acontece a condensação?

Condensação é o processo de mudança de estado físico da matéria, do gasoso para o estado líquido. É o processo inverso da vaporização.

Como que ocorre? Para que o vapor de água sofra esse processo, que é a mudança de estado gasoso para líquido, é necessário que ocorra uma redução em sua temperatura até atingir o ponto de aumento na pressão a que está submetido.

O vapor de água do ar começa a voltar para a fase líquida, formando assim gotículas de água.

Como ocorre a condensação de ar na indústria?

Dois fatores importantes para a condensação no ambiente industrial: a alta umidade relativa interna e a oscilação de temperatura externa.

A umidade na indústria pode ser ocasionada por diversas condições, pode ser o vapor vindo dos processos industriais, pode ser pelos materiais armazenados, alta umidade externa devido a região em que está localizada, ou pode ser a presença das pessoas é capaz de tornar o local mais úmido.

Esse problema pode atingir fábricas e galpões localizados em litorais ou locais que possuem vegetação em volta, porque as árvores contribuem para o aumento da umidade.

No Brasil, por ser um país tropical, a condensação pode afetar bastante.

Um outro motivo que pode levar a condensação é a queda brusca de temperatura no inverno, isso pode ser preocupante para os empresários.

Isso acontece porque quando cai a noite é comum termos temperaturas mais baixas fazendo com que o vapor presente no ar condense, formando gotas de água nas superfícies do teto e até poças de água no chão.

Setores como alimentício, cosmético, papéis, farmacêuticos e outros necessitam de um rígido controle sobre o clima dentro do ambiente para que não ocorra a condensação.

Quais os problemas causados pela condensação de ar?

A condensação promovida pela alta umidade torna a atmosfera propícia ao desenvolvimento de fungos, causadores do mofo e do bolor, e a proliferação de bactérias, contaminando os produtos e gerando perdas.

Mas não são apenas estas indústrias que estão propícias a ter problemas com os fungos, eles podem afetar material orgânico como: madeira, papel, couro, tecido e vários outros.

Outro fato a se levar em conta é a corrosão devido a ferrugem em metais e peças do maquinário de produção também podem favorecer a condensação.

E o resultado pode ser que materiais elétricos e dispositivos eletrônicos são danificados pela umidade, e isso pode reduzir a vida útil desses aparelhos.

Por conta desses problemas causados pela condensação, é importante saber como evitar e como eliminar a condensação. Isso é uma questão de segurança, uma vez que o problema pode levar a acidentes e ameaças de curto-circuito.

Infiltrações também podem surgir em tetos e paredes, decorrentes da umidade do local, prejudicando tudo em sua volta.

Mas a pergunta que surge é, como resolver esse problema? Essa resposta você verá no artigo Condensação na indústria, como resolver?

Conclusão

Agora que sabemos como ocorre a condensação na indústria, podemos evitar algumas coisas que foram abordadas neste artigo.

Mas você pode tirar suas dúvidas com a nossa equipe TECVENT®, aqui nós temos profissionais qualificados dispostos a te ajudar. Gostou de saber como funciona a condensação? Compartilhe com quem também irá gostar de saber.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp