00 0000 0000
0
  • X
  • X
  • X
  • X
  • X

Ventilação geral

Sumário
ilustração ventilação geral

O que você sabe sobre ventilação geral? Quais equipamentos estão envolvidos? Neste artigo vamos ver um pouco sobre esse assunto, fique até o final.

A ventilação geral é composta por 3 subcategorias, sendo elas: ventilação mecânica e natural, ventilação para conforto térmico e ventilação diluidora.

Nós vamos abordar essas 3 subcategorias neste artigo e entender como funciona cada uma delas. Então vamos começar com a primeira.

Ventilação mecânica e natural

Primeiro vamos começar falando da ventilação natural. É o fluxo intencional de ar externo para dentro do ambiente, por meio de aberturas como venezianas, janelas e portas.

Na ventilação natural não é necessário energia, já que seu conceito de funcionamento está totalmente ligado a fenômenos naturais, como vento, umidade, sol, etc.

Entre as vantagens da ventilação natural estão a economia de energia e a redução de emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente.

Agora a ventilação mecânica envolve equipamentos como: exaustores, insufladores e climatizadores.

Aqui no nosso blog temos alguns artigos que abordam cada um desses equipamentos. Mas aqui também vou fazer um resumo de cada um deles pra você poder entender como funciona.

Exaustores

O exaustor promove a remoção do ar quente do ambiente. Como o ar quente é mais leve e, portanto, se concentra na região superior do ambiente. O que o exaustor faz é deslocar esse ar quente para fora do ambiente.

É claro que os exaustores podem ser combinados com outros equipamentos como: climatizadores e insufladores. O tipo, tamanho e preço dos exaustores também variam.

Insufladores

Os insufladores são equipamentos que atuam em conjunto com exaustores de ar ou sozinhos no ambiente.

Além de promoverem a dissipação de substâncias tóxicas, asfixiantes e inflamáveis na atmosfera, o insuflador realiza a renovação do ar no interior do galpão, proporcionando maior conforto térmico.

Enquanto o insuflador capta o ar de um ambiente externo e o direciona, por meio de dutos, para dentro do galpão para assegurar níveis aceitáveis de ar fresco no ambiente, o exaustor faz o trabalho inverso, captando o ar de dentro e jogando-o para a área aberta.

Lanternim Air Lux

O funcionamento do lanternim é com base nas diferenças de temperatura e densidade do ar, que compõem os efeitos chaminé e Venturi, fazendo com que o ar frio fique mais denso e tende a descer, por ser mais pesado.

O ar quente se expande e torna menos denso, fazendo assim a renovação do ar, cumprindo sua etapa de exaustão de poeira e outras partículas, proporcionando qualidade de ar aos funcionários.

Vamos agora para outra subcategoria.

Ventilação para conforto térmico

Busca proporcionar um ambiente com temperatura adequada para trabalho dos colaboradores utilizando os equipamentos citados acima.

Quando falamos de conforto térmico, o objetivo são as medidas e ações que fazem o indivíduo se sentir satisfeito no local em que está inserido.

Todos nós ficamos em locais fechados – seja em casa, no trabalho ou em ambientes de aprendizado. Por isso, é tão importante pensar em espaços que possam oferecer a temperatura adequada.

É preciso levar em consideração que a ausência desse tipo de comodidade é capaz de alterar a produtividade, o bem-estar físico e emocional e até mesmo a saúde. Isso porque muitos colaboradores podem apresentar sintomas de doenças respiratórias ou até mesmo quadros de mal-estar na ausência de conforto térmico.

Agora vamos ver a última subcategoria.

A ventilação diluidora

Busca diluir o ar contaminado dentro do ambiente através da inserção/injeção do ar utilizando os insufladores industriais, após esse processo, o ar diluído fica mais fácil para ser removido através dos exaustores industriais.

Tem como objetivo rebaixar a concentração de contaminantes ambientais a níveis aceitáveis mediante a introdução de grandes volumes diluídos de ar.

Não se recomenda o uso da ventilação diluidora nos casos em que o contaminante é dispersado próximo à zona respiratória do trabalhador, pois seu efeito é nulo do ponto de vista da higiene industrial.

Conclusão

Como vocês puderam observar, a ventilação geral envolve alguns equipamentos. No nosso blog tem alguns artigos só falando sobre esses equipamentos e os detalhes deles. Fique à vontade para acessar.

Converse com algum especialista da TECVENT®. O que achou do conteúdo? Diz pra nós nos comentários.