Qual temperatura é considerada normal para se ter conforto térmico industrial?

Sumário

É comum que indústrias e empresas tenham dúvidas quanto a melhor solução para a ventilação do ambiente, e qual é a temperatura ideal para que os funcionários possuam conforto térmico.

Para entender qual é a temperatura considerada normal para se ter conforto térmico industrial, elaboramos este artigo para explicar os processos térmicos envolvidos no ambiente de trabalho e quais são as melhores soluções. Confira!

Temperatura normal para o conforto térmico industrial

Normalmente, em grandes ambientes fechados, como supermercados, oficinas, indústrias, etc., a temperatura interna é mais elevada. Isto por conta do calor e umidade gerado pelas pessoas, equipamentos, luminárias, processos produtivos e aquecimento do telhado e paredes pela radiação solar, entre outros.

Pelos princípios físicos da radiação/reflexão e absorção, quanto mais escura a cor do telhado e das laterais do local, menor será a reflexão e maior a absorção da radiação solar. Seguindo a lógica, quanto mais clara a cor do telhado e laterais, maior será a reflexão e menor a absorção da radiação solar.

Em um ambiente industrial, se a temperatura externa é de 29°C, a temperatura interna deve se encontrar em torno de 36°C. Se houver ventilação para a retirada do calor, é possível diminuir a temperatura para até 31°C, conseguindo reduzir em + – 5°C. Isso porque com a exaustão do ar interno, o ar será renovado pelo ar externo (27°C) através de aberturas.

Mas, como as atividades internas da indústria não param, assim como o calor irradiado pelo telhado e paredes, o ar não consegue alcançar a temperatura que traz a sensação térmica confortável para o ser humano (23ºC).  

Solução para alcançar a temperatura normal e conforto térmico industrial

O calor provocado pelo processo produtivo aquece o ar interno, e esse calor sobe criando bolsões na parte mais alta do ambiente. Para acabar com este problema existem várias soluções em ventilação industrial, como insufladores axiais, exaustor industrial além da saída de ar natural.

A figura abaixo representa uma industria alimenticia, nela é possível compreender melhor como funciona um sistema de ventilação industrial com foco em renovação de ar, proporcionando conforto térmico aos colaboradores.

Exemplo de um sistema de ventilação industrial para redução de temperatura em uma indústria alimeticia
Exemplo de um sistema de ventilação em uma indústria alimenticia

O sistema de ventilação capta o ar externo através do equipamento insuflador industrial com caixa filtro, filtrando o ar e impedindo a entrada de sujidades dentro do ambiente. Com a pressão e a velocidade da entrada do ar proporcionado através do equipamento, o ar quente é empurrado para o outro lado do galpão, onde foi instalado o exaustor de parede com damper.

O exaustor de parede com damper possuí alta vazão de ar, realizando a retirada do ar quente que está represado dentro do ambiente para o lado de fora. Este equipamento, o exaustor, é equipado com damper sob pressão, que impede a entrada de poluente, insetos e animais dentro do ambiente.

Conte com especialistas para ter uma temperatura adequada no galpão industrial

Se sua empresa está procurando por soluções em ventilação industrial, a TECVENT® desenvolve projetos de acordo com as necessidades de cada cliente. Os projetos são elaborados por profissionais especializados que asseguram o retorno do investimento, e pouca manutenção posteriormente. Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp