Quais os riscos que ambientes sem um sistema de ventilação adequado causam a saúde?

Vamos entender quais os riscos que estes ambientes podem acarretar se eles não tiverem o devido cuidado com a troca de ar.
Sumário

Galpões, escritórios, pavilhões…

A indústria se utiliza desses locais fechados e eles geralmente abrigam seus colaboradores por muitas horas. A falta de circulação do ar no interior desses recintos compromete até mesmo o conforto térmico do ambiente e pode causar diversos malefícios à saúde.

Locais fechados, com pouca ventilação, aglomeração de pessoas e baixa circulação de ar favorecem a dispersão de vírus e bactérias responsáveis por várias doenças respiratórias. Inclusive, passamos por tempos difíceis, onde a chegada do coronavírus no Brasil nos faz ficar ainda mais em alerta para as medidas preventivas.

Vamos entender quais os riscos que estes ambientes podem acarretar se eles não tiverem o devido cuidado com a troca de ar.

Transmissão de doenças em ambientes fechados

A falta de renovação do ar em ambientes fechados favorece o contágio de doenças respiratórias, podendo ocasionar uma série de riscos à saúde dos colaboradores, algumas das doenças transmitidas são:

A ocorrência dessas doenças respiratórias aumenta de acordo com fatores locais, ou seja, além de ser extremamente necessário um sistema de ventilação que execute perfeitamente a troca de ar no ambiente, deve-se também levar em conta, as atividades exercidas no local.

Com a disseminação do coronavírus no Brasil, intensifica-se o alerta para a necessidade de prevenção dessa e das demais doenças transmissíveis pelo ar.

Como ocorre a propagação de doenças respiratórias em ambientes fechados?

As doenças respiratórias são causadas por agentes infecciosos (vírus e bactérias) que provocam danos ao nosso sistema respiratório.

Em espaços com pouca ventilação ou que utilizam apenas sistemas de ar-condicionado, seus micro-organismos tendem a permanecer no ambiente, desencadeando infecções nas pessoas mais propensas.

Outros fatores, como poeira, fumaças e gases poluentes presentes no ambiente, também contribuem para o surgimento e a dispersão de doenças respiratórias em ambientes fechados.

A ventilação natural evita a propagação de doenças respiratórias?

A ventilação natural não só evita como se tornou uma importante aliada a prevenção de doenças respiratórias, pois possibilita a renovação constante do ar em escritórios e indústrias, minimizando os riscos de transmissão através da manutenção de qualidade interna do ar e do conforto térmico em ambientes industriais.

A troca de calor entre o espaço interno e externo com facilidade reduz as chances de proliferação de vírus, aumenta a sensação de bem-estar e permite a saída de substâncias e gases nocivos provenientes do processo de produção industrial.

E a ventilação mecânica?

Basicamente, a ventilação mecânica tem a mesma funcionalidade que a ventilação natural, o que muda é que são utilizados equipamentos que necessitam de energia elétrica.

Este tipo de equipamento é muito utilizado em empresas que necessitem de maiores esforços na dispersão de gases e odores.

O fato de precisar utilizar energia elétrica para que seus equipamentos funcionem, não tira o mérito em sua tratativa e combate a propagação de doenças respiratórias, muito pelo contrário, um sistema de ventilação bem arquitetado e planejado só trará benefícios para todos que vivem no ambiente em questão, além de impactar diretamente no bem-estar e na qualidade de vida.

Como acabamos de acompanhar neste artigo, em galpões ou edifícios industriais, a presença e o acúmulo de gases, poeiras e fumaças, derivados por vezes do próprio processo produtivo, tende a comprometer a qualidade do ar interno, entenda que a eliminação desses compostos depende da renovação constante do ar.

Um sistema de ventilação corretamente implementado, além de inibir a proliferação de doenças respiratórias, aumenta a qualidade do ar e o conforto térmico, eliminando os gases e demais substâncias nocivas presentes no ambiente.

Esses fatores promovem a satisfação dos colaboradores, impactando diretamente na produtividade.

A manutenção da qualidade do ar é fundamental para garantir a salubridade do ambiente industrial.

A TECVENT® é líder no segmento de ventilação e exaustão industrial e trabalha para garantir aos seus clientes ambos de maneira prática e sem esforços, minimizando a necessidade de sistemas de ar-condicionado e seus consequentes gastos com energia.

Entre em contato e se surpreenda com nossas soluções!

TECVENT®, inovação em sistemas de ventilação e exaustão.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp