Você sabe qual a diferença entre exaustor eólico e saída de ar natural?

Sumário

Qual desses equipamentos é o melhor para meu ambiente?

Primeiramente devemos entender que todos ambientes necessitam de circulação do ar natural, e os gestores nem sempre se atentam a essa necessidade.

Saiba que o calor excessivo e a baixa umidade do ar contribuem para problemas significativos tanto para seus colaboradores como para a saúde financeira do seu negócio.

Mas afinal de contas, onde entram os exaustores eólicos e as saídas de ar natural nessa historia?

Diferenças entre exautores eólicos e saídas de ar natural

É simples!

Ambos possuem como finalidade promover a exaustão do ar quente gerado o ambiente de maneira simples e sem consumo de energético, no entanto, como cada um deles executa essa ação é o diferencial.

Exaustores Eólicos

Os exaustores eólicos se utilizam da força do vento e da pressão entre o ar interno e o ar externo para eliminar a circulação do ar.

Como são projetados para dar escape ao ar quente utilizando o vento externo, a falta de vento pode ocasionar um problema para este equipamento e até transformá-lo em obstáculo.

Os exaustores eólicos possuem um globo composto de aletas e essas aletas precisam estar em constante movimento para que o equipamento execute a exaustão de ar, sem vento, este globo ficará parado e suas aletas, ao invés de facilitar, irão obstruir a passagem do ar quente, diminuindo a vazão de ar drasticamente.

exaustor eólico para comparativo de saídas de ar natural

Saídas de Ar Natural

As saídas de ar natural são aberturas no teto do ambiente estrategicamente analisadas, levando em conta o projeto arquitetônico e as condições de geração de calor, ar aquecido, fumaças e gases, visando uma condição perfeita de circulação o ar.

Diferente dos exaustores eólicos, as saídas de ar natural não dependem da velocidade do vento, elas são fixas e projetadas para fazer com que o ar saia com facilidade, além de possuir um domus translucido que é fabricado com materiais que refletem os raios ultravioletas, permitindo apenas a passagem da iluminação natural e obtendo economia energética.

air lux tecvent

Mas e ai, qual é o melhor?

Neste contexto, fica claro que as saídas de ar natural levam uma grande vantagem neste comparativo, estudo e planejamento exclusivo do ambiente para a implantação das saídas de ar natural, a não dependência de ventos fortes para seu funcionamento e sua confecção com materiais de alta durabilidade são um grande diferencial que garantem a superioridade desta solução.

Que tal ter a ajuda de quem é referência em sistemas de ventilação industrial e exaustão no Brasil?

A TECVENT® possui engenheiros altamente treinados e estudos de ambientes personalizados para todo e qualquer tipo de necessidade.

Consulte-nos, envie suas dúvidas e obtenha a melhor solução para seu ambiente!

Utilize o formulário abaixo e nos envie suas dúvidas e sugestões.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp