O que é IBUTG? Entenda o significado da sigla

O Índice de Bulbo Úmido - Termômetro de Globo (IBUTG) é uma sigla, conhecida entre engenheiros e profissionais ligados à indústria. No entanto, em tempos de ambiente empresarial dinâmico/polivalente, todo profissional deve ter um entendimento básico de siglas como essa. Afinal, o que é o IBUTG?
Sumário
o que é IBUTG
Imagem de Janno Nivergall por Pixabay
Entenda o que é IBUTG e porque esse número é tão importante para a indústria.

Essa é a pergunta que responderemos neste artigo. Com efeito, como se trata de um termo técnico, será necessário uma explicação mais cuidadosa. Contudo, nos esforçamos para explicar em uma linguagem simples e compreensível até para quem não tem afinidade com a área.

Você não sabe o que é IBUTG? Então chegou ao artigo certo! Assim, continue a leitura e entenda do que esse termo trata.

O que é IBUTG? Entenda o significado da sigla

Quando se fala em medidas de temperatura, a primeira grandeza que provavelmente vem à mente é o Celsius. Essa unidade é utilizada em situações diárias, como ver as condições do tempo ou para usos na cozinha. Para aplicações desse tipo, unidades como o próprio Celsius e Fahrenheit (medida do sistema americano) funcionam bem.

No entanto, em aplicações industriais e mais técnicas, essas medidas de temperatura não se apresentam muito eficientes. Na verdade, a grosso modo, podemos dizer que elas não conseguem expressar a sensação térmica efetiva, principalmente em ambientes industriais.

Existem algumas variantes que influenciam na sensação de calor que não são medidas a partir de um termômetro comum. Entre essas, podemos citar:

  • Umidade do ar no ambiente;
  • Velocidade do ar;
  • Radiação térmica;

Juntos, esses fatores são responsáveis pela diferença entre a “sensação térmica” e a “temperatura”. Dessa forma, esses parâmetros podem contribuir para um desconforto térmico maior ou menor, mesmo sem que alteremos a temperatura do ambiente.

o que é IBUTG: entenda o que é esse índice
Imagem de Roger Rodrigues por Flickr
Temperatura medida por termômetro pode ser diferente da temperatura sentida: entenda.

Assim, para expressar melhor o estresse térmico sofrido por pessoas em ambientes, era necessário desenvolver uma nova medida. Essa deveria sintetizar as principais formas de calor que influenciam a sensação térmica.

Na indústria, tal medida teria importância ainda maior. É sabido, pois, que a sensação térmica afeta diretamente a produtividade dos trabalhadores. Além disso, a medida poderia embasar relatórios que visassem verificar a salubridade de determinado posto de trabalho.

Dessa forma, foram desenvolvidas muitas medidas para esse fim. No Brasil, a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, adotou o IBUTG como parâmetro para laudos técnicos e demais documentos. A sigla é a redução do termo Índice de Bulbo Úmido – Termômetro Global. Essa definição consta na NR-15, anexo n° 3.

Agora que você já sabe o que é que  IBUTG, entenda como calculá-lo:

O que é IBUTG: entenda como calculá-lo

Primeiramente, é importante entender que o IBUTG não se trata de uma medida de calor propriamente dita. Na verdade, trata-se de um índice, como o próprio significado da sigla define. Dessa forma, é um número que não representa um valor em si mesmo.

Portanto, para analisá-lo, é necessário estabelecer uma tabela que permita sua interpretação.  Além disso, de acordo com a aplicabilidade do índice, há fórmulas diferentes para calculá-lo. Com efeito, como nosso blog é voltado para a indústria, exemplificaremos algumas aplicações mais comuns a esse meio:

Calculando o IBUTG segundo o NR-15

Como já foi exposto, a NR-15 é uma norma reguladora que trata sobre a salubridade do trabalho. Nessa, há uma forma técnica e legalmente válida de definir se o estresse térmico sofrido durante um trabalho está nos padrões aceitáveis. A norma ainda define quando tempo de descanso é necessário para cada tipo de atividade.

A norma define duas fórmulas para se calcular o valor do IBUTG. A seguir, apresentaremos as duas bem como suas aplicações. Com efeito, a NR-15 diferencia trabalhos externos (expostos ao sol) e trabalhos internos. Dessa forma, para trabalhos externos, tem-se a fórmula:

IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg

Para ambientes internos, sem exposição direta ao sol, utiliza-se a seguinte fórmula:

IBUTG = 0,7*tbn + 0,3*tg

As variáveis (tbn, tbs e tg) tem o seguinte significado:

  • tbn = temperatura de bulbo úmido natural;
  • tg = temperatura de globo;
  • tbs = temperatura de bulbo seco.

Normalmente, para efeitos de cálculo, a temperatura dessas três variáveis é medida em graus Celsius (°C). O número resultante desse cálculo, em ambos os casos, é um número adimensional. Contudo, é comum encontrar o resultado do IBUTG em unidades de Celsius por simples convenção.

Após o cálculo do índice, é possível definir a rotina de trabalho (tempo de serviço e descanso). Para tanto, basta definir a natureza do trabalho (leve, moderado e pesado) e verificar o intervalo que compreende o valor do IBUTG. Usa-se esta tabela:

Tabela para definir rotina de trabalho

Para definir o trabalho como leve, moderado ou pesado, é necessário consultar o quadro n° 3, da NR-15. É possível ler essa tabela clicando aqui. Há ainda um software capaz de calcular o IBUTG de forma muito simples e online. Para acessá-lo, clique neste link: calculadora online de IBUTG.

Agora você já sabe o que é IBUTG e uma das suas principais aplicações. Assim, deve saber como definir os parâmetros utilizados nas fórmulas acima. Portanto, leia o tópico a seguir:

Definindo os parâmetros para cálculo

Anteriormente, cada parâmetro da equação do IBUTG era medido por um aparelho individual. Contudo, já existem equipamentos capazes de realizar as três medidas de uma vez. As principais recomendações são escolher por marcas tradicionais, conferir sua calibração e fazer a medição o mais próximo possível do posto de trabalho.

Como melhorar o IBUTG dos postos de trabalho na minha empresa?

Para garantir uma maior produtividade e preservar a saúde dos trabalhadores, é necessário investir em conforto térmico. Com efeito, esse resultado pode ser alcançado satisfatoriamente por meio de um plano de ventilação estruturado para a sua empresa.

Essa é uma das soluções que a TECVENT pode levar para a sua indústria. Quer conhecer mais sobre os nossos serviços e como nossa empresa pode ajudar na evolução da sua? Entre em contato com a nossa equipe clicando no botão abaixo:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp