Telhado elevado para circulação de ventilação natural

Sumário
ventilação natural em um prédio industrial

Será que a ventilação natural suprirá a sua necessidade? Quais os benefícios da ventilação industrial?

O vento está disponível para todos e a qualquer hora. Ele é renovável, gratuito, saudável e infinito.

O uso inteligente desse recurso, traz muitos benefícios tanto para a saúde quanto benefícios econômicos.

Esse interesse pela ventilação industrial tem crescido cada vez mais no meio industrial.

Atualmente, uma grande quantidade de edificações fabris basearam projetos internos visando a otimização do uso de ventilação natural. Esta pode ser uma alternativa à escolha de um sistema de ar condicionado, por exemplo.

Como funciona a ventilação natural?

A ventilação natural utiliza as forças do vento e da diferença de densidade entre o ar quente no interior da empresa e o mais frio no exterior.

ventilação natural em um galpão industrial
Ventilação natural em um galpão industrial

Uma indústria ou um galpão que planeja fazer o uso da ventilação natural nos telhados deve levar em conta alguns critérios.

Por exemplo: O ar que entra deve ser o suficiente para promover ar fresco em todo o espaço. Isso garantirá um ambiente confortável e saudável.

No verão o ar que entrar terá que ser suficiente para remover as altas temperaturas e manter o conforto térmico adequado.

É claro que essa troca de ar no verão é diferente que no inverno. Mas tudo isso a empresa que deseja ter a ventilação natural deve levar em conta.

O fluxo de ar externo deve ser igualmente distribuído pela área construída, de forma a evitar áreas com pouco ou muito resfriamento, e para garantir uma qualidade de ar satisfatória no ambiente como um todo.

Agora vamos ver os benefícios que a ventilação natural proporciona.

Benefícios da ventilação natural

Como já foi citado, a ventilação natural é uma técnica sustentável para o conforto térmico.

Além disso, em locais com pouca ou nenhuma ventilação natural, tendemos a nos sentir em situação de “mal-estar”. A sensação de estar em um local “fechado” e “abafado” não é nada agradável ao ser humano.

Entre esses aspectos podemos citar que a ventilação natural traz mais 3 benefícios, como:

  • Melhora a qualidade do ar
  • reduz o consumo energético
  • contribui para uma boa saúde

Além desses aspectos, a ventilação natural é uma estratégia da arquitetura bioclimática. Esse processo retira e fornece o ar de um espaço externo para o interno de forma natural.

Essa troca de ar aumenta a qualidade do ar de dentro do ambiente e torna o ambiente saudável e confortável. E reduz o consumo de energia elétrica e diminui o uso de aparelhos elétricos.

Essa troca de ar constante também é responsável pela retirada de toxinas e também elimina o ar quente. Esse processo diminui a proliferação de doenças, fungos, mofo e bactérias ao retirar parte da umidade no interior do local.

A importância da ventilação natural para a saúde

Passar horas no interior de locais de trabalho fechados pode fazer mal à saúde e reduzir de maneira significativa a produtividade na empresa, acarretando prejuízos financeiros para a empresa.

É neste momento que a ventilação natural controlada tem um papel importante no controle dos níveis de poluição no interior de edifícios.

Para a saúde, os problemas relacionados com a má circulação do ar causam diversos problemas. Dentre os principais podemos citar:

– Problemas respiratórios;     

– Alergias e irritabilidade da pele

– Propagação de doenças transmissíveis pelo ar, como gripe e resfriados;

Depois de analisar todos esses pontos, o que acha de investir em um telhado elevado para a ventilação natural?

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo. Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem também irá gostar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp