00 0000 0000
0
  • X
  • X
  • X
  • X
  • X

Quais os impactos dos filtros de ar no meu ambiente?

Entenda como os filtros de ar podem ajudar você a ter maior qualidade, saúde e produtividade no seu ambiente.
Sumário

Sabemos que os filtros possuem grande importância na ventilação industrial por conta de sua função de realizar a filtragem do ar, mas você sabia que os filtros também podem impactar na produtividade ou até mesmo na saúde de quem consome seus produtos/serviços?

São vários os benefícios que os filtros devidamente dimensionados podem vir a trazer para o seu ambiente, continue a leitura deste artigo e entenda como eles podem ajudar você a ter maior qualidade, saúde e produtividade.

Qual a importância dos filtros do sistema de ventilação?

Dentro dos sistemas de ventilação, os filtros possuem a responsabilidade de auxiliar na retenção de partículas presentes no ar dos ambientes, impactando diretamente na saúde e bem-estar das pessoas.

Existem vários tipos de filtros de ar, e todos possuem grande importância na indústria, eles garantem a qualidade dos equipamentos e dos produtos, além de preservar a saúde e bem-estar de todos trabalhadores presentes no local.

Riscos do uso indevido de filtros

Os processos industriais, as pessoas envolvidas e os produtos manipulados…

Todos necessitam de um ambiente livre de possíveis contaminantes para funcionar em segurança, mas você sabe o que pode acontecer se estiver utilizando filtros incorretos ou até não os estar utilizando?

1º) Ar contaminado

Um ambiente com o ar contaminado, além de prejuízos financeiros como a perda de lotes de produtos e até prejuízos legais, pode trazer riscos sérios a saúde de todos que frequentam o ambiente.

O controle da poluição do ar nos ambientes industriais, reduz o grau de insalubridade e protege os funcionários, prevenindo doenças como alergias, gripes e resfriados.

2º) A saúde de terceiros

Se você é do segmento alimentício, por exemplo, a não utilização de filtros corretos no seu sistema de ventilação pode impactar na saúde do seu consumidor final.

Não só o segmento alimentício está dentro deste problema, indústrias farmacêuticas, hospitalares, frigoríficos, entre várias outras também se encaixam neste assunto.

É crucial que você trate de maneira séria a utilização de filtros em seu sistema de ventilação pois o tratamento do ar é uma forma estendida de proteção a todos, inclusive seus próprios clientes.

3º) Questões ambientais

Outro assunto que é fundamental e que também é de responsabilidade das empresas é o tratamento do ar para fins de descarte.

O ar das indústrias é carregado de gases, odores e resíduos tóxicos que ficam em suspensão, logo, é papel das industriais realizarem a filtragem do ar pós produção, para só depois devolvê-lo a atmosfera.

Isso é uma maneira de reduzir o impacto ambiental dos processos industriais, além de agir em conformidade com as leis vigentes de proteção ao meio ambiente.

4º) Produtividade

Locais com melhor qualidade do ar onde os filtros estão devidamente dimensionados, proporcionam um ambiente mais confortável para os funcionários, que por sua vez aumentam a produtividade.

Aumentar a produtividade é também uma economia, já que produzindo mais, os funcionários rendem maiores resultados para a empresa, sem maiores custos por isso.

Principais tipos de filtros

Cada processo em particular, tem por característica a geração de um tipo de resíduo, logo, existe um tipo de filtro para cada processo, veja abaixo os principais tipos e qual a principal função de cada um deles.

Filtros grossos e médios

Eles realizam a captura de grandes partículas e ajudam a realizar a primeira etapa do processo de filtragem do ar.

Filtros de carvão ativado

Realizam a manutenção de gases e odores, absorvendo odores corporais, odores de cozinhas, fumaças e realizam a renovação de ar externo com gases prejudiciais.

Filtros finos

São aptos a captar partículas menores e até mesmo são utilizados em duplo estágio de filtragem, quando utilizado em filtragem de triplo estágio atua como pré-filtro dos filtros absolutos.

Filtros Hepa

São os chamados filtros absolutos, pois são capazes de reter micro partículas de até 0,3 µm, alcançando uma filtragem com percentual de eficiência de até 99,995%.

A importância da manutenção preventiva

Filtros saturados e mal dimensionados, ao invés de colaborar com a manutenção da saúde e bem-estar no ambiente, acabam contribuindo de maneira totalmente contrária.

Se atente a manutenção preventiva dos filtros e procure ter um sistema de troca programa.

Pois, como bem vimos no decorrer deste artigo, os filtros possuem influência direta no bem-estar das pessoas presentes no ambiente, na eficiência e no gasto energético dos equipamentos.

Busque sempre a qualidade

Sempre tenha em mente que a troca periódica dos filtros deve estar relacionada ao custo total da operação, analisando todos os custos diretos e indiretos do sistema de ventilação.

Analisar somente o valor dos filtros pode gerar inúmeras horas de desperdício de equipe de manutenção, pois nem sempre o filtro de baixo custo resolverá seus problemas.

Entenda que os filtros de má qualidade podem comprometer a proteção dos processos, equipamentos e principalmente pessoas, busque sempre optar por qualidade e assim você terá um menor número de paradas da manutenção, redução do consumo de filtros e maior proteção do sistema.

Precisa de ajuda para saber qual o filtro ideal para o seu ambiente?

Entre com contato com a TECVENT®!

Só a TECVENT® possuí um programa exclusivo pensado para você que deseja eliminar as preocupações com seus filtros, com total segurança e comodidade.

Deixe essa preocupação conosco e foque no que realmente importa!

Entre em contato e saiba mais a respeito!

TECVENT®, Inovação em sistemas de ventilação