A importância do tratamento do ar no ambiente de trabalho

Vamos abordar neste artigo a importância do tratamento do ar nos locais de trabalho durante este período complicado de calor extremo e baixa umidade relativa que estamos enfrentando.
Sumário

Você notou que estamos vivenciando dias extremamente quentes e nem chegamos no verão ainda?

Conforme apurado pelo Climatempo, o mês de setembro de 2020 foi campeão no quesito de altas temperaturas, mas as notícias não terminam por aí, pois o mês de outubro promete continuar com o forte calor.

Sabendo que vamos enfrentar novas ondas de calor no mês de outubro, devemos tomar nota de que a baixa umidade do ar será uma certeza dia após dia.

A baixa umidade do ar é extremamente prejudicial à saúde e precisa de uma atenção especial das empresas, principalmente em escritórios, fábricas, indústrias e comércios, onde os trabalhadores permanecem em média por 40 horas semanais nestes ambientes.

Vamos abordar neste artigo a importância do tratamento do ar nestes locais durante este período complicado de calor extremo e baixa umidade relativa que estamos enfrentando.

A importância do tratamento do ar no ambiente de trabalho

Como noticiamos acima, a qualidade do ar no ambiente de trabalho é assunto para ser levado muito a sério, pois influencia diretamente na saúde das pessoas.

O calor excessivo e a baixa umidade do ar em ambientes fechados fazem com que os frequentadores passem a ter dores de cabeça, irritação, dores na garganta, fadiga e várias outras complicações.

Por essas e outras razões que os cuidados com a climatização e troca de ar em ambientes fechados devem ser prioridade, principalmente nestes dias de extremo calor e baixa umidade.

rendimento e produtividade

A contribuição do sistema de ventilação e climatização na qualidade do ar

O papel do sistema de ventilação e dos climatizadores é auxiliar no controle de temperatura, na umidificação do ar, no conforto térmico e na renovação do ar interno do ambiente.

Logo, adotar um sistema de ventilação ou climatização que propicie qualidade do ar e conforto térmico, através do tratamento dele é uma medida básica que as empresas devem tomar, visando a proteção e o bem-estar dos seus colaboradores.

Como encontrar a climatização ideal para meu ambiente?

Apesar de estarmos passando por uma temporada de altas temperaturas e baixa umidade, a busca por um ambiente climatizado e pelo conforto térmico é uma preocupação do ano inteiro.

Quando falamos de climatização, normalmente a primeira opção que vem em mente é o ar-condicionado, no entanto, este equipamento não é o ideal quando o assunto é saúde em locais fechados.

Existem outras opções e técnicas que oferecem ótimas soluções para combater o calor excessivo no ambiente.

Seja na indústria ou comércio, antes de apostar em condicionadores de ar consulte um especialista para saber qual o meio de climatização ideal para seu ambiente.

É possível climatizar um ambiente sem ar-condicionado?

Ao falar em climatização de ambientes, assim como descrevemos acima, a primeira coisa que vem na mente é a ideia de instalação de condicionadores de ar, certo?

Os condicionadores de ar são uma ótima pedida para a opção de redução de temperatura ambiente, porém, este equipamento trabalha com gases que podem fazer mal a saúde de pessoas que possuam problemas respiratórios.

Outro ponto negativo do ar-condicionado é que ele não executa a troca do ar.

Entenda que a climatização de ambientes é muito mais que o resfriamento local, inclusive, existem equipamentos que se forem implementados por especialistas serão mais sustentáveis e acessíveis, além de trazer benefícios comprovados para a saúde de todos.

Quais os benefícios de um ambiente climatizado?

Um ambiente corretamente climatizado traz conforto, tranquilidade e impacta diretamente na produtividade das pessoas que frequentam o ambiente.

Saiba que temperaturas acima dos 26°C causam desconforto por conta do calor excessivo e trazem complicações como, desidratação, exaustão física, câimbras entre outras.

O ideal é que a temperatura do local de trabalho esteja amena, ou seja, abaixo de 26°C, assim, esses problemas e desconfortos podem ser significativamente reduzidos e os frequentadores do ambiente estarão mais dispostos a produzir e fornecer serviços de alta qualidade.

Isso também serve para os clientes, pois todos gostam de estar em um ambiente com o clima fresco e agradável.

Por que pensar na troca de ar?

Ambientes fechados, com o ar saturado ou temperatura alta podem gerar uma série de problemas a saúde:

conforto térmico

A implementação de um sistema de climatização que execute a troca de ar do seu ambiente corretamente é um importante passo para a prevenção e cuidado da saúde e bem-estar das pessoas.

A falta de troca de ar por meio de um climatizador industrial ou sistema de ventilação pode ocasionar no acúmulo de contaminantes e poeira presentes no ar.

Isso gera impactos na rotina e no desempenho dos colaboradores, portanto, a troca de ar correta garante melhor produtividade e só traz benefícios a todo o processo.

Como funciona a taxa de renovação do ar?

A renovação do ar corresponde a troca total do volume de ar interno de um ambiente em um determinado período, e é expressa em trocas por hora.

Para se chegar na taxa correta para o seu ambiente, é preciso conhecer precisamente as suas dimensões, pois o número final é o resultado da vazão em metros cúbicos dividida pelo volume total do galpão.

A taxa de renovação do ar é o principal parâmetro que você deve levar em conta para definir que tipo de recurso irá implementar.

Quando o assunto for renovação do ar, climatização, sistemas de ventilação e aí por diante, conte com a TECVENT®.

Referência em sistemas de ventilação, exaustão e climatização, a TECVENT® possui especialistas prontos para sanar suas dúvidas e oferecer a melhor solução para o seu ambiente.

Não enfrente as altas temperaturas e a baixa umidade do ar sozinho!

especialistas em ventilação industrial

Estas situações trazem riscos a saúde e nada melhor que se obter a ajuda de especialistas no assunto.

Entre em contato e adeque seu ambiente.

TECVENT®, inovação em sistemas de ventilação e exaustão

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp