Ícone do siteÍcone do site TECVENT

Procurando por manutenção de equipamentos de ventilação? Com a Tecvent você tem muito mais!

Muito além do dinheiroMuito além do dinheiro

closeup. the wrench in the hands of the builders .the concept of professionalism

Manter o conforto térmico no ambiente industrial é extremamente importante para que a produtividade e a economia de uma organização atinjam seus melhores níveis. Contudo, além de instalar equipamentos eficientes no local, é preciso se atentar à manutenção dos mesmos, para garantir que funcionem perfeitamente. É o caso do exaustor industrial, responsável por renovar o ar dos galpões rapidamente, de forma constante.

Se você está procurando especialistas para fazer a manutenção do exaustor da sua indústria, veja nesse artigo por que a Tecvent é a empresa ideal para esse serviço.

Programa de manutenção com frequência adequada

A necessidade de manutenção do exaustor ou de outros equipamentos de ventilação industrial varia conforme a aplicação e as condições ambientais em cada fábrica. Em todos os casos a Tecvent realiza uma manutenção completa, feita por técnicos especializados.

A manutenção periódica observa diversos aspectos do exaustor:

Ruídos anormais

Causado pelo atrito das peças metálicas ou por partes soltas dentro do equipamento. Neste caso, os parafusos de fixação são apertados. A persistência do problema após esse processo significa que o que está acontecendo, na verdade, é um desbalanceamento. A Tecvent recomenda a medição do nível de ruído a cada 500 horas de funcionamento do exaustor.

Desbalanceamento

Quando o conjunto de acionamento do exaustor está desbalanceado, passa a ocorrer uma vibração das hélices e ruídos em tons graves. O resultado disso é o dano causado aos rolamentos e, consequentemente, a perda das hélices e do motor.

Vibrações

Nessa etapa da manutenção, os especialistas da Tecvent verificam o estado das conexões e suportes, peças de sustentação, damper’s sob pressão e elementos filtrantes (se for o caso), a fim de devolver a estabilidade ao equipamento e a seus acessórios. O recomendado é que a medição do nível de vibração ocorra a cada 500 horas de funcionamento do equipamento de ventilação.

Inspeção de corrosão

Deve ser realizada semestralmente.

Teste de escuta e teste de temperatura

realizados com o objetivo de avaliar as condições de trabalho dos rolamentos do exaustor em funcionamento (indicando falta de lubrificação ou partículas estranhas no produto) e averiguar se a temperatura está muito alta ou com variações bruscas no exaustor.

Checagem da rotação

Realizada para confirmar se o sentido do giro das hélices do exaustor está correto.

Limpeza

Feita conforme a necessidade de cada empresa. Diariamente, no caso de ambientes higiênicos (como indústrias alimentícias); semanalmente (em ambientes agressivos) e mensalmente (em ambientes normais).

Com a manutenção preventiva é possível reduzir as paradas do sistema, que podem levar a grandes prejuízos para a indústria, e também prolongar a vida útil dos equipamentos de ventilação industrial.

Precisa de manutenção nos equipamentos de ventilação da sua indústria? Fale com a Tecvent e solicite um orçamento.

Sair da versão mobile