A ventilação industrial consiste em sistemas mecânicos de renovação do ar interno de prédios e galpões industriais. Remover e expelir o ar contaminado e trazer para o ambiente ar fresco, limpo e se possível filtrado, melhorando as condições de trabalho.
No ambiente de trabalho, a ventilação industrial faz o controle de contaminantes e partículas nocivas presentes no ar, resultado dos processos produtivos aplicados no local. Os elementos contaminantes mais comuns são: fumaça, poeira, vapor e qualquer tipo de partículas que possam acumular no sistema respiratório humano causando doenças e danos permanentes a curto ou longo prazo.
A ventilação industrial contribui de maneira eficiente para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e seguro, não importando o segmento da indústria. Os benefícios da aplicação correta dos sistemas de ventilação industrial são percebidos quase que imediatamente após o início do funcionamento:
- Mais conforto térmico;
- Trabalhadores mais motivados;
- Diminuição da taxa de abstenção;
- Aumento da produtividade;
- Diminuição dos custos.
Sistemas de Ventilação industrial
Os sistemas de ventilação industrial são construídos para remover o ar a uma velocidade e quantidade específicas para o local. Apesar de todos os sistemas de ventilação industrial seguirem o mesmo princípio básico, cada projeto é desenvolvido para as necessidades específicas de cada local como:
- Tamanho do local (m²);
- Altura do teto;
- Tipo de telhado (estrutura);
- Tipo de telha;
- Processo produtivo atuante no local;
- Tipos de contaminantes presentes no ar;
- Quantidade de pessoas que trabalham no local.
Através do estudo das variáveis acima, pode-se determinar a quantidade de ar (m³) a ser removida e os tipos de equipamentos a serem instalados.
Sistemas de ventilação industrial assim como todos os equipamentos em uma indústria necessitam de revisões e manutenção periódicas; no planejamento dos sistemas de ventilação deve ser considerado a longevidade dos equipamentos.
Diferentes sistemas produtivos exigem programas específicos de reparos e trocas de componentes; levando-se em consideração corrosão por produtos químicos ou mesmo bloqueio mecânico do sistema pelo acúmulo de partículas ou pó.
No desenvolvimento do projeto ou na manutenção procure sempre uma empresa com experiência e competência no gerenciamento dos sistemas de ventilação industrial.