O que você não sabia sobre eficiência trazida pela ventilação industrial

Sumário

Manter o conforto térmico e as boas condições de ventilação industrial vai muito além do que simplesmente cumprir a legislação brasileira e as normas de segurança que regem o setor. Se preocupar com esse tema pode ser importante para melhorar o desempenho dos seus funcionários, aumentando a eficiência e a produtividade.

Segundo Alan Vrtovsek um bom sistema de ventilação “vai além de um simples projeto. Deve ser capas de proteger os processos industriais, preservar a qualidade dos produtos e garantir o conforto térmico das pessoas”.

Apesar de existirem vários estudos que relacionam a alta temperatura, a falta de ventilação e as condições ruins nos ambientes fabris com o aumento dos erros e dos acidentes de trabalho, muitos gestores ainda não se atentam a essas questões e podem acabar comprometendo seus resultados e também a segurança dos seus trabalhadores.

Se você tem sofrido com problemas como estes, continue a leitura e entenda de que forma a ventilação industrial poderá lhe ajudar a aumentar a eficiência, a produtividade e a segurança na sua indústria.

Conforto térmico, produtividade e eficiência: qual a relação entre eles?

Providenciar e se preocupar com o conforto térmico não é algo opcional para o empregador. O tema é tão importante que está até mesmo descrito na legislação trabalhista brasileira. De acordo com o Artigo 176 da CLT, por exemplo, os locais de trabalho devem ter ventilação natural compatível com o serviço realizado.

Se essa norma não for possível de ser cumprida, a empresa deverá oferecer obrigatoriamente ventilação artificial. O Artigo 178 também aborda sobre o tema, bem como a norma regulamentadora 17, que define a temperatura efetiva entre 20ºC e 23ºC nos ambientes onde são executadas tarefas de cunho intelectual. A umidade relativa nunca deve ser inferior a 40%.

trabalhador necessitando de conforto térmico na ventilação industrial

Mas, porque a ventilação industrial está ligada a todas essas normas e leis? 

Porque quando o conforto térmico e as condições mínimas de ventilação e de umidade do ar não são pensadas, os riscos de acidente aumentam, bem como as chances de mal-estar e até de doenças. O calor em excesso, por exemplo, um fator importante na maioria dos estados brasileiros, pode gerar muito mais do que apenas desconforto, sendo responsável por aumentar a irritabilidade, a sudorese e até a desatenção.

Um estudo da NASA comprovou que a produtividade e a tomada de decisões ficam comprometidas quando o trabalhador se encontra em um ambiente com temperaturas elevadas. De acordo com esses estudos, quando a temperatura na indústria chega a 34ºC, os funcionários têm chances de renderem 39% menos e 700% mais chances de tomarem más decisões.

Mas não é só isso. O aumento da umidade também pode ser prejudicial – sendo responsável por reduzir em até 10% a capacidade de trabalho durante os dias úmidos de verão de acordo com um estudo realizado pela revista Natural Climate Change.

Quando a temperatura aumenta, alguns problemas passam a ocorrer no nosso corpo, como a queda da pressão arterial, que leva a um abatimento e uma sensação de cansaço, além, é claro, da desidratação – que em níveis críticos pode comprometer gravemente a saúde do seu trabalhador.

Outro problema grave é o aumento da irritabilidade, algo natural quando estamos expostos a um ambiente desagradável e excessivamente quente. Esse sentimento pode prejudicar o relacionamento entre as suas equipes, levando a desentendimentos, brigas e dificuldades de trabalhar em conjunto – algo que pode ser crucial para o comprometimento das suas atividades e até para o aumento dos acidentes de trabalho.

Dessa forma, pensar em maneiras de melhorar o conforto térmico na sua indústria pode ajudar a sua empresa a ter vários ganhos, como:

  • Aumento da produtividade e da eficiência;
  • Redução dos erros e retrabalhos;
  • Melhora na segurança do seu chão de fábrica;
  • Funcionários mais satisfeitos com a empresa;
  • Aumento da qualidade dos trabalhos realizados pelas suas equipes;
  • Redução do turn-over, dos afastamentos médicos e dos problemas de saúde entre os seus funcionários.

Como a ventilação industrial pode me ajudar a melhorar o conforto térmico na minha empresa?

Como você pode notar, monitorar a temperatura dentro das instalações da sua indústria é algo essencial para garantir que todos os seus funcionários terão um ambiente de trabalho adequado para a realização das suas funções.

Porém, infelizmente, muitos galpões e construções industriais não são planejadas adequadamente para determinadas atividades, o que pode acabar influenciando negativamente no conforto térmico, elevando a temperatura do ambiente e trazendo outros problemas graves, como o acúmulo de poeira, de partículas da produção e a redução ou o aumento drástico da umidade relativa do ar.

Nesses casos, a ventilação industrial pode lhe ajudar. Existem algumas soluções importantes que podem resolver vários tipos de problemas e serem mais ou menos indicados para a sua realidade. Veja alguns.

Climatizador evaporativo industrial – ventilação industrial

climatizador evaporativo funcionamento

Se o problema na sua indústria são as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar, o climatizador evaporativo pode ser uma ótima solução. Ele funciona através do processo de resfriamento do ar em suas colmeias evaporativas, auxiliando na redução da temperatura do ambiente.

Esse equipamento de ventilação industrial possui ótimos resultados até mesmo nos dias mais quentes de verão, quando a necessidade de resfriamento é ainda maior.

Além disso, ele é um equipamento econômico, já que consome menos energia que o ar condicionado, por exemplo, sendo uma ótima solução para indústrias com grandes áreas e necessidades de resfriamento.

O climatizador evaporativo também garante a renovação do ar, proporcionando ventilação constante que auxiliam na saúde e o bem-estar dos seus funcionários.

Insufladores Axiais

Insuflador industrial axial tecvent

Este equipamento de ventilação industrial garante uma rápida renovação do ar, ajudando a diluir o ar quente. Esse insuflador é usado para a redução da temperatura amenizando o calor, captando ar fresco acima do telhado e insuflando o mesmo no ambiente industrial.

Para isso, são usados mecanismos motores e hélices capazes de direcionar o fluxo de ar renovado para dentro da indústria, melhorando o conforto térmico dos trabalhadores.

Exaustor Industrial

Exaustor de telhado com domus

O exaustor industrial é um equipamento de ventilação industrial usado retirar grandes massas de ar quente, particulados, fumaças e odores. Sua utilização é bastante comum em estufas, fornos, caldeiras e outros que irradiam calor.

Além de melhorar a sensação térmica, o exaustor ainda garante a retirada de resíduos como a fumaça e a poeira direto da fonte de emissão. Ele pode ser instalado tanto na parede, como no telhado.

Saída de ar natural

Funcionamento Air Lux saída de ar natural tecvent

Para que a ventilação industrial seja bem-feita é necessário que existam entradas e saídas suficientes e projetadas de modo a garantirem uma perfeita circulação do ar. E é justamente isso que as saídas de ar oferecem, promovendo a retirada de odores, poeiras e fumaça, além de oferecer uma ventilação adequada – reduzindo a sensação de calor dos funcionários.

Essas saídas ficam localizadas no telhado das indústrias e são projetadas considerando as condições específicas do ambiente e também o tipo de produção realizada no local.

Como você pode notar, existem muitos sistemas de ventilação industrial que podem ajudar você a oferecer mais conforto térmico e bem-estar aos seus funcionários, cumprindo a lei e a ainda trazendo resultados mais expressivos para o seu negócio.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp