O que é, e qual é a função de um exaustor industrial? 

Sumário

Com as normas regulamentadoras, cada vez mais assertivas no mercado, o uso de um exaustor industrial no ramo de siderúrgicas e metalúrgicas tem se tornado cada vez mais necessário.

qual é a função de um exaustor

Não só pela segurança estabelecida com o uso dos exaustores, é de extrema importância que todo setor siderúrgico e metalúrgico tenha sistemas precisos de ventilação e exaustão que apresentem vantagens ao setor.

O que é um exaustor industrial?

O exaustor de ar industrial é um equipamento mecânico responsável pela renovação do ar, atuando na retirada constante de massas de ar quente, poluentes e odores do setor industrial.

Os exaustores possuem três categorias:

Os exaustores axiais são diferenciados devido a sua alta vazão de ar, facilidade da retirada do ar quente, poeiras e particulados de dentro da indústria e podem ser instalados tanto na parede quanto no telhado.

Os centrífugos são caracterizados pelo interior, que contém um rotor siroco. Sua utilização é voltada para coleta de poluentes direto da fonte de emissão.

E por fim os eólicos, a principal característica é a exaustão a base do vento, porém devido a sua baixa pressão e vazão, não é recomendado para a indústria.

Qual é a função de um exaustor industrial?

função de um exaustor industrial axial de parede com saída reta

A principal função de um exaustor industrial é o seu auxílio na redução do calor excessivo no setor industrial e na circulação interna do ar, com todas as exigências das normas regulamentadoras.

Os exaustores industriais são responsáveis por:

  • exaustão de massas de ar quente;
  • renovação de ar;
  • auxílio na qualidade de ar;
  • eliminação de impurezas.

Qual é a função de um exaustor industrial para indústrias?

No setor industrial, a função do exaustor está voltada para a renovação do ar; pelo alto índice de poluentes químicos e outras características encontradas no setor industrial; esses exaustores são aparelhos voltados para a ventilação e renovação do ar.

Qual a função de um exaustor industrial para metalúrgicas? 

A função do exaustor industrial para metalúrgicas; assim como no setor industrial também são voltados para a renovação de ar, no setor metalúrgico é produzido diversos tipos de metais de alumínios, assim como as siderúrgicas, onde são trabalhados a produção de aço e ferro. 

Como funciona um exaustor industrial?

O funcionamento do exaustor industrial é feito da seguinte maneira: o vento é succionado através do exaustor para fora do ambiente, deixando o ar do local mais arejado e confortável. Embora seja parecido em funções, o uso do ventilador industrial não enzima o uso do exaustor, eles acabam sendo complementares para um bom ambiente de trabalho industrial.

Conheça a TECVENT® – os melhores exaustores industriais!  

A TECVENT® foi fundada com a união de profissionais qualificados em sistemas de ventilação industriais e com o objetivo de desenvolver soluções eficientes que contribuem com a redução do custo operacional, com sistemas de ventilação industrial, conforto térmico e exaustores.

Entre em contato conosco e escolha o melhor sistema de ventilação industrial para a sua indústria.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp