Precisa de ventilação industrial no frio?

Sumário
precisa de ventilação industrial no frio

Será que a ventilação industrial é usada somente no frio? Será que existem benefícios se for usada tanto no frio como no calor? Nesse artigo iremos abordar esses pontos.

Quando começa o inverno, sempre buscamos locais mais quentinhos e até começamos a intensificar ainda mais o chuveiro quente.

Buscamos locais quentes em casa até mesmo deixando de usar o ar condicionado, e buscamos um local quentinho até no trabalho.

E por mais que o inverno seja a época favorita de algumas pessoas, o inverno pode trazer coisas indesejadas como deixar o clima mais seco e o organismo mais vulnerável a doenças respiratórias.

Por esses motivos é de grande importância que em ambientes fechados ocorra a renovação do ar, e o equipamento de ventilação industrial é extremamente útil nesse momento.

Mas primeiro vamos entender como funciona a ventilação industrial.

Ventilação industrial, como funciona?

Durante a pandemia, o tema abordado milhares de vezes foi como conseguir segurança no ambiente de trabalho.

Logo assim que começou a pandemia foram adotadas medidas para conter o vírus, Tivemos que passar a usar máscara, aplicar álcool em gel e adotar o distanciamento social.

Mesmo com todas essas medidas, para que o ambiente realmente seja agradável de se trabalhar e que não tenha riscos de pegar um vírus é necessário implementar a ventilação industrial.

Esse equipamento é um sistema mecânico que renova o ar por meio da movimentação do mesmo dentro de ambientes usando ventiladores.

O sistema é composto por ventiladores centrífugos e axiais, dutos de exaustão e insuflamento, coletores de impurezas, filtros, dampers e abafadores de ruídos.

A ventilação industrial tem relação com a segurança do trabalho?

Sim. Em fábricas e indústrias é comum termos presente no ar gases tóxicos, fumaças, vapores, poeira e outros como esses.

Por conta desses agentes poluentes é necessário que haja um sistema de ventilação que retire esses gases.

O ministério do trabalho aprovou normas regulamentadoras que abordam a exposição dos empregadores a gases tóxicos. Para que assim os trabalhadores tenham um ambiente favorável ao trabalho.

As regras tornam o uso do equipamento de ventilação fundamental, sendo elas:

De acordo com esses regulamentos vimos a importância de se ter a ventilação industrial. Mas e em dias frios? Vamos ver isso agora.

Benefícios da ventilação industrial no frio.

A ventilação industrial cria um ambiente mais saudável e agradável. É comum em dias frios o clima ficar muito seco, e a ventilação industrial pode ajudar com isso.

Além disso, esse equipamento garantirá que todos esses gases poluentes saiam do ambiente e isso contribuirá para a boa saúde do colaborador.

Em dias frios ou quentes, a ventilação industrial é importante. É ela que garantirá um maior conforto térmico para a sua indústria.

O ar em ambientes fechados, junto à aglomeração de pessoas, eleva o risco de contágio por doenças transmitidas pelas vias aéreas. Dessa forma, garantir a qualidade do ar nos interiores é essencial para evitar danos à saúde.

A maneira mais prática de prevenção das doenças típicas de inverno é manter a circulação do ar, evitando a propagação de vírus que possam estar presentes no ambiente.

Mais que somente beneficiar os colaboradores, a ventilação natural adequada também ajuda a manter o bom funcionamento do maquinário, diminuindo a ocorrência de superaquecimento e demais problemas relacionados ao acúmulo de mofo e poeira.

Seja como for, opte pela ventilação industrial.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp