O que refresca mais ventilador ou exaustor?

Sumário
O que refresca mais ventilador ou exaustor

Como você pode obter uma temperatura agradável no seu local de trabalho ou em casa? 

Em qualquer um desses ambientes é fundamental um clima agradável. 

Por isso, vamos analisar nesse artigo qual equipamento refresca mais, o ventilador ou exaustor? 

Com certeza você já sabe como funciona um ventilador, mas não existe só ele como alternativa para expulsar o calor. Os sistemas de refrigeração vão de um simples ventilador aos sistemas mais complexos de refrigeração. 

Agora vamos analisar como funciona um ventilador e um exaustor e qual deles deve fazer parte do seu dia a dia.

O ventilador refresca mesmo? 

Para responder essa pergunta vamos entender como funciona um ventilador. Quando o ventilador é ligado, as pás do ventilador deslocam o ar e criam uma corrente de vento. 

Essa corrente de vento em contato com a pele gera uma troca de calor que promove a sensação de esfriamento. 

Uma das coisas que o ventilador faz é evaporar o suor da pele, e isso faz com que elimine o calor.  

Além disso, o ventilador pode diminuir até 3 graus a temperatura do ambiente. Esse equipamento é uma das formas mais baratas e fáceis de retirar o calor do ambiente. 

O uso de ventiladores é indicado para locais pequenos, como quartos e salas. Não é indicado para o uso em cozinhas pois esse ambiente é cheio de bactérias. 

É importante saber que o uso do ventilador proporciona alívio imediato do calor e que o seu uso a longo prazo pode ser prejudicial à saúde pois o vento pode levantar a poeira e toda a poluição do ar presente no ambiente. 

Agora vamos analisar como funciona o exaustor e se ele tem a capacidade de refrescar mais que o ventilador. 

O exaustor refresca mesmo? 

O exaustor tem como objetivo a retirada do ar quente dentro do ambiente. Além disso, esse equipamento é utilizado para remover o ar em ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, mofo, fumaça e outros gases tóxicos. 

Umas das funções que chama a atenção das pessoas para o uso do exaustor, é a capacidade de eliminar gorduras e impurezas através da troca de ar.  

E essa função é de extrema necessidade para que a saúde dos colaboradores não seja afetada com o ar poluente. 

Além disso, os exaustores podem ser instalados em locais grandes como indústrias e fábricas. Quando são instalados nesses lugares a qualidade do ar contribui para manter um ambiente profissional mais agradável e produtivo. 

Por isso, quando são instalados exaustores nesses ambientes, há uma diminuição de problemas respiratórios por parte dos funcionários. 

E se você busca ainda mais qualidade no ar, o exaustor pode ser combinado com insufladores (ventiladores) com filtros que ajudam a filtrar ainda mais a poeira e o ar contaminado do ambiente. 

Agora que vimos algumas das características do ventilador e do exaustor vamos analisar as vantagens desses equipamentos. 

As vantagens do ventilador 

Os ventiladores são equipamentos muito voláteis, ou seja, você consegue encontrar variados tipos de ventiladores para variados locais. 

Por terem um preço baixo você consegue achar esses equipamentos para comprar em vários locais e de diversos preços. 

Por isso, o ventilador muitas vezes é escolhido, ele tem diversos modelos com baixo custo e baixo consumo. 

Mas você precisa ter em mente que ele não é capaz de umidificar o ambiente, ele apenas irá ventilar o ambiente e geralmente é destinado para uso doméstico. Ele ameniza o calor, trazendo alívio imediato. Para a indústria é necessário o uso de ventiladores industriais desenvolvidos por especialistas. 

Vantagens do exaustor 

O exaustor diminui a temperatura do ambiente e reduz os riscos de se ter um problema respiratório. 

Além disso, aliado a um ventilador industrial (insuflador) ele promove a corrente de ar por todo o ambiente de maneira uniforme. O vento que sai desse equipamento não é sentido diretamente pelas pessoas, por isso não provoca nenhum incômodo. 

Outras vantagens como já foi citada é retirar gases, poeira, impurezas do ambiente. 

Qual escolher? 

Agora que você já pode conhecer um pouco do ventilador e do exaustor você conseguirá observar que o exaustor se tratando remover ar quente e impurezas do ambiente ele é o mais indicado, e quem busca ventilar a indústria o recomendado são os ventiladores industriais ou a implementação de um sistema de ventilação adequado para a empresa. 

Mas você pode entrar em contato com um de nossos especialistas e tirar suas dúvidas sobre esses equipamentos. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem também está em dúvida de qual equipamento escolher. 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp