Sala de baterias: Saiba como evitar os perigos das concentrações dos metais pesados

Sumário
sala de baterias - metais pesados
Foto de Hilary Halliwell no Pexels

Alguns metais podem causar prejuízos ao meio ambiente e também para a saúde das pessoas. No entanto, nem sempre é fácil evitar a contaminação de metais pesados, pois existem diversas medidas a serem tomadas com o objetivo de assegurar que isso não aconteça.

Por outro lado, caso consiga evitar o excesso de concentração de metais torna-se possível garantir a preservação do meio ambiente e também ter uma melhor saúde no cotidiano. Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacamos como evitar a contaminação por metais pesados e também como minimizar o impacto deles no meio ambiente.

Como evitar a contaminação por metais pesados?

Antes de abordarmos sobre como evitar a contaminação, é necessário destacar o que são os metais pesados. Eles fazem referência aos elementos da Tabela Periódica nos quais o número atômico é superior a 20. Entre os principais exemplos estão o mercúrio, chumbo, níquel, alumínio, cádmio e prata.

Para evitar o contato com materiais pesados e também diminuir o impacto desses metais no meio ambiente, o melhor caminho é fazer escolhas conscientes na indústria. Entre as principais estão:

  • não usar recipientes com tinta com chumbo na fabricação de produtos ou mesmo como matéria-prima;
  • fazer a ventilação da sala de baterias;
  • fazer o descarte adequado de pilhas e baterias.

Que tipo de população sofre mais risco de se intoxicar com metais?

Em geral, os idosos e as crianças são mais vulneráveis em relação às substâncias tóxicas, incluindo os metais pesados. A principal fonte de exposição a esses materiais são justamente os alimentos.

Na indústria, os colaboradores que frequentam as salas de baterias estão mais vulneráveis a essa situação, pois eles podem ser contaminados pelos metais dispersados pelo ar.

Como evitar os perigos na sala de baterias?

Nas indústrias, as salas de baterias, na maioria das vezes, são as baterias elétricas (como as que vão em carro ou moto) ligadas em série. Elas são utilizadas como uma fonte de energia reserva caso a luz caia, mantendo os equipamentos principais em funcionamento antes de ser ativado um gerador.

Nesse cenário é muito comum essas baterias, com o passar do tempo, comecem a liberar os metais pesados, o que contribui para a contaminação do ambiente.

Por isso, é fundamental fazer a ventilação deste ambiente, pois essa prática retira e faz o tratamento dos metais de forma segura. Com isso, não há a contaminação do ambiente e torna-se possível proporcionar uma renovação do ar e um ambiente mais seguro.

Como podemos perceber, evitar os perigos das concentrações de metais é fundamental. Por esse motivo, procuramos apresentar algumas dicas para você neste conteúdo para que você possa evitar os perigos do excesso de concentração desses materiais da forma mais eficiente e eficaz possível.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp