Quais os principais tipos de exaustores industrias?

Sumário

Nos dias atuais, a indústria moderna passou a dar maior importância aos seus colaboradores e um dos caminhos tomados para se proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar foi o aperfeiçoamento dos sistemas de ventilação e exaustão.

Hoje falaremos de um componente importantíssimo dentro de um sistema de ventilação, os “Exaustores”.

Parte vital dentro do sistema de ventilação, os exaustores são responsáveis por executar a retirada do ar, manter o conforto térmico, auxiliar no equilíbrio da temperatura e remover o ar contaminado de dentro dos ambientes.

Vamos passar pelos tipos de exaustores recomendados pela TECVENT® e entender sobre cada um deles.

Exaustores Axiais

Os exaustores axiais são projetados para executar a renovação do ar no interior dos ambientes e pode ser aplicado de duas maneiras, no telhado e na parede.

exaustor-tecvent-telhado-damper

O Exaustor Axial de telhado é um modelo de fácil instalação, que permite a realocação do equipamento em telhados com o mesmo perfil de telha, ângulo de inclinação e características de construção, é fabricado em PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro), possuí alta resistência mecânica e baixo peso, equipamento muito empregado no conforto térmico.

Este exaustor é eficiente na remoção dos bolsões de ar quente que ficam represados abaixo do telhado. Lembrando que a tendência natural do ar quente é subir e ficar represado abaixo do telhado, formando bolsões de ar quente.

O Exaustor Axial de telhado possuí o mesmo princípio de funcionamento dos exaustores de telhado, porém, são instalados nas paredes dos galpões, a fim de promover uma troca rápida do ar ambiente. 

Com a utilização do exaustor industrial de parede é possível fornecer ar limpo em diferentes tipos de ambientes fechados. 

Excelente aliado para permitir a circulação de ar em grandes ambientes ou ambientes com pouca ventilação. Eles devem ser instalados o mais alto possível e podem também ser instalados em janelas, vitrais ou até mesmo em largas tubulações. 

Exaustores Centrífugos

Utilizado em processos que exigem a exaustão localizada com altas pressões, o exaustor centrífugo evita o acúmulo de sujeira ou elementos que prejudiquem os colaboradores. Esse modelo é indicado para eliminar gases, materiais inflamáveis e corrosivos do local de trabalho, podendo ser instalado diretamente em máquinas que liberam esses itens prejudiciais ao ambiente ou com utilização de coifas e tubulações.

Entendemos que existem vários tipos de exaustores, mas para que eles servem afinal?

Basicamente, os exaustores industriais são utilizados para a remoção do ar viciado, fumos ou maus cheiros. 

Também são responsáveis pelo tratamento dos gases e vapores resultantes da cocção. Este tratamento pode se dar pela exaustão e depuração dos gases.

Suas vantagens são:

  • Minimizar custos de investimento e operação;
  • Trazer maior conforto térmico ao ambiente;
  • Evitar a disseminação de doenças; 
  • Eliminar gases, maus cheiros, vapores e partículas nocivas a saúde;
  • Aumentar a produtividade dos funcionários;
  • Ajudar na conservação de máquinas e equipamentos.

Dentro de tantas possibilidades e aplicações, como sei qual é o exaustor ideal para o meu ambiente?

Antes de fazer qualquer escolha, é de extrema importância entender que este equipamento necessita de estudos, saber a atividade exercida no ambiente, o dimensionamento do local e outros.

Busque sempre especialistas e saiba que a TECVENT® é referência em sistemas de ventilação e exaustão no Brasil, não deixe de entrar em contato e tirar suas dúvidas.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp