Segurança do trabalho e os tipos de ventilação industrial

Saiba tudo sobre como funciona o setor de segurança do trabalho na ventilação industrial
Sumário

Está em dúvida de como manter uma boa ventilação na sua indústria e em como isso irá ajudar no funcionamento e na produtividade dos seus funcionários? Veja quais as relações entre uma boa ventilação mecânica e a segurança do trabalho!

Quais são as principais atividades da segurança do trabalho?

segurança do trabalho e a ventilação industrial
Foto de ThisIsEngineering no Pexels

A segurança do trabalho tem como principais atividades a proteção e a preservação da saúde e segurança dos trabalhadores, assim como a conscientização dos mesmos no cumprimento de regras e até mesmo procedimentos, treinamentos e prevenção de possíveis acidentes trabalhistas.

Os profissionais desse setor contam com uma boa diversidade, entre eles enfermeiros, técnicos especializados, médicos e até mesmo uma equipe especialista em engenharia de segurança do trabalho.

Quais as funções ou atividades devem ser prestadas pelo o técnico de segurança do trabalho?

As funções ou atividades que devem ser prestadas pelo o técnico de segurança do trabalho, consistem na elaboração de laudos técnicos, laudos de segurança, análises e programas e treinamento de prevenção de acidentes, fiscalização do ambiente onde o serviço será prestado e como será realizado, campanhas de saúde socioemocional entre outros.

O que é a segurança no trabalho?

Segurança do trabalho é um conjunto de termos e normas que tem como objetivo a garantia da saúde e segurança dos trabalhadores. Essa categoria permite que os trabalhadores mantenham condições seguras e apropriadas de trabalho.

Qual é o principal objetivo da segurança do trabalho?

O principal objetivo da segurança do trabalho é a garantia e segurança do trabalhador, como o próprio nome já diz, seu principal objetivo é que o trabalhador mantenha um ambiente de trabalho digno e seguro.

Qual a relação entre ventilação industrial e segurança do trabalho?

A relação entre os sistemas de ventilação industrial e a segurança do trabalho são os efeitos que o contato direto ou até mesmo a contaminação dos produtos pode afetar a saúde ou colocá-la em risco a vida dos trabalhadores.

Ou seja, este assunto é muito pertinente e requer uma atenção dobrada dos técnicos, principalmente quando há contato direto com alguns poluentes ou produtos químicos de forma direta.

O que são e para que servem os sistemas de ventilação?

Os sistemas de ventilação servem para aliviar os níveis de temperatura e umidade da indústria, removendo também elementos poluentes como ar de fumo ou até mesmo odores do ambiente industrial.

Quais podem ser as origens dos contaminantes no processo de ventilação?

As origens de contaminação dos processos de ventilação se dão pela não filtragem dos ares, empresas de grande porte necessitam de qualidade e ventilação interna, os funcionários que atuam em ambientes fechados, não podem inalar contaminantes, produtos químicos ou até mesmo com toxicidades.

Precisando de um bom sistema que ventile e cumpra de forma adequada a renovação do ambiente, protegendo e prevenindo os riscos de contaminação por meio desses poluentes.

Para que esse ambiente seja limpo e arejado frequente, a segurança do trabalho criou a NR 12, a norma regulamentadora, situada como um conjunto de operações seguras direcionadas para manutenção, instalação e operação de máquinas no ambiente de trabalho.

O que é a NR 12?

A NR12, norma regulamentadora visa a proteção e a integridade física dos trabalhadores, estabelecendo os mínimos requisitos para a prevenção de acidentes e até mesmo doenças que possam ser adquiridas durante o manuseio das máquinas ou na sua exportação, fábrica ou até mesmo na comercialização.

Oferecendo cursos, treinamentos e até mesmo capacitações para que o funcionário se mantenha íntegro e adepto para exercer funções e manusear maquinários.

Quais os tipos de ventilações industriais?

  • Ventilação natural
  • Ventilação geral diluidora (ou ventilação mecânica)
  • Ventilação exaustora

Os três tipos de ventilações industriais são, a ventilação natural que não é um sistema mecânico, essa ventilação pode ser feita na estrutura do imóvel, permitindo a circulação do ar de forma natural.

Já a ventilação geral diluidora é uma espécie de sopro que tem como objetivo expulsar o ar que possivelmente pode vir a contaminar o ambiente, deixando livre de contaminantes e possíveis poluentes.

A ventilação exaustora, é o considerado o maior sistema de prevenção de contaminantes, seu sistema é o mais completo e seguro de ventilação industrial, evitando que os trabalhadores inalem qualquer tipo de poluente ou algo do tipo.

Segurança e saúde dos trabalhadores

Um dos maiores benefícios da ventilação industrial para a sua indústria é o bem-estar dos funcionários, é de direito, um ambiente seguro e digno para os trabalhadores. Por isso, o uso de ventiladores industriais é a melhor pedida para a segurança e saúde dos trabalhadores.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp