Qual o objetivo da ventilação industrial?

Sumário

Talvez você ainda não tenha parado para pensar nos objetivos da ventilação industrial. Fique até o final do artigo e veja quais são os objetivos da ventilação industrial.

já não é novidade pra ninguém saber que existe a ventilação de forma planejada e de forma natural.

E é comum nas indústrias a entrada de ar natural não ser suficiente para atender as normas ABNT.

Por isso é normal procurarem a ventilação industrial para suprir essa necessidade. Então para começarmos a entender os objetivos por trás da ventilação industrial vamos primeiro ver o que a segurança no ambiente de trabalho tem a ver com essa ventilação.

Ventilação industrial e a segurança no trabalho

Vapores, poeiras, gases são alguns poluentes que estão presentes dentro das indústrias.

Essas substâncias são nocivas à saúde humana e podem trazer sérios prejuízos, por isso precisam de uma atenção especial.

Outro fator preocupante é a exposição a altas temperaturas sem que haja uma válvula de escape.

Então para que haja um ambiente devidamente qualificado para bons trabalhadores o ministério de trabalho fez algumas regulamentações.

  • Norma regulamentadora 15(NR 15) – atividades e operações insalubres – anexo 3: trata dos limites de tolerância para a exposição ao calor.
  • Norma regulamentadora 15 anexo 11: estabelece limites de tolerância à exposição de agentes químicos, caracterizando insalubridade quando esses níveis são atingidos.
  • Norma regulamentadora 15, anexo 12: estabelece limites de tolerância à exposição de poeiras minerais.

Estar por dentro dessas regulamentações e colocá-las devidamente em ação garantirá com que os trabalhadores tenham saúde.

Agora que já analisamos esses pontos importantes vamos falar sobre o objetivo principal dessa ventilação industrial.

Qual o objetivo da ventilação industrial?

O objetivo principal é retirar o ar poluído e cheio de contaminantes de dentro de grandes e pequenas indústrias ou locais que possuem poeiras, gases, fumaça em grande quantidade.

Deixando assim o ambiente agradável aos trabalhadores. Além disso, garantir trocas de ar para que o ambiente não fique muito quente.

Talvez você pense que não é necessário se preocupar com esses ambientes, mas existe uma diferença muito grande entre manter o bem estar de um escritório e uma instalação industrial.

Dentro de um escritório você não precisa retirar gases e fumaças.

Já em uma instalação industrial a ventilação do ambiente tem por finalidade controlar concentrações de contaminantes e poluentes.

Agora vamos analisar algumas características dessa ventilação.

Características da ventilação industrial

Simplesmente renovar o ar em uma indústria significa que ela se tornará salubre. É necessário que o ar seja distribuído de tal forma que a taxa de contaminante seja a mesma em todos os pontos.

Por isso que a ventilação industrial é tão importante. Ele faz exatamente isso.

Outro ponto a se levar em conta é quando você expõe uma pessoa a uma concentração excessiva de um ar contaminante, ela pode sofrer envenenamento na hora ou de forma gradual.

Fazendo assim com que a pessoa passe mal ou venha a ter alguma doença.

A tolerância do organismo quando exposto a certos tipos de contaminantes varia muito e depende de cada substância. Uma pessoa normal em um dia de trabalho consome em média 10m de ar.

Sendo assim, concluímos que a pureza do ar está ligada intimamente à saúde dos trabalhadores.

Conclusão

Depois de analisarmos o objetivo e algumas características dessa ventilação você deve estar se perguntando se deve ou não instalar esse equipamento.

Se você desejar conversar com um especialista nesse assunto, fale com um de nossos profissionais. Eles te ajudarão a tomar uma boa decisão.

Além disso, pense em tudo o que falamos aqui nesse artigo. A ventilação industrial garante que sejam cumpridas as normas de segurança do trabalho e traz benefícios para a empresa, até impactando os resultados devido ao aumento da produtividade.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp