A combinação da Ventilação Industrial com Isolamento térmico impacta diretamente no bem estar e na saúde dos colaboradores. Está provado também que os edifícios e galpões industriais onde a temperatura interna e umidade são controlados melhora a produtividade e diminui o absenteísmo.
Isolamento térmico na Indústria
O isolamento térmico é a capacidade de um material de reduzir a passagem de temperaturas muito altas ou baixas para outro ambiente.
Instalações ou edifícios industriais ainda em construção devem levar em consideração os fatores preponderantes para garantir a qualidade do ar e o conforto térmico, alguns fatores que devem ser levados em consideração:
- Área construída – determina o volume de ar no ambiente e quais equipamentos serão usados;
- Densidade demográfica – é a quantidade de pessoas que circulam no ambiente diariamente;
- Processo produtivo – determina quais os poluentes ou partículas liberadas no ar, impacta também nos equipamentos;
- Maquinas e equipamentos que geram calor – influenciam no posicionamento e potência dos equipamentos de ventilação.
Adequação para a melhoria da qualidade do ar na Indústria
Quando há necessidade de adequação ou avaliação de uma área industrial na busca da melhoria da qualidade do ar; existem métodos de medição que ajudam as empresas no correto dimensionamento do projeto de ventilação industrial e dimensionar os esforços com sistemas de isolamento térmico de tubulações, teto e paredes.
O sistema de Isolamento Térmico Industrial aliada a Ventilação Industrial é recomendada para ambientes industriais com caldeira tubulação com material em alta temperatura ou maquinas que produzem calor no seu funcionamento.
A Consultora da Isoline do Brasil empresa especialista em Isolamento Térmico Industrial Ana Carolina Yumi, explica que o Isolamento térmico alem de contribuir para o conforto térmico do ambiente, colabora também para o uso sustentável da energia e a segurança do colaboradores.
” Um sistema térmico de caldeira por exemplo, exige que toda a caldeira seja revestida de isolamento térmico, bem como toda a extensão da sua tubulação. Desta maneira garante-se que a energia gerada (vapor) chegue sem perdas no local de uso, e ao mesmo tempo contribui para a segurança (queimaduras) e o conforto térmico do ambiente. Porém, a troca do ar do ambiente através do sistema de Ventilação Industrial é que complementa a atuação do sistema de Isolamento térmico. ”
Ana Carolina Yumi
Todo e qualquer investimento na indústria que vá causar impacto direto ou indireto na qualidade de vida do colaborador e consequentemente na produtividade, tem retorno do investimento garantido a curto prazo.