A saída de ar natural contribui para o deslocamento de ar através do edifício industrial, o ar entra pelas portas e janelas e é direcionado para cima. Projetos de Arquitetura Industrial preveem como quesito obrigatório o fluxo natural de ar no edifício para que o conforto térmico seja mantido durante o horário de trabalho.
Durante o dia o edifício recebe a incidência de luz do sol, se não há no local um sistema de saída de ar natural ou de ventilação industrial o ambiente acaba acumulando ar contaminado com detritos sólidos (particulado), poluentes e ar quente; dificultando a permanência no local.
Essas condições vão diretamente contra a produção na indústria. Trabalhadores e operadores de maquinas deixam de produzir devido ao desconforto causado pelo nível inadequado de oxigênio e pelo suor que não evapora devido a falta de deslocamento do ar.
Todo ambiente habitado por pessoas necessita de ventilação. Nossa respiração produz dióxido de carbono e carrega vírus e bactérias. Espaços deficientemente ventilados contribuem para o desconforto e podem tornar o ambiente intolerável.
Do ponto de vista industrial, a saída de ar natural traz mais vantagens do que o uso do equipamento eólico.
7 bons motivos para a instalação de saídas de ar natural e lanterins:
Iluminação Natural com filtro de raios ultravioleta;
O Lanternim Air Lux é uma saída de ar natural que conta com proteção de raios ultravioleta, seu domus reflete os raios UV e deixa passar apenas a luz natural branca evitando danos à saúde dos colaboradores que operarem abaixo do equipamento.
Economia de energia diminui o uso de lâmpadas para a iluminação do ambiente;
Através de seu domus translucido, o lanternim proporciona economia com iluminação natural branca, além disso, o equipamento é sustentável, não consumindo energia elétrica para realizar a exaustão do ar quente represado dentro do ambiente.
Alta resistência mecânica ao impacto;
As saídas de ar natural e os lanternins possuem em seu domus alta resistência a impacto a granizo e outras inferenciais que possam ocorrer.
Elevada resistência a corrosão
Os equipamentos possuem alta resistência a materiais corrosivos devido ao seu material de fabricação – PRFV (Polímero reforçado em fibra de vidro).
Vida útil acima de 30 anos
As saídas de ar natural e o Lanternim possuem vida útil acima de 30 anos, porém é necessário periodicamente realizar manutenções preventivas e a limpeza do equipamento, mantendo seu desempenho sempre nas melhores condições.
Facilidade de reinstalação em futuras instalações
O lanternim Air Lux pode ser realocado quando necessário em outros telhados devido a sua configuração de fabricação. A telha base do equipamento possuí perfil de telha único, ou seja, pode ser instalado na maioria dos telhados industriais, com exceção de telhados galvanizados, curvos e alto portantes.
Retirada de calor do ambiente causado pelo processo produtivo.
Através de sua maior abertura que os lanternins convencionais, o Lanternim Air Lux permite maior passagem de ar quente represado no ambiente que ficam localizado próximos ao telhado.
Principais problemas do exaustor eólico:
Manutenção dos rolamentos do exaustor eólico
Deformação nas aletas pela força radial e axial (alta rotação) e desprendimento do globo no eixo causando sua descida ao nível do telhado (rotação zero).
Deterioração das aletas do exaustor eólico
Pela fadiga do alumínio e desgaste dos rolamentos e mancais, alta emissão de ruído no interior do ambiente.
Fadiga do eixo de rotação do exaustor eólico
Em razão do globo estar fixado somente ao eixo do equipamento. Há fadiga e tombamento lateral ocasionado por ventos fortes, ocorrendo ocasionalmente riscos de acidentes (queda total).
Custo benefício de um lanternim em relação ao exaustor eólico:
A relação custo x benefício dos equipamentos TECVENT® é muito superior a dos equipamentos eólicos.
- A saída de ar natural e o lanternim funcionam sem motor elétrico, sem peças moveis e tem dupla funcionalidade: passagem de ar quente e iluminação natural do ambiente.
- E três vezes mais eficiente e sua durabilidade é incomparável a qualquer equipamento eólico;
- Devido a sua construção, o lanternim possui maior área livre de passagem do ar quente acumulado no telhado, aliviando a temperatura interna e melhorando as condições de ventilação naturalmente.
- Funcionamento constante, fazendo com que a renovação do ar seja permanente.
- Remove o ar quente sem a necessidade de força do vento, sem manutenção, sem consumir energia e sem produzir ruído.
- Equipamento totalmente construído em fibra de vidro e leve, não sobrecarrega o telhado, tendo grande durabilidade e resistência mecânica contra intempéries.
- Fácil instalação, bastando a retirada de uma telha, é adaptável a qualquer tipo de telhado, independente do perfil da telha.
- A eficiência de um lanternim ou saída de ar natural em área de passagem de ar equivale a 9,7 exaustores eólicos.