Saiba quais os riscos gerados pelo calor excessivo no ambiente industrial e como isso pode atrapalhar o setor industrial

Sumário

Sabemos que um dos maiores problemas do setor industrial é o calor excessivo causado pela alta temperatura dos maquinários e pela grande concentração de funcionários em um mesmo lugar.  

Segundo a Norma Regulamentadora 15 – (NR 15) anexo 3, deixa explícito em quais condições o ambiente de trabalho deve estar, respeitando a dignidade e saúde dos seus funcionários e indicando qual o índice de ‘’tolerância’’ de calor para o setor.  

A NR 15 é direcionada para atividades e operações insalubres com impacto de agentes insalubres sobre a saúde, como agentes químicos, ruídos, calor ou frio excessivos, podem ser um agravante para o setor.  

Neste artigo, iremos enfatizar quais os riscos gerados pelo calor excessivo no ambiente industrial e como isso pode ser prejudicial para o setor industrial!

calor excessivo no ambiente industrial
Foto de Magda Ehlers no Pexels

Quais os ricos gerados pelo calor excessivo na indústria?

Cansaço dos funcionários

Um dos riscos gerados pelo o calor excessivo no setor industrial é o cansaço extremo dos funcionários, afetando assim a produtividade e pro-atividade dos mesmos no setor.

Com este alto índice de temperatura é comum e recomendado que a indústria pare a produção do setor, até a volta de um ambiente agradável e digno para todos, o que eventualmente proporciona à indústria uma queda no seu plano orçamentário pela falta de produtividade.

Problemas e riscos a saúde dos funcionários

Obviamente que o plano orçamentário da industrial não é o único pensado até aqui, a alta temperatura e um grande índice de calor excessivo também são um dos fatores mais prejudiciais à saúde dos funcionários, tanto a física quanto a mental.

De acordo com alguns estudos, a irritabilidade pode ser causada pela alta temperatura e o calor excessivo do local, encadeando também outros problemas como a ansiedade e até mesmo a claustrofobia, depressão, falta de concentração e fraqueza.   

Além dos problemas emocionais, o calor excessivo pode ser um fatores de alguns problemas físicos, como desmaios, cansaço, perda de ar e queda de pressão, por isso, apostar em um bom sistema de ventilação industrial é o melhor a se fazer para a saúde do setor.

Danos nos maquinários

O calor excessivo e até mesmo o alto índice de temperatura no setor industrial pode causar não só um risco para a saúde dos funcionários, como também pode ser um dos principais motivos pelos danos e perdas de maquinários do setor industrial, causando assim uma certa crise de produção e até mesmo uma falta orçamentária para repor outros maquinários.

Multas

Como já relatamos acima, as normas regulamentadoras são bem seguras e confiantes para todos os setores quando o assunto é assegurar a saúde dos colaboradores de todas as áreas, sendo assim, as empresas/industriais que não seguirem as recomendações das normas regulamentadoras são penalizadas e multadas pelo Ministério do Trabalho. 

Sua penalidade é voltada para o embargo da obra ou interdição do estabelecimento, máquinas ou equipamentos. 

Evite o calor excessivo no industrial com os projetos de ventilação industrial TECVENT®

Aqui na TECVENT®, nós resolvemos o seu problema de ventilação industrial, com projetos 100% personalizados para a solucionar os problemas da sua indústria.

Confira as nossas informações sobre as vantagens do projeto industrial TECVENT® e garanta  conforto térmico para os seus funcionários, entre em contato conosco e confira as condições especiais para a sua empresa.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp