Ventilação Industrial Para Indústria De Alimentos

Sumário
ventilação industrial para indústria de alimentos

A Ventilação Industrial na indústria de alimentos garante que o setor de processamento trabalhe sempre com pressão positiva no ambiente. A pressão positiva previne que o ambiente interno sofra contaminação externa.

O que é Pressão Positiva?

A pressão positiva se dá da seguinte forma: a quantidade de ar que sai do ambiente através da exaustão deve ser menor do que a quantidade de ar que entra no ambiente, assim a pressão positiva é mantida.

Entretanto, o ar que que é injetado para dentro de fábricas de alimentos deve ser devidamente filtrado para evitar entrada de partículas ou contaminantes.

Equipamentos de Ventilação ideais para indústrias alimentícias

Empresas alimentícias precisam de um ambiente com sistema de ventilação que garanta o conforto térmico, a renovação do ar e a manutenção do ambiente livre de fungos, gases, fumaças, gordura e condensação de vapores, entre outros. 

A Vigilância Sanitária também determina que a circulação deve ser realizada com ar insuflado ou através de um sistema de exaustão.

Por ser uma indústria de alimentos, os equipamentos de ventilação devem conter algumas exigências necessárias para cuidado com os alimentos, como a filtragem do ar injetado.

Segundo o Art. 93 da Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013, indústrias alimentícias não podem utilizar os climatizadores de ar ou ventiladores com aspersão de neblina devido a proliferação de fungos.

Insufladores de Ar com Caixa Filtro

Insuflador de ar com caixa filtro octogonal
Insuflador de Ar com caixa filtro Octogonal

O insuflador de ar, também conhecido como injetores de ar, realiza a ventilação do ambiente através da captação do ar externo para dentro do ambiente, proporcionando conforto térmico, ventilação do ar e dispersão de contaminantes. 

As caixas filtros do sistema de ventilação são utilizadas para atender ambientes com classificação limpa, indústrias de alimentos e outras que necessitem de um controle do ar inserido.

Os filtros de ar são classificados de acordo com a Norma de Filtragem da NBR 16101:2012 da ABNT e da ASHRAE 52.2, possuindo classe de filtragem Grossos, Médios e Finos. Para saber qual o melhor meio de filtragem para sua empresa, converse com nosso consultor especialistas em filtros de ar. 

Os insufladores de ar possuem versão tanto para parede quanto para telhado.

Exaustores de Ar com Damper

exaustor damper axial tecvent
Exaustor de Ar com Damper

O exaustor de ar faz o processo inverso do insuflador. O exaustor de ar realiza a exaustão do ar, poluentes, fumaças, particulados, dentre outros. 

Para garantir a segurança de um setor alimentício, os exaustores de ar são acoplados com sistema de damper.

O damper sob pressão possui acionamento automático, quando o exaustor de ar está em funcionamento, o seu damper é aberto permitindo a passagem de ar quente e particulados.

Quando o equipamento é desligado, o damper fecha e impede a entrada de particulados, pequenos animais e entre outros, protegendo os produtos e alimentos de contaminação de externos.

Devido à pressão de saída do ar, os exaustores de ar impedem a entrada de poeiras e poluentes que sejam prejudiciais aos alimentos.

Os exaustores de ar possuem versão de telhado e de parede.

Manutenção do Sistema de Ventilação

Para manter um bom desempenho do sistema de ventilação e o controle de contaminação do ar, a Vigilância Sanitária determina que é necessário realizar periodicamente a manutenção preventiva e a corretiva nos equipamentos, deve checar:

  • saturação dos filtros de ar;
  • troca periódica dos filtros de ar
  • limpeza e higienização do equipamento; 
  • desempenho do equipamentos;
  • e muito mais. 

As manutenções devem ser feitas por especialista no assunto, conte com o TEC+ Manutenção, serviço 100% voltado para manutenção e restauração dos sistemas de ventilação industrial. Converse com nosso atendente e saiba mais.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp