Quais os equipamentos utilizados para promover uma boa taxa de troca de ar?

Tire suas dúvidas sobre a taxa de troca de ar e os equipamentos utilizados para executar a mesma.
Sumário

Existem vários tipos de equipamentos utilizados para promover uma boa taxa de troca de ar, contudo, não podemos esquecer de sempre levar em conta o tipo de atividade exercida no local, a quantidade de pessoas que circulam no mesmo e uma série de outros fatores.

A troca de ar possui um papel importantíssimo em todos os tipos de ambientes, é claro que existe uma questão térmica relacionada ao assunto, porém, quando falamos principalmente de ambientes industriais, se faz necessário ter um rígido controle que atue na prevenção de possíveis contaminações devido aos processos industriais.

Resumidamente, a taxa de troca de ar é necessária para executar a retirada de ar contaminado e realizar a inserção de um novo ar, fresco e limpo no ambiente, contribuindo com a diminuição do nível de contaminantes nas fábricas e indústrias.

Quer entender melhor sobre a taxa de troca de ar e quais equipamentos são utilizados para executar a mesma?

Continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que é a taxa de troca de ar?

A taxa de troca do ar está associada ao número de vezes que um determinado volume de ar é totalmente renovado em um dado intervalo de tempo.

É importante salientar que esta taxa é indicada em trocas por hora, ou seja, o número de vezes que o volume de ar de um ambiente é inteiramente trocado a cada hora. Esse é o parâmetro mais importante para calcular as aberturas necessárias em um projeto de ventilação.

Além disso, somente com uma taxa de troca de ar ideal é possível manter o conforto térmico e a qualidade do ar em ambientes internos.

Quais equipamentos são utilizados para promover a taxa de troca de ar?

Como vimos descrito acima, a taxa de troca de ar possui uma grande influência no conforto térmico do ambiente, visando trazer sempre mais segurança a todos que frequentam o local, bem como aos equipamentos.

Ter um ambiente controlado, é fundamental para aumentar a saúde das pessoas e a qualidade produtiva. Para isso existem diversos equipamentos e soluções que podem ajudar a suprir essa necessidade, confira os principais.

Insufladores Axiais

Insuflador axial promove troca de ar
Insuflador Axial de Parede

Os insufladores axiais de telhado proporcionam uma rápida troca de ar no ambiente, diluindo a concentração do ar quente contaminado devido à pressão positiva.

O objetivo dos insufladores axiais é captar o ar fresco e limpo externo do ambiente através de um motor com hélice, direcionando o fluxo de ar para outro duto inferior e distribuindo o ar pelo difusor, encaminhando o ar fresco e limpo para dentro do ambiente.

As principais características do Insuflador Axial são:

  • Proporcionar conforto térmico através de ventilação sensitiva (ar fresco, limpo e renovado);
  • Realizar a renovação do ar quente e contaminado dentro do ambiente;
  • Executar uma pressurização, que dilui o calor e contaminantes;
  • Promover ventilação de ar fresco e limpo com controle e direcionamento do ar, sem influenciar no processo produtivo;

Exaustores Industriais

Exaustor Axial promove taxa de troca de ar
Exaustor Industrial de Telhado

Os Exaustores Industriais são equipamentos motorizados utilizados para a exaustão de grandes áreas, promovendo a renovação constante do ar de forma rápida.

Esses equipamentos são muito utilizados para garantirem o conforto térmico de áreas industriais ao redor de fornos, estufas, caldeiras ou qualquer local onde existam equipamentos que irradiam calor.

Os exaustores industriais geralmente são aplicados em processos que realizam a retirada de resíduos, como pó e fumaça em geral, impedindo que estes resíduos se espalhem pela fábrica.

Uma grande vantagem dos exaustores industriais é que eles podem ser adaptados a qualquer telhado ou parede, e possuem design simples e discreto, proporcionando leveza visual ao ambiente.

Saídas de Ar Natural

Funcionamento Air Lux saída de ar natural tecvent
Funcionamento Air Lux

As saídas de ar natural devem ser projetadas para a perfeita circulação do ar no ambiente, evitando o acúmulo de ar quente e represado no local.

Levem em consideração que nem sempre as saídas de ar natural são equipamentos a parte, como lanternins (Air Lux) e a fins, elas também podem ser aberturas estruturais pensadas e planejadas por especialistas.

O objetivo das saídas de ar natural é permitir a passagem de ar quente e odores, evitando o acúmulo do calor e melhorando simultaneamente as condições de ventilação;

Ambientes climatizados devem se preocupar com a taxa de troca de ar?

Entenda que se preocupar com a taxa de troca de ar em ambientes climatizados é extremamente importante e não apenas pela produtividade!

A falta da renovação de ar em ambientes climatizados propícia a disseminação de vírus e bactérias, ocasionando mais faltas e menos produtividade nos ambientes corporativos. Tenha em mente que muitos equipamentos de climatização não realizam a função de renovação de ar, fazendo com que o ambiente fique com um ar pesado e represado, agravando os problemas já mencionados acima.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp